Foto do professor Raul Schwinden.

Nosso galã-mor, o professor Raul Schwinden.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Foto do professor Raul Schwinden.

  1. Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini disse:

    Que saudade!!!!! Sou da Turma de 1964 e vendo o Prof. Raul, me lembrei das aulas de Latim com o Prof. Mário Biral. Quem se lembra?

  2. Shiyozo Tokutake disse:

    Quero parabenizar a escritora Wilma Legris por ter tido a feliz idéia de escrever e documentar uma época, registrar algumas fotogramas históricas do meu saudoso São Paulo. Que bom ter lembrado do Professor Raul Schwinden. Sem mais delongas, congratulações a todos os alunos da Caetano de Campos.
    Shiyozo Tokutake.

  3. Cara Wilma,
    Ao tomar contato com sua obra, via Folha, acabei chegando ao seu blog e fiz uma bela volta ao passado…
    Pelo que entendi, você está pensando em editar um novo livro com depoimentos de outros caetanistas que, graças à repercussão do seu livro, estão lhe enviando textos e mensagens com suas lembranças.
    Se assim for, gostaria de ser avisado, pois, sendo jornalista e sociólogo, poderia dar-lhe um belo depoimento.
    Só como aperitivo, veja se não é delicioso:
    Fui aluno do Caetano bem pequenininho (vou ter que remexer meus baús, pois tenho péssima memória para datas; achando fotos etc. lhe envio) e fiquei pouco tempo (também não sei quanto). O interessante é que nos tempos da ditadura, ao participar de uma das tantas manifestações contra o regime, joguei pedras contra os vidros da já então Secretaria de Educação. Passados outros tantos anos (???), já no Governo Democrático do nosso saudoso Franco Montoro, fui nomeado Oficial de Gabinete do Secretário de Educação Paulo de Tarso Santos, provavelmente na mesma sala cujo vidro eu quebrara.
    Três tempos, três situações, que só confirmam o célebre dito de Ortega y Gasset: “Eu sou eu e minhas circunstâncias”.
    Se quiser que eu produza um texto mais alentado para possível uso em seu futuro livro, ou mesmo para mera publicação aqui no seu blog, basta me responder para o email que preenchi acima.
    Abraço,
    ÁLVARO JUNQUEIRA DE ARANTES FILHO
    Consultor-Geral do Gabinete do Governador de Santa Catarina

  4. José Luiz Domingues disse:

    Prezada Wilma,
    Parabéns pela iniciativa do livro e pelo blog.

    Fui aluno do IECC entre 1964 e 1976. Faço parte de um grupo bem significativo de colegas daquela época, que se reúne frequentemente em SP e também cultiva as boas memórias dos tempos e histórias passadas no “Caetano”.

    Tenho meu diploma do prímário assinado pela Dona Corintha Acyoli. Na minha memória também estão o Prof. Cardim, as “normalistas”, bibliotecas interessantes, os pianos e órgãos das aulas de música, junto com outros órgãos (humanos ou não) de uma coleção tenebrosa das aulas de biologia, mantidos em vidros com formol.

    Um dos nossos colegas leu a notícia hoje no Estadão sobre o lançamento do livro e nos repassou. Tentarei avisar ao grupo e saber se há alguém com disponibilidade para estar com vocês hoje.

    Temos muitas histórias partilhadas que foram revistas e muitas interfaces desenvolvidas a respeito do “Caetano”. Cada ex aluno, com sua formação acadêmica e sua própria leitura sobre a passagem por aquela Escola, desenvolveu características próprias, mas com traços marcantes e comuns a todos os colegas da “velha escola da Praça”.

    Espero podermos manter contato.
    Abraços e boa reunião a todos.

    J.L. Domingues.

  5. Sérgio de Siqueira Campos disse:

    Wilma, parabéns pela inciativa! Somente soube do lançamento agora a noite de 6/12/2010 ao ler o Estadão!
    Fui aluno no período da manhã do curso primário de 1954 à 1959! Tenho uma foto, se quiser enviarei para arquivos!
    Farei contato para adquirir dois exemplares!
    Abraços, Sérgio
    Sérgio

  6. Maria Idalina Ramos Nascimento disse:

    Realmente o nosso professor Raul Schwinden jamaisseráesquecido pelas suas famosas “copiacilinas” graças a elas sempre procuramos aprimorar mais e mais o nosso português,ele foi e será sempre o nosso grande e saudoso mestre.Minha turma :início no Jardim da Infância em 1949 creio que iniciei o ginásio em 1954 ou 1955, algúem lembra das professorores:D.Lilian,Dinorá (primário),Biral,Ernestina,Jair(ginásio)?Saudade …e o sino nas horas da entrada,lanche e saída?

  7. vanda maria marques de castro disse:

    Wilma… o nosso grande galã professor Raul!!! Muita saudade. A foto não está lá essas coisas… ele tinha uma certa malícia conquistadora naqueles olhos verdes. Ontem conversando com a Maria Lúcia França, vi que ela tem o jornal do professor de 1958 e muitas fotos e cauuuusos, portanto prepare-se, pois pelos meninos enturmados que estão aparecendo como o Arthur e o Álvaro acho que a centelha caetanista foi acessa e todos estão dispostos a mergulhar no passado e de lá tirar lindas memórias. Gostaria de uma cópia daquele jornal do Raul. Minha querida avise quando o livro estiver nas livrarias… estou pensando em presentear também. Beijinho, Vanda.

  8. maria idalina ramos nascimento disse:

    Realmente foi um grande mestre,aprendemos muito com ele.Voces lembram da copicelina?Eram mais ou menos 100 copias de algum erro cometido,seus ensinamentos jamais serão esquecidos.

Deixe um comentário

