PARTE DO ÁLBUM DE ELOÍSA MARIA ROCHA SALVATO

 

Nossa nova colaboradora mandou-nos estas fotos:

1949: 1° ano; classe da dona Maria Helena; caligrafia do papai sobre a foto..

Notar a maneira como o fotógrafo posicionou as crianças.

1950: 2° ano. Ao lado da professora.

1951: 3° ano. Miss Miss Vitamina encontra-se na segunda fileira e é a segunda à direita da imagem; classe de Dona Dalila.

1956: Terceira série do ginasial.; com a professora de geografia, Maria Luiza Mistrorigo, sempre escolhida para posar…ao lado da professora de inglês, Sylvia Galvão.

Falta o nome de uma  professora: quem a conhecer pode mo mandar que modificarei a matéria do blog para poder completar a legenda.

Vestida de azul e branco… Esta é uma foto da minha irmã e colegas do primeiro ano do Normal,  em 1950, passeando. Da esquerda para a direita, Lucy Ribeiro, Nilva França, Wanny Salgado Rocha (minha irmã mais velha, que faleceu em um acidente em 1970, sete meses depois do falecimento súbito do meu pai) Elcie Salzano, filha do ex governador Erlindo Salzano e padrinho da minha irmã, Ivany de Aguiar, Maria Helena Americano. Abaixo, saída do desfile em 1954. 

Para as comemorações oficiais do Quarto Centenário de São Paulo em 1954 as normalistas do IECC desfilaram pelo Vale do Anhangabaú , Avenida São João,  Praça Ramos de Azevedo e Praça do Patriarca, os pontos nobres da cidade antiga.

Quanto à Miss Vitamina, alcunha que a Eloísa recebeu do professor Raul que não sabia sobre as razões de sua robustez dinâmica e recente, lhe dedicarei um conto.

Abraços, wilma

23/02/11

Esse post foi publicado em Fotos, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

26 respostas para PARTE DO ÁLBUM DE ELOÍSA MARIA ROCHA SALVATO

  1. Eloísa Maria Rocha Salvato disse:

    A professora do primeiro ano era D. Maria Helena. Era tão maravilhosa que não usei cartilha, passei direto para o primeiro livro. Do segundo ano não me lembro o nome, mas ficou a recordação de declamar “Meus oito anos”, que decorei sozinha, porque meu irmão havia morrido e decretei, que era muito sofrimento para a minha mãe, que perdeu um filho de sete meses, antes do meu nascimento e não devia se preocupar comigo. Do terceiro ano era D.Dalila. Na foto do ginásio, além da Mistrorigo, está a Silvia Galvão, professora maravilhosa de ingles. Uns vinte anos depois encontrei com ela e ela afirmou, que nós caetanistas éramos uma elite. Aliás, a Mistrorigo fez na época, curso de inglês comigo, na União Cultural.

  2. wilma schiesari-legris disse:

    Obrigada, vou retificar as legendas do artigo.bjs, wilma

  3. José H. Manzano disse:

    Olá Eloísa (ou, quem sabe, Wilma),

    A última foto foi batida na praça Ramos, aparecendo à direita o Teatro Municipal cercado de tapumes e, ao fundo, a rua Xavier de Toledo e o prédio da Light. O fotógrafo deu as costas ao Hotel Esplanada, aquele que acabou se tornando sede do Grupo Votorantim.

    Já quanto à penúltima foto (aquela que mostra meia dúzia de normalistas passeando), sou incapaz de determinar o lugar. O letreiro que aparece instalado numa fachada (à direita de quem observa a foto) parece dizer “Monções”. Não é, por certo, o Edifício Monções, que fica para os lados da rua Sto Antônio e viaduto Jacareí, perto da Cultura Inglesa.

    Alguma de vocês seria capaz de situar onde foi tirada a foto? Não é difícil imaginar que tenha sido na Barão ou na 24 de maio. Será isso mesmo?

  4. wilma schiesari-legris disse:

    Acho que está “ficando quente”!
    Vamos esperar as outras respostas; abraços, wilma

  5. sergio bomfim disse:

    a foto certamente foi tirada na av. ipiranga pois a marquise ao fundo deve ser a do cine marabá

  6. vanda maria marques de castro disse:

    Lendo sobre a Miss Vitamina, lembrei-me que o prof. Raul gostava muito de colocar apelidos… chamava-me de “tanajura”, pois tinha um quadril avantajado e um busto muito pequeno. Devo dizer que por um lado não me agradava muito, mas por outro sentia orgulho porque ele me notava. Sinceramente, acho que se ele soubesse dos problemas psicológicos da “Miss”, não alteraria o apelido… afinal ele era um “deus” acima de qualquer fato e mandava o seu recado. No meu caso, o tal quadril permaneceu chamando a atenção durante minha vida toda. Fazer o quê? coisas da genética. Mesmo quando pesei 48 kilos, só ele sobrou.
    Wilma, as lembranças vão voltando aos poucos. É um efeito mágico. Abraço, Vanda.

  7. Ninguém é perfeito(a)!
    Vanda é melhor ser cigarra com corpo de formiga que formiga com corpo de cigarra!
    bjs, Vanda,
    da wilma

  8. Ana Maria Kruse Ribeiro Machado disse:

    Parabéns a Elô, minha querida amiga e Wilma, por podermos recordar nossa época tão maravilhosa, afinal Recordar é viver. Eu creio que a foto foi tirada na própria praça da República, no quarteirão entre a Barão de Itapetininga e a 24 de Maio. Abraços a todos vocês.

  9. Eloísa Maria Rocha Salvato disse:

    A Ana Maria era a minha melhor amiga. Durante os quatro anos do ginásio estávamos sempre juntas, pois ela morava próximo de casa. Na foto da terceira série, ela é a lourinha ao meu lado, como sempre. Continuamos a nos corresponder até hoje. Eloísa.

  10. Pingback: 94.892 visitas ao ieccmemorias.wordpress.com Muito obrigada! | Caetano de Campos

  11. natalia disse:

    eu estudo nessa escola mas eu nuca vi foto tao antigas como essas

    • Natalia: você não estuda no Instituto de Educação Caetano de Campos, mas na EE Caetano de Campos que apenas emprestou o nome do patrono, mas desmantalada nos anos 70, não seguiu nem com os mesmos professores, nem com suas peculiaridades pedagógicas.
      Procure ler a História fasciculada da nossa escola e veja o que havia nas salas de aula, quem eram os professores e o que faziam os alunos; nada a ver com o que se passa hoje em dia.
      Mando-lhe um grande abraço, wilma.
      PS: dona ELOÍSA MARIA ROCHA SALVATO é uma jovem senhora; os tempos mudaram!

  12. Eloísa Maria Rocha Salvato disse:

    Oi Natália, não sou tão jovem senhora, porque estou indo para os 72 anos. Tivemos o privilégio de estudar numa das melhores escolas de São Paulo e continuamos ter orgulho de ser caetanistas. Não só a Caetano foi desmantelada, mas todo o ensino público. Tive a tristeza de assistir isso durante a minha carreira no magistério, de 1967 a 1993, Continuo assistindo à derrocada e não me imagino mais numa sala de aula. Passamos pelos anos dourados, sofremos os anos de chumbo e assistimos há poucos anos, uma primavera democrática, que infelizmente se acabou. A nossa realidade é muito triste, mas não é muito pior que na maior parte do mundo e o verde esperança da nossa bandeira tem que ter guarida em nossos corações, para que mantenhamos o orgulho de sermos brasileiros.

  13. margarida pedroso peramezza disse:

    Gostaria de entrar em contato com Eloisa Maria Rocha Salvato , irmã de Wanny Salgado Rocha.

  14. margarida pedroso peramezza disse:

    Se puder me ajudar agradeço.

  15. GILBERTO AMÉRICO SANTOS disse:

    Boa Noite,
    Somos da escola EMEF Wanny Salgado Rocha, gostaríamos de entrar em contato com a Sra Eloísa Maria Rocha Salvato e família, para informações sobre informações da Professora Wanny, pode ser por e-mail ou telefone:
    Grato,

    (11)2280-4192 ou (11) 2280-0534
    e-mail: emefprofwany@prefeitura.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s