Nada como arquivar documentos.

Minha correspondente Lu Camargo não joga nada que preste; ontem mandou-nos alguns mimos recolhidos em passeios por jornais e revistas escapados do lixo, mais estas linhas:

“Outro dia, folhando uma revista “Veja SP”, de novembro de 2010, deparei com a mesma foto que aparece no “Jardim da Infância de IECC”, publicada em Memoria Paulistana, que lhe envio agora e aproveito para também mandar um recorte de jornal, infelizmente sem data, que tenho guardado há muitos anos, referente ao manifesto que os alunos fizeram ao afastamento do Prof.Raul da direção do IECC.
 

 
        VOLTAM ÁS AULAS OS ALUNOS DO
                 “CAETANO DE CAMPOS”
 
Anteontem, à tarde, no Instituto de Educação Caetano de Campos, presentes a maioria dos alunos desse estabelecimento de ensino, que haviam entrado em greve às primeiras horas da manhã de ontem, o prof.Raul Schwinden, afastado da direção da casa por suspensão imposta pelo secretário de Educação, dirigiu a palavra aos alunos, concitando-os a voltarem às aulas e a prestigiar a nova diretoria do IECC, anteontem mesmo empossada.
Após historiar os fatos que culminaram com a sua suspensão por oito dias, já de conhecimento público, e de justificar o pedido de demissão que dirigiu à Secretaria da Educação, do cargo que ocupava de superintendente do IECC, o prof.Raul Schwinden recebeu dos alunos comovente homenagem. Quase todos emocionados com as últimas palavras do professor, anunciando que deixava o cargo e que os alunos deveriam voltar às aulas e prestigiar o novo diretor, o prof.Orestes Rosolia. Agradeceu o antigo diretor a solidariedade de seus alunos e amigos ao deflagrarem uma greve  de protesto, lançando mão de todos os meios para reconduzir ao seu posto seu diretor. O próprio prof.Raul Schwinden resaltou aos alunos do “Caetano de Campos” que a autoridade da Secretaria da Educação tinha que ser mantida, e, portanto, a sua punição tinha que igualmente se efetuar.
A reportagem dos “Diários Associados” esteve às 7:30 horas de ontem no Instituto de Educação Caetano de Campos, constatando que os alunos em massa voltaram às aulas e tudo estava em ordem.Falando à reportagem o prof.Orestes Rosolia, novo diretor do estabelecimento, disse que tudo estava em ordem, que os alunos haviam voltado às aulas, concitados pelo próprio prof. Raul Schwiden, que continuaria como professor da casa e distinguido com toda a consideração pela nova diretotia da Escola.
 
Wilma, achei melhor transcrever o texto, pois me pareceu que não dá para ler.
Espero que tenha gostado e que ajude na sua coletânea de casos, histórias, notícias da nossa querida Caetano.
 
Abraços carinhosos
                        Lu Camargo”

27/02/11

Sugestões:

Tenho a impressão que o ocorrido deu-se em 1963; bastaria verificar nos jornais da época; observando a foto vemos que os alunos estão agasalhados e por isso podemos deduzir que tenha sido em maio ou junho, ou então agosto.

Outra pista seria a de perguntar ao Raulzinho nosso colega cujo pai estava envolvido naquele embroglio.

Ele deve ter TODOS os documentos e fotos da época num arquivo e a resposta na ponta da língua…

Abraços, wilma 28/02/11

Esse post foi publicado em Fotos, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Nada como arquivar documentos.

  1. J.C.Cardoso disse:

    Sou do Rio de Janeiro, meu nome é João Carlos Silva Cardoso, sou jornalista do Monitor Mercantil, mas, como morador da Ilha do Governador, mantenho “por fora” o fotolog Toponímia Insulana, com a definição dos nomes das ruas de onde moro, sejam biografias de homenageados, sejam definições de objetos, frutas, árvores ou animais que dão nome aos logradouros do local. A atualização é diária.
    O endereço é http://fotolog.terra.com.br/toponimiainsulana
    Não tenho publicidade, banner e nem me interessa ter. Não quero fazer disso fonte de renda. É puramente difusão da informação por difusão da informação; história pela história.
    Talvez os Srs. não saibam, mas há aqui na Ilha uma rua chamada Orestes Rosolia (pelo menos, os moradores seguem a placa que indica RoSÓlia”…)
    Está difícil encontrar biografia sobre ele (já até consegui bastante coisa, mesmo que com dificuldade), até porque estou tendo bastante critério na busca, já que a internet é um saco sem fundo, muitas vezes com informações erradas propositalmente ou por ignorância.
    Mas foto nenhuma. Por isso, recorri aqui.
    Dou os créditos e os agradecimentos, obviamente.

    Desde já, grato pela atenção.
    J.C.Cardoso

    • João Carlos; seria dificil um homônimo para Orestes Rosolia; se é quem penso, foi diretor temporário da nossa escola(anos 60), o Instituto de Educação Caetano de Campos.
      Escreva ao Centro de Referêcia da Educação Mário Covas(CRE M. Covas), de São Paulo, para obter a biografia do diretor que foi principalmente professor, creio que de História(anos 50 e 60).Procure a senhora Suely Ramos. Foto eu tenho, vou lhe mandar.
      Abraços e bom trabalho; wilma(s. legris)

  2. Antonio Jose Alves disse:

    Infelizmente O Raulzinho faleceu meses atras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s