Para quem dediquei o meu livro ?

O livro “Caetano de Campos: memórias de uma aluna bem(e mal) comportada”foi dedicado, in memoriam, à Senhora Noemi Du Val Penteado que conheci aos treze anos quando ela era a diretora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.
Poucos anos depois aquela senhorinha partiu da rua General Jardim para dirigir a Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade.
Imaginem que na sala de direção havia um poster de uma adolescente em cena interpretando o Bobo-do- Rei da peça Quero a Lua(Tatiana Belinky); era a minha foto!
Dona Noemi criou o Teatro Lúcia Lambertini quando dirigia a Biblioteca Infantil, incentivada pelo trabalho que Iacov Hillel, de 14 anos, fazia com a criançada.
Não sei se o poster a acompanhou quando ela se tornou Secretária da Cultura da Prefeitura de São Paulo porque eu nunca mais fui ao seu gabinete embora jamais tenha deixado de vê-la no seu apartamento da Alameda Barros ou em casa de meus tios.
Sei que o centro Cultural Vergueiro é lavra da sua mão.
Quanto ao Iacov Hillel, trata-se de um amigo-irmão que possuo até hoje e que graças ao seu talento e ao incentivo inicialde dona Noemi tornou-se um dos principais diretores de teatro da Capital paulista e carioca. Iacov já dirigiu o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Escola de Arte Dramática da USP, além de ter feito mais de 200 trabalhos teatrais, o que lhe rendeu um Molière no ano 2000.
Sei que o centro Cultural Vergueiro é lavra da sua mão.

Graças a essas duas pessoas pude ascender a uma cultura extra-escolar absolutamente compatível com o papel de aluna do I E Caetano de Campos e adquirir o gosto pela leitura, pela escrita, pelas artes em geral e o teatro em particular.
Outros ex-caetanistas fizeram parte do TIMOL-Teatro Infantil Monteiro Lobato, que primeiramente funcionou no Teatro Leopoldo Froes(rua General Jardim) que como memória deixou-nos apenas o árido terreno que se justapõe à BIML.

Foram aquelas pessoas que me abriram as portas do mundo! Obrigada!

E as outras?

Enumero por ordem alfabética e assim segem as fotos: Hewlayr Ferraz Hartley, Maria de Lourdes Le Brun de Vielmond, Maria Lúcia Catapreta Schiesari, e Nair Loschiavo, entre o Paulo e a minha tia, todas verdadeiras mães de substituição que me receberam de braços abertos nos seus respectivos lares e com quem aprendi o valor do que chamamos de grande amizade.

Essas deixaram-me entrar…

Quanto à lista de agradecimentos, o principal cabe ao meu irmão Paulo Schiesari Filho, ex-caetanista(1960-1973), braço direito desta maneta que vos escreve.(foto abaixo)

A foto do gabinete da Dona Noemi, encontra-se ao lado da foto do Iacov, no alto à direita.
Wilma
17/3/11

Esse post foi publicado em Quem sou eu?. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Para quem dediquei o meu livro ?

  1. Octaviano Galvão Neto disse:

    E as fotos, onde estão?

Deixe um comentário

