Antena Paulista mostra uma reportagem sobre a Caetano de Campos

http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/v/arquiteto-ramos-de-azevedo-completa-160-anos/1480743/#/Antena

A Globo de São Paulo possui um programa chamado Antena Paulista.

No dia 17 passado a reportagem principal coube ao IE Caetano de Campos, com a jornalista Sabina Samionato entrevistando algumas senhoras e depois a ex-aluna Denise, funcionária da Secretaria, que entrou no Jardim de Infância do IECC em 1966.

Alguns bemóis desqualificam a reportagem em questão pois a jornalista nem sequer procurou os documentos disponíveis na própria Secretaria da Educação onde o clip foi rodado.

Não podemos omitir que um Posto de Puericultura da Secretaria da Saúde ali funcionou em presença das normalistas que lá se formaram puericultoras.

Sabina ainda nos informa que o porão havia sediado os laboratórios de Física e de Química para tornar-se depois apenas um depósito de carteiras quebradas quando sabemos que ali o professor Casagrande guardava os instrumentos da fanfarra e que todo equipamento de ginástica olímpica se encontrava por lá.

Nos anos 50 e 60 o laboratório em questão funcionou numa das asas do segundo andar, do lado oposto onde havia o consultório do querido médico(e não dentista) – Dr. Neves, onde hoje se encontra a sala de projeção da Secretaria da Educação.

Era um verdadeiro anfiteatro destinado à dissecação de animais e dotado de todo material de física e de química necessário aos professores de Ciências (Biológica, Física e Química).

Em compensação, nada foi dito sobre as oficinas que funcionaram no porão durante a época em que o IECC era apenas a Escola Modelo; nem sobre a classe de crianças excepcionais que ficavam à margem da estrutura geral da escola e ali eram educadas nos anos 50 e 60.

Agora, o pior de tudo foi a “seleção” das opiniões colhidas ao acaso das senhorinhas que passavam por lá quando os cinegrafistas rodavam a reportagem e a inclusão de uma resposta espontânea da Denise que poderia ter sido cortada para que o espectador não deduzisse que faltassem professores de lógica e de português com a competência dos nossos na época dos estudos da ex-aluna!

Ai! Ai! Ai!

Melhor ligar a TV Cultura!

Abraços,

Wilma

29/04/11.

PS: Outros comentários poderão ser feitos no blog!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s