Queridos leitores:
Nada como receber um poema litorâneo quando estamos longe do mar.
Agradeço ao Igor pela espontaneidade do gesto; cada poema que ele mandar ao blog vai ter sua publicação sem tardar.
Bom dia outonal para aqueles que se encontram longe da primavera francesa.
Abraços matinais;
wilma
29/03/12.
P.S.: Qual deles/delas foi seu professor/sua professora de português?
( ) Felipe Jorge
( ) M. Biral
( ) Raul Schwinden
( ) Vilvanita Cardoso de Faria
( ) outro(a)
No ginásio, da primeira à quarta série, foi o professor Felipe Jorge, Wilma. A única pessoa que jamais vi improvisar frases em latim. Em latim!
No colegial, tivemos dona Vilvanita Cardoso, dona Manuelina Barros e uma outra senhora, vidrada em Olavo Bilac, cujo nome agora me escapa.
M. Biral e mais uma outra professora de quem me recordo a figura e de que tinha um “affair” com o prof. de Inglês, mas não o seu nome.
Profa. Vilvanita foi “a” minha professora de Portugu^es. Mas tamb’em tive aulas com o pragmatico Prof. Biral que depois do “vazamento” de que o Latim “nao era para nota” passou a ensinar Latim durante a metade da aula, e na outra metade complementava com Portugu^es e/ou literatura.
O nome da professora a que se referiu o Otaviano era Albertina. Certa feita nossa classe recebeu severa, mas apropriadamente fleugm’atica reprimenda do Prof Paiva por conta da algazarra que fizeram alguns colegas, ao se depararem com o casal nos id’ilicos jardins da Praca da Rep’ublica. Ser’a que aquele “affair” algum dia evoluiu para uma uniao anglo-portuguesa?
Mario Biral – professor de Latim , nos 4 ano do ginásio
Raul Schwinden – professor de Português nos 4 anos do ginásio
Grandes e saudosos professores.
Minha eterna gratidão por tudo que me ensinaram.
Português: Felipe Jorge e Vilvanita Cardoso de Faria. De Latim, o glorioso Mario Biral.
Prof. inigualável de Português ; Felipe Jorge….sempre escrevi bem graças a ele. Mário Biral : dava as provas de latim lendo o Estadão, mas fazia um furo nas páginas para cuidar dos alunos….malandro !! Inglês ; Prof. (era português…) Eurico Figueiredo. Grande alma. Francês : a “Boquinha” , a que amava a França. Geografia : Antonieta de Paula Souza : “você aí, menininho….”………não dava provas, mas tínhamos de copiar a matéria que ela ditava…e aí se aprendia…. .
…é verdade, Cláudio; hoje NOIS COME US PECHE!
Abraços, wilma.