Queridos leitores:
Uma das questões que o Professor Raphael Grise colocou à sua classe de normalistas, garotas de 16 anos ou 17 anos era para ser pensada sobre o travesseiro; ele nos disse o seguinte:
Como pôde o homem chegar a ser líder de um grupo?
Como nasceu a dominação?
Na aula seguinte o mistério foi desvendado, juntando-se os cacos das reflexões individuais e a adição filosófica daquele mestre.
Naquela época ele nos indicou seu livro mais recente, o Didática Minima, para bem embasar o teor de suas aulas.
Ele sempre nos dizia que para que uma criança se interesse a um livro, seja ele escolar ou não, o importante é que a obra apresente um corpo ficcional, um fio condutor ligado à imaginação de cada um, para manter o interesse do leitor sempre intacto; que os preceitos morais não deveriam vir como citações, mas dentro da mensagem que o autor deseja passar ao leitor.
Raphael Grisi nasceu em 1909 na cidade de Pirassununga e envolveu-se na Educação desde os seus 17 anos, tendo sido até os 16 anos aluno normalista na sua cidade natal.
Em 1934 ingressou na FFLCH da USP num curso envolvendo Filosofia, Sociologia e Psicologia.
Ingressou como professor concursado no I. E. Caetano de Campos, onde lecionou Didática, entre outras disciplinas, tendo sido livre-docente na USP e professor na Faculdade de Pedagogia do Mackenzie.
Criou e dirigiu a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto.
Também foi Secretário de Educação do governo capixaba.
Missões de sua vida:
a) anos 30 e 40: alfabetização(cartilha e livros infantis escritos: Lalau, Lili e o Lobo; Uma história e depois…outras.(1948)
b) Didática, deixando Pedagogia e Utopia(1952) e Didatica Mínima(1956)
c) Gestor Educacional implicado no ensino profissionalizante.
Faleceu em 1998.
(in Apresentando “Raphael Grisi contemporâneo: deixa ser cérebro e coração no universo da educação brasileira”- Bauru 2009; Andreia Maria Biondo e Eliana Biondo Magri)
|
|
Raphael Grisi
Foi meu professor de Pedagogia no 3* ano Normal, em 1962.
Lu Camargo
Rafael Grisi: tambem foi meu professor de pedagogia no curso normal do IECC – seus ensinos me marcaram, pois após uma aula bem explicativa sobre PEDAGOGIA, terminava a ula dizendo: ISSO AINDA NÃO É PEDAGOGIA…. ERA FABULOSO!!!!!
Didtica minima, mas nem tanto! Abraos, wilma