Sérgio Buarque de Holanda foi caetanista.

Queridos leitores:

Acabo de assistir ao filme Raízes do Brasil II, de autoria de Nelson Pereira dos Santos em parceria com as filhas de Sérgio Buarque de Holanda, onde quase todos os membros diretosda família, além de Memélia, sua esposa, aparecem situando esse grande intelectual brasileiro no panorama brasileiro e mundial do século XX.

Este tesouro etnográfico, usando os arquivos mais respeitados e variados, acrescenta nos créditos o Acervo Caetano de Campos e agradece ao CER M. Covas, de onde provém os documentos da época em que Buarque de Holanda frequentou a nossa escola.

Caetano de Campos deu-lhe apenas o ensino elementar, pois Sérgio Buarque de Holanda estudou em outras escolas da mesma estirpe que a nossa: o Jardim na escola americana Progresso Brasileiro, e depois de um primário caetanista seguiu para o colégio São Bento e o Arquidiocesiano.

Não podemos negar que as suas origens sociais, assim como o encontro com intelectuais da mais alta qualidade que a sua condição lhe permitiu, as viagens que fez e os encargos que llhe foram atribuídos, tudo acrescido da possibilidade de participação da elaboração do pensamento brasileiro moderno, fizeram daquele HOMEM uma refrência nacional e internacional para a compreensão do Brasil.

O filme, cujos direitos são reservados à família, encontra-se no Youtube; trata-se do Raizes do Brasil II, mais de acordo com o perfil do nosso blog que o I.

Não sei se tenho direito de colocá-lo aqui no blog sem a permissão dos autores e também não soube cortá-lo para deixar os 8 minutos iniciais que situam SBH no contexto de sua infância e adolescência; por isso esse documento ficará apenas até este fim-de-semana* no ieccmemorias.wordpress.com para que os leitores possam vê-lo.

Assistam porque vocês irão adorar!

Arquivos Caetano de Campos, CRE M. Covas

Abraços cinéticos;

wilma.

24/08/12.

AVISO  AOS LEITORES(do 27/08/12):

Se vocês não chegaram a ver o filme e contudo desejam vê-lo, por favor escrevam para o blog ou para w.legris@gmail.com e lhes enviarei pessoalmente os dados obtidos pelo Youtube para a visualização do mesmo.

Obrigada,

wilma.

Anúncios
Esse post foi publicado em outros documentos, Uncategorized, videos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s