Malhação e Malhação.

Malhação e Malhação.

Hoje se diz que malhação é o esforço que as pessoas fazem nas academias de ginástica para ficarem com um corpo perfeito; pode também ser nome de uma antiga novela ou o ato de malhar, golpear com o malho.

E, por acaso, não poderia ser o ato de escrever publicamente o que se pensa realmente sobre o que acontece no cenário nacional e internacional ?

Em 1902, a revista brasileira, O Malho, foi posta em circulação, fazendo circular o malho !

Para mim, no entanto, a malhação tem tudo a ver com a minha infância, passada em parte no bairro popular da Vila Pompéia, onde invarialvelmente o Judas era malhado no Sábado de Aleluia.

Sim, já escrevi sobre isso aqui no blog há um ou dois anos atrás e se somos aquilo que fomos na nossa infância, posso lhes dizer que continuo amedrontada com todas as violências que constituem a peste humana: então, deve ser colocado num poste, ridiculizado, torturado e carbonizado sem julgamento legal, mesmo o pior dos homens?

Teria a Inquisição queimado  à revelia, a imagem de seus perseguidos,  para melhor tiranizar aqueles que não fossem ou não estivessem de acordo com a Igreja? Ou seria o ritual apenas uma catarsis para  os que sofrem e não sabem explicar por quê  e, psicodrama,  àqueles que sabendo um pouco mais que aqueles que não sabem , se amedrontam consigo mesmos?

No entanto, a explicação mais simples, seria que antes das religiões monoteístas, os pagãos do Hemisfério Norte, cultivadores da terra, queimassem  o inverno, esperando da terra o alimento vital, em comemorações inteligentemente desviadas pelo poder  geral  e, da Igreja, em particular.

Não sei onde o Judas será malhado hoje ao meio-dia, mas amanhã  poderemos ver as fotos  e os filmes dessa funesta cerimônia nos jornais de  Juárez,  Caracas, São Paulo, Rio ; idém nos diários da Cisjordânia, do Mali, da Síria e do Iraque…

Halelou-iah, allelouïa,alléluia, aleluia!

Mattia Preti ( Il Calabrese) – Ponce Pilate

Abraços sabático de meio-dia,

wilma.

30/03/13.

Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s