iecc-memórias – CIV – A Escola Normal da Praça em 1905; Cardoso de Almeida sugere reformas.

iecc-memórias -CIX  – A Escola Normal da Praça em 1905.

Queridos leitores:

A pressa sendo inimiga da perfeição, notei que o carro foi colocado na frente dos bois na publicação dos fatos principais do ano de 1905; a retificação da ordem dos textos sobre as publicações concernentes à nossa escola no jornal OESP será feita e, no que se refere ao ano 1905, a cronologia estará respeitada.

Abraços confusos,
wilma.
29/09/13.

1°/02/1905

Foi publicado o Edital sobre a data de volta às aulas, 1° de março para a Escola Normal da Praça e 16 de fevereiro para as escolas anexas.

08/02/1905

O relatório da Secretaria do Interior e da Justiça
Secretário: sr.dr. Cardoso de Almeida.

O artigo é iniciado com a problemática da união entre as Secretarias de Justiça e do Interior e a necessidade de separá-las.

Foi discutida a autonomia dos municípios, que o dr. Cardoso de Almeida desaconselha, preferindo a nomeação dos prefeitos pelo Estado.

No Capítulo reservado à Higiene, sugere o secretário que o Estado se responsabilize em detrimento das prefeituras e também aponta as medidas para economizar naquele setor; do mesmo modo consta do relatório o movimento das entidade particulares subvencionadas pelo Estado – Maternidade , Instituto Pasteur e Dispensário Dr Clemente Ferreira, assim como os gastos de outras instituições. (Desinfectório Central e Laboratório farmacêutico, Hospício dos Alienados)

Chegamos nos “finalmente”, que é a Instrução Pública, o ensino e a necessidade de uma reforma no setor, que Cardoso de Almeida não cessa de reclamar, com uma reorganização científica das escolas estaduais, condenando os exames parcelados, ideia que o jornal condena pelo fato de prejudicar os alunos mais pobres do ginasial, que às vezes faltam à escolar por motivo de trabalho, visto que o ensino é superficial em geral em suas disciplinas e que o caráter enciclopédico do ensino não tem mais razão de ser para a época, pois aqueles que continuarão os estudos poderão se especializar com ensino mais profundo, o que chega a ser, a meu ver, uma medida discriminatória e seletiva.

E a Escola Normal ?
Cardoso de Almeida considera absurdo e complicado o programa das escolas normais.
O secretário considera que há uma concorrência para a Escola Normal, decorrente das escolas complementares.Segundo ele, a sugestão seria erradiar as escolas complementares ; quanto às escola Modelo, erradicá-las também seria a solução !
Quanto a Inspetoria do Ensino, a ela cabe não virar uma secretaria, mas facilitar o cabal desempenho das atividades pedagógicas.
Sugere ainda a reforma do Seminário das Educandas, cujo objetivo não é faze-las letradas, mas educadas para o lar…

O resto não nos interessa, não é?
Mais adiante, vocês lerão que uma cisão da pasta “Interior e Justiça” vai ser a solução e que o dr. Cardoso de Almeida, amputado da pasta relativa à Instrução Pública, verá igualmente amputadas as suas ideias…

Abraços espertos;
wilma.
29/09/13.

iecc-memórias – XCI Escola Normal da Praça e Escola Caetano de Campos: começo de janeiro de 1906.

Em 1906, somente nos meses de abril e junho não há artigos publicados no jornal OESP.

Começo do ano:

05/01/1906
Duas professoras formadas pela Escola Normal da Praça propõem aulas para os cursos Primário e Intermediário, na Rua do Arouche, n° 28.
Aulas diárias das 11 às 15 horas à partir do 8 de janeiro de 1906.
Assina Macedo Soares, o diretor, que também é lente da Escola Normal da Praça.

06/01/1906
O professor Arnaldo de Oliveira Barreto, braço direito de Oscar Thompson e redator da Revista do Ensino (nota minha) , deixa seu posto para passar a Inspetor das Escolas Complementar e Modelo anexas à Escola Normal em benefício dos professores Carlos Alberto Gomes Cardim e do professor Alfredo Machado Pedrosa.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para iecc-memórias – CIV – A Escola Normal da Praça em 1905; Cardoso de Almeida sugere reformas.

  1. luiza maria soaes disse:

    Será que entendi direito? E ainda esse senhor tem seu nome em importante avenida da cidade? Ora, vejam só !!!

Deixe um comentário