Silvia Helena Rizzo Lopes faz anos hoje…

Queridos leitores:

Lembro-me de tê-la visto pela primeira vez em 1962, na primeira semana de aulas, quando aparecemos na escola ainda sem devido uniforme.
Embora tivéssemos a mesma idade, ela era uma mocinha de cabelos com corte Channel, usava um colarzinho de ouro ornamentado de figurinas planas que delimitavam aquele colo juvenil e já calçava meias de seda e sapatos de saltinho « baby » ; o tubinho ficava-lhe muito bem.
Eu era plana como uma tábua de passar roupas, menina de tudo, vestido de laço atrás, saia franzida e manguinhas bufantes, sapato de verniz e meias soquetes.
Fiquei subjugada pela beleza faceira da Sílvia Helena ; para completar, ela morava no Largo do Arouche, esquina com a rua do mesmo nome, no prédio hoje recém-pintado dos anos 30 ; eu era sua vizinha vivendo no 161, edifício Normando Raposo de Medeiros, por sinal, o nome do irmão da diretora administrativa da nossa escola, dona Maria Medeiros.
Sílvia Helena tinha um irmãozinho recém-nascido e dele tratava como uma mãezinha; se não me engano, seus pais trabalhavam juntos no setor imobiliário.
Meu irmão era então grandinho como a palavra « grande » paradoxalmente neste diminutivo inexato.
Passamos quatro anos juntas na mesma classe e nos formamos no ginasial do Instituto de Educação Caetano de Campos ; ela nas últimas carteiras e eu, na turma do gargarejo.
Sílvia Helena foi a primeira da classe a gozar da experiência de um acampamento, a primeira em muitas outras questões, principalmente em política, que « as menores » ainda não conheciam; com narizinho arrebitado e os ossos da face salientes, ela ficava muito bela quando prendia os cabelos à Tom Jones.
Por ter sido vanguardista em muitas coisas, talvez tenha sido a primeira entre todas a sofrer; pouco tempo depois de nos formarmos, ela perdeu sua grande amiga, a colega de classe Maria Adelaide Prata Schiezari, que teve um acidente fatal antes dos seus dezoito anos.
Daquilo eu soube bem mais tarde; da Sílvia Helena, nunca mais.

Feliz aniversário.
Abraços saudosos,
wilma.30/09/13.

na 3a fila, no alto, à esquerda Maria Adelaide e, na outra extremidade, S. Helena.

na 3a fila, no alto, à esquerda Maria Adelaide e, na outra extremidade, S. Helena.

Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s