iecc-memórias – CXL – Príncipe chinês Liu She-Shun, embaixador da China e sua comitiva visitaram a nossa escola dia 22 de outubro de 1909.

Saiu publicado no nosso jornal de referência(OESP) aos 23/10/1909 que o príncipe chinês Liu She-Shun, de passagem pelo Brasil(São Paulo e Rio de Janeiro) foi recebido na Escola Normal da Praça.

Príncipe chinês Liu She-Shun, embaixador da China e sua comitiva visitaram a nossa escola dia 22 de outubro de 1909.

0 时局图

( Cartaz publicado em 1904 na China. No começo do século XX, as riquezas da China atraem fortemente as potências coloniais, desejosas  delas se apropriarem; in: http://fr.wikipedia.org/wiki/Histoire_de_la_China)

Queridos leitores:

Primeiro um passeio de carro(entenda-se landau) pelos locais pitorescos de São Paulo ; em seguida visita à Faculdade de Direito, onde Godofredo Telles fez uma alucução em francês sobre a China; depois, um almoço na « Rotisserie »(Sportsman, nota minha) para que alimentados, todos seguissem à Escola Normal da Capital, conduzidos pelo Secretário da Fazenda, o sr. dr. Carlos Guimarães.

Os membros da embaixada chinesa foram recebidos à entrada principal da nossa escola pelo embaixador brasileiro do Equador, o sr. dr Barros Moreira, que saudou também o diretor Ruy de Paula Souza  e os lentes da escola ali presentes.

Como de hábito, o embaixador chinês também percorreu todas as dependências da escola e também assistiu à aulas de demonstração; apenas não visitou o Jardim de Infância.

Parece que a Rotisserie era o lugar de irradiação de todos os passeios; assim, depois de se dirigir ao Palácio do Governo, os visitantes tiveram uma recepção oficial na Sportsman.

Liu-She-Shun participou de muitos banquetes em São Paulo, em Santos, onde tomou o  vapor para o Rio e, na Capital Federal,  esteve com o Barão do Rio Branco. Muito da programação foi a cortada pelo luto destinado ao recém-falecido imperador da China.

Depois seguira para a Europa, a bordo do Cordillère.

Os jornalistas relataram os motivos da visita do príncipe chinês ao Brasil, que pretende modificar a corrente migratória chinesa em direção dos EUA para o Brasil e cimentar contratos comerciais conosco, embora a economia do café apresentasse problemas graves naquela época.

Trata-se de quase a página toda destinada às impressões do real visitante, e por três vezes ele cita sua passagem pela Escola Normal da Praça !

Não tendo encontrado uma imagem correspondente ao nobre visitante, deixo-lhe algo sobre o seu nobre acompanhante.

 

0 carlos_guimaraes

 

in: http://www.al.sp.gov.br/arquivos/assembleia/autoridades/presidentes-da-alesp/carlos_guimaraes.jpg

Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s