iecc-memórias – CLXV: 1912 no jornal O Estado de São Paulo.

Aquele ano de 1912 fez parte da Belle Epoque e, entre os fatos mais comentados na imprensa paulista, encontramos o naufrágio do Titanic, o falecimento do nosso barão do Rio Branco e até um bombardeio no Recôncavo Baiano, encomendado pelo presidente Hermes da Fonseca.

Em São Paulo, eram inauguradas a Sociedade de Cultura Artística e as lojas Mappin.

A Escola Normal da Praça continuava sendo  dirigida por Oscar Thompson e era o centro das atenções, a menina dos olhos dos políticos, a melhor instituição escolar de São Paulo, e provavelmente do Brasil, junto ao Colégio D. Pedro II, do Rio.

28/02/1912(OESP)

Segundo comunicação do respectivo diretor, ao senhor Secretário do Interior, estão atualmente matriculados na Escola Normal da Capital e escolas anexas, 2 610 alunos que se acham assim distribuídos: Escola Normal Secundária, 940 alunos; Escola Normal Primária, 876 e, finalmente Escola Modelo Caetano de Campos e Jardim de Infância, 803 alunos .

Os “cursinhos” particulares fazem sucesso e continuam anunciando no jornal O Estado de São Paulo; seus diretores são lentes da Escola Normal, como o famoso professor Cyridião Buarque, que publicou aos 28 de fevereiro de 1912:

O professor M. Cyridião Buarque 

Lente da Escola Normal

Auxiliado por sua esposa e professores hábeis e especialistas no estudo

à rua 24 de Maio, 29.

Telefone 2 507.

Aos 15/16/ 17/20 e 22 de janeiro de 1912, podemos ler no jornal OESP/

No Colégio Modelo, rua Conselheiro Nébias, 85, funciona um curso de suficiência para o exame de admissão à escola Normal.

Aulas das 8 às 11 da manhã.

A diretora.

Maria Flora R. do Nascimento.

14/e 17/01/1912, sob o título “Escola Normal da Capital de São Paulo”, encontramos o seguinte Edital:

De ordem do cidadão sr. dr. diretor desta Escola, faço público para o conhecimento dos interessados, que de 15 a 25 do correne mes, estarão abertas nesta Secretaria as matrículas para o curso secundário.

Estarão também abertas do 25 ao 30 as matrículas para o Curso da Escola Normal Primária.

A matrícula será requerida ao diretor e efetuada mediante a apresentação de :

a)      Certificado de habilitação em exame de suficiência para o 1° ano ;

b)      Certificado de habilitação nas matérias do ano precedente para o subseguinte.
Para a matrícula nos cursos secundários e primário, os candidatos deverão exibir na Secretaria da Escola, certidão de terem pago a taxa em vigor; com relação, porém, aos candidaos que tiverem de preencher a lotação de 1° ano do curso primário, a respectiva taxa só lhes sera exigida após admitidos à matrícula.

Igualmente, são obrigados a apresentar no prazo de 25 a 30 de janeiro os boletins de promoção, os alunos da Escola Modelo Caetano de Campos Isolada e os promovidos ao Jardim de Infância, sob pena de perda do lugar, se não o fizerem.

Para as matrículas no Jardim de Infância, os candidatos devem, dentro do prazo marcado, vir à respectiva escola acompanhados de seus pais, ou quem suas vezes faça, munidos de atestado de vacina e certidão de idade, habilitando-se desse modo ao sorteio para o preenchimento das vagas.

Os promovidos para os períodos imediatos, entregarão seus boletins dentro de cinco dias exatos.

As aulas da Escola Normal Secundária e Primária e da Escola Modelo serão abertas a 8 de fevereiro e, as do Jardim de Infância, Noturnas e Isoladas, a 1° de fevereiro.

Secretaria da Escola Normal, 13 de Janeiro de 1912 – o Secretário : FRANCISCO EUGÊNIO DE TOLEDO.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s