iecc-memórias – CLXIX – Visita oficial do sr. dr. Rodrigues Alves, Presidente da Província à Escola Normal.

09 de JUNHO de 1912- jornal OESP.

Notícias Diversas  

Escola Normal                               

 

Visita oficial do sr. dr. Rodrigues Alves, Presidente da Província à Escola Normal.

 

Vê-se os senhores: Altino Arantes, governador do Estado de São Paulo; os secretários: Oscar Rodrigues Alves, Cardoso de Almeida, Eloy Chaves e Cândido Mota; vê-se também Artur Neiva, diretor do serviço sanitário, dentre políticos, médicos e outros – foto de 1918

14h: em presença do sr. dr. Altino Arantes, secretário do Interior, Chrysostomo dos Reis Jr, diretor da Instrução Pública, Oscar Rodrigues Alves, chefe de gabinete da presidência e outros ilustres senhores, que foram recebidos por Oscar Thompson, Carlos Alberto Gomes Cardim e diversos professores à porta da escola.

Primeiramente foram visitadas as escolas do pavimento superior e depois o Jardim da Infância onde houve demonstrações diversas entre as crianças de 3 a 6 anos.

Estilo: "Color tone - neutral"

Em seguida, a comitiva asssistiu a uma aula de ginástica do professor Baragiola(no jornal, escrito Borogiola; nota minha) para os alunos rapazes do 3° ano da Escola Normal Primária.

Estilo: "Color tone - neutral"

As alunas, por sua vez, fizeram demonstração de ginástica sueca ao som de um excelente gramofone, respondendo às exigências higienistas e da educação física de então.

Em seguida, a comitiva desceu aos ateliês de marcenaria e de modelagem para assistir uma aula com alunos da Escola Modelo Caetano de Campos.

Estilo: "Color tone - neutral"

No anfiteatro, foram recebidos todos, para uma seção literário-musical pelas alunas do 3° e 4° anos da Escola Modelo, cujo programa foi amplamente descrito no jornal, iniciada e encerrada pelo Hino Nacional, intermeada com melodias de Mendelson e poemas de ilustres escritores brasileiros e franceses.

Entre outras meninas,  aluna Minervina de Carvalho declamou « Independência”.

1914 professor Cardim exper sensorial

Num dos intervalos, o maestro Gomes Jr. apresentou uma aula de música, com metodologia adotada e recém-chegada da Europa.

Na hora da comitiva retirar-se, passou entre as duas alas formadas pelas alunas.

Exatamente às 16 horas  seguiram todos à Escola Normal onde foram recebidos pela professora dona Maria de Abreu Costa que ministrava uma aula de arte culinária, no Largo do Arouche , 60, para onde se transferira sua seção. As alunas do 3° ano, trajando alvos aventais prepararam muitas iguarias perante a seleta plateia.

Nizia Pupo, na hora do brinde com champagne disse umas palavras ao sr. president e à sua comitiva. E o lente Cyridião Buarque aproveitou o momento para falar da honra da congregação daquela escola diante de eminentes personagens e , diante das novas quituteiras e usando das palavras de Shopenhauer, discursou:

“…que a felicidade pública somente se obtem através da felicidade privada. “

A escritora Julia Lopes, por sua vez,  acrescentou que “a felicidade doméstica provinha do « fogão » !

As 17h15’ a comitiva retirou-se, depois de feito um  discurso elogioso à nossa escola pelo sr. dr. Rodrigues Alves.

Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s