iecc- memórias – CLXXVI – João Gomes Jr. preside cerimônia dedicada ao 10° aniversário da morte de Carlos Gomes.

 

17/09/1912  (OESP)                                     

10° aniversário da morte de Carlos Gomes

Foi comemorado ontem(16/09/1912 – nota minha) o 10° aniversário da morte de Carlos Gomes, no Anfiteatro da Escola Normal da Capital, sob a batuta do maestro João Gomes Jr..

Depois de fazer um apanhado sobre a vida de Carlos Gomes, nosso professor descreveu algumas das primeiras óperas do grande compositor no seu contexto carioca(“ A noite do Castelo”, “Joana de Flandres”) e, depois, no contexto europeu(“Nada se sabe”, “Nella luna”, “O Guarani”).

Nosso professor João Gomes Jr. ainda falou de outras óperas de outros autores da época, e sua atuação foi muito aplaudida pelos nossos colegas.

Como vocês estão casados de saber, o levantamento de tudo o que foi publicado sobre a nossa escola, O I. E. Caetano de Campos, sai diretamente dos arquivos do jornal O Estado de São Paulo.

                                                                           1914 gomes cardim

Ora, às vezes , através de uma leitura em diagonal, posso sentir os perfumes da época, e venho constatando que os clichês(fotografias) estavam tomando, de vagar, o seu lugar no prestigioso cotidiano.

Também andei lendo sobre os primeiros elementos publicados referentes à  guerra de 1914-1918, que discretamente aparecem no ano 1912, final da Belle Epoque, tendo  os oficiais alemães , em visita ao Rio de Janeiro, sido chamados de urgência de volta ao lar; infernal lar.

Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s