iecc-memórias – CXCIX – 1913 Curiosidade: exames classificatórios trazem excedentes e normalização pelo uso do uniforme.

1913: Curiosidade: exames classificatórios trazem excedentes e normalização pelo uso do uniforme.

 

17/01/1913(jornal OESP)

Queixas e reclamações

 (iesummer school)

A redação do jornal OESP, recebeu aos 16/01/13 a seguinte carta, aqui fragmentada :

“Sr. Redator: (…) venho submeter à vossa  criterosa apreciação o fato que passo a expôr (…).

É o caso que no Edital da E. Normal (…)  serão admitidos à matrícula no 1° ano da Escola Normal Secundária, todos os candidatos que « conforme regulamento » instruam as suas petições com a “certidão de aprovação” em exame de suficiência para o referido 1° ano.

(…)  sem se cigitar do grau dessa mesma aprovação, com verdadeira surpresa minha e naturalmente de outros interessados, foi recusada essa matrícula a alguns candidatos por terem sido aprovados com as notas 6 e 7, alegando-se que somente podem ser matriculados os que obtiveram nota superior a 81(no jornal lê-se 81; eu diria 8,1 – nota minha).

Das duas, uma : ou o edital não se acha redigido em termos precisos que, claramente, interpretem a respectiva determinação superior nesse sentido, o que não é natural nem aceitável, atenta à natureza da coletividade donde procede, ou, o que é mais certo, está sendo executado de um modo arbitrário, preterindo-se candidatos que, pelo referido edital, têm todo o direito à matrícula que requererem.

Acresce-se que, (…) doravante as alunas desta são obrigadas ao uso de determinado uniforme, como que se apresentarão nas aulas que cursarem.

Ora, em vista do teor citado no Edital, todas as alunas que no exame de suficiência obtiveram aprovação, é patente que tenham o direito à matrícula no 1° ano da Escola Normal Secundária  se preveniram com os uniformes exigidos, o que representa um dispêndio algo considerável e que obriga mesmo a sacrifício de alguns dos interessados.(…)”

E o reclamante pede justiça, ora ! 

 

OESP, na edição da véspera:16/01/1913

Começam hoje os exames de suficiência na Escola Normal Primaria.

Os exames de 2a época terão lugar no dia 27 proximo.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s