iecc-memórias – CCII – 1913: jeitinho brasileiro. Como matricular-se na EN da Capital tendo sido excedente no concurso de admissão?

Queridos leitores:

Quero lembrar a vocês que a Pasta da Educação e a da Justiça faziam parte da Secretaria do Interior no governo da Província de São Paulo em 1913.

Aproveito para lhes informar que as publicações encontradas nos jornais do acervo d’ OESP, segundo o que já fora divulgado em relação aos candidatos excedentes à entrada na EN da Capital apresenta uma novidade: propor-lhes de entrar pela porta dos fundos!

Outra observação: a EN Primária formava professores primários; a EN Secundária deveria formar professores dos diversos cursos secundários da capital e do interior paulista que não houvessem sido formados no exterior; era um curso precursor dos atuais cursos universitários, formando profissionais nas áreas de sociologia, história e geografia.

Para aqueles que não se lembram, a reforma acrescentando um andar ao prédio da Praça da República serviu para alojar aquela EN até a ida de Levi Strauss à São Paulo, com o intuito de plantar os alicerces da Universidade São Paulo na rua Maria Antônia.

1900 ca_IECC  1940- O Edifício logo após a construção do terceiro andar (in ARQ Ediciones)

Abraços memoráveis,

wilma.

30/06/14.

20/01/1913

Editais

De ordem do cidadão  dr Diretor da Escola Normal da Capital de S. Paulo, faço público, para conhecimento dos interessados, que os exames de segunda época começarão a partir do 20 do corrente(ilegível, depois), no edifício da Escola Normal.

Na portaria da escolar ficarão afichadas a ordem das chamadas.

São Paulo, 17 de janeiro de 1913.

Assina o secretário : Francisco Eugênio de Toledo.

22/01/1913

Devido à ida  hoje do Secretário do Interior ao Guarujá, a reunião que deveria efetuar-se para a entrega de representação pedindo matrícula na Escola  Normal Secundária fica adiada para quinta-feira 23, às duas horas da tarde, no local combinado.

S. Paulo, 21/01/1913

A comissão

 

23/01/1913

O Secretário do Interior marcou audiência ao meio-dia coma as candidatas que fizeram exame de suficiência na Escola Normal e não conseguiram matrícula.

 

24/01/1913

 

Jeitinho Brasileiro.

 

Estiveram ontem na Secretaria do Interior, ao meio-dia, as candidatas habilitadas à matrícula  à escolar Normal Secundária, que foram solicitar ao titular daquela pasta, permissão para que se inscrevessem no 1° ano da referida escola.

Tendo o governo resolvido que essas candidatas se matriculassem na E. Normal Primária do Brás, recentemente criada, o dr Leme Cavalheiro, em nome de todas, expôs ao sr. Secretário do Interior, os inconvenientes que, com isso, decorriam para as candidatas que  se haviam , de resto, habilitado para frequenter um estabelecimento secundário, e não primário.

Respondendo às razões expostas, o sr. Secretário do Interior disse que infelizmente era obrigado a declarar, com toda  a franqueza, não estar o governo habilitado a atender ao pedido das candidatas: em 1° lugar, a consolidação das leis do ensino, fixa o número de alunos que podem ser matriculados na Escola Normal Secundária de maneira a impedir a superlotação ; em segundo, o edifício da escola não comporta o funcionamento de outras aulas, pois todas as suas dependência estão tomadas, quer de manhã, quer à noite.

Demais, o governo, que até a bem pouco tinha a faculdade de desdobrar as aulas da escola, não a tem atualmente(…).
Terminou o sr Secretário do Interior aconselhando as candidatas que se matriculassem na Escola Normal Primária do Brás(…);  e frequentando o 2° ou o 4° ano desse estabelecimento, cujo curso poderá deixar de ser definitivo, estarão as alunas aprovadas em condições de se matricularem no 1° ou 2° ano da Escola Normal Secundária.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s