Recadinho “do ar” e “Recadinho no ar”; Priscila e Wilma.

Recadinho “do ar”


Caros leitores,

 

É com alegria que posso enviar para vocês pelo menos algumas palavras nesta sexta-feira.

Já tinha perdido as esperanças de conseguir alguma conexão, mas, surpresa, pois saibam que estou escrevendo para vocês de pelo menos 10.000 pés de altitude e estou enviando também diretamente de meu avião, ou melhor, do avião que estou usando agora, que pertence a uma companhia americana. Espero em breve poder contar com o privilégio de ter wi-fi também em alguma aeronave brasileira.

Como estou pegando atraso em cima de atraso, meu cérebro não está funcionando perfeitamente, mas é suficiente pra dizer que estive nos últimos cinco dias numa ilha paradisíaca no Caribe. Barbados tornou-se minha favorita: paisagens lindas, água de tonalidades incríveis, areia branquinha, mas o diferencial é o povo composto de 94% de negros felizes, bem resolvidos e muito bonitos na sua maioria. Os cabelos das mulheres são verdadeiras obras de arte, de uma criatividade incrível.

Estou a caminho do oposto. Vou para Nova York, mas meu coração ficou por lá.

Semana que vem já estarei de volta e prometo que em condições mais favoráveis escreverei com muito carinho pra vocês.

NY me aguarde.

PRISCILA.

 

Recadinho no ar

Queridos leitores;

Valletta vue de Sliema

Eu também estou fora de casa porque vim estudar um pouquito de inglês em Malta, para poder receber em casa os familiares da minha, espero, futura nora no Réveillon deste ano.

Se querem saber o que é organização em matéria de escola de inglês, com pelo menos uns quinhentos alunos diariamente e durante todo ano, distribuídos em classes de dez, prucurem pela EC de Malta.

Apesar da escola funcionar numa cidade bem feinha chamada St Giulian, o resto da ilha, que é super pequena, tem muito de belo para ser visto, a começar pelas fotificações  e igrejas, sobretudo a de São João Batista, em Valetta, que possui autênticos quadros de Caravagio.

Cidades como Medina e Victoriosa, são de arrepiar os cabelos, tão grande é a riqueza arquitetural deixada pelos cavaleiros e pelas elites europeias que construíram tudo o que existe de bonito por aqui.

A ilha principal é Malta e, a de Gozzo, estão acentadas em terrenos inteiramente calcários e as construções foram feitas na área onde a pedra foi extraída da carreira.

Malta é toda recortada à beira mar, a vegetação é de clima semi-árido porque nela não há nenhuma fonte de água doce; apesar de vermos algumas oliveiras e pinheiros maditerrâneos, o que abunda mesmo são os figos-da-índia.

A industrialização é incipiente, a agricultura pobre; o turismo, o cassino e a enormidade de cursos de inglês são as riquezas da ilha.

O idioma principal é o inglês, mas a segunda língua é o “maltês”, uma mistura de árabe com algumas palavras de italiano… 

Somente podemos beber água mineral porque aquela que corre pelos canos provém do mar e  é dessalinizada para fins de agricultura ou de uso doméstico.

Estamos pertinho de Tunísia  e da Itália(Sicília), morrendo de calor com o escaldante verão, daqueles que não via desde que saí do Brasil em 1978.

Sei que quando voltar para Paris daqui a cinco dias, encontrarei magros 20°C e chuva persistente. C’est la vie…

Queria que soubessem que vim com alguns artigos preparados e escritos por mim, assim como outros feitos por gente mais talentuosa, para que nesses quinze dias de férias estudiosas e estivais os nossos laços não fossem cortados; mas eis que durante dois dias ficamos sem Internet e privei meus leitores da presença diária do blog.

Não pude fazer melhor por várias razões, mas não lhes esqueci; inclusive estou um pouco sem novidades brasileiras e mundiais em geral e até deixei, por alguns dias, de ler meu blog favorito escrito pelo nosso colega José Manzano.

Abraços calorentos,

wilma.

25/08/14.

 

 

Esse post foi publicado em Expressão livre: textos dos leitores. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

