iecc-memórias – CCXXXII – A Escola Normal da Capital(conhecida hoje como Caetano de Campos)no começo de 1914.

 

Seguem abaixo algumas informações, notas e reportagens do jornal O Estado de São Paulo, publicadas no começo de 1914…

Nosso professor de psicologia, Clemente Quaglio publica um livro, assim que  o professor João Carlos da Silva Borges, lente da 9a. Cadeira(Geografia, Corografia do Brasil e Cosmografia) que substituiu o professor Ascendino Reis, empossado na Escola de Medicina.

Ugo Pizzzoli, cientista italiano, foi a São Paulo naquele ano para inaugurar o Laboratório de Psicologia Aplicada na Escola Caetano de Campos, na época a Escola Normal da Capital.

05/02/1914(OESP)

1948(Clemente Quaglio in: BVS Psicologia)

Educação Ambidextra

Ou Ambidextrismo( tudo com « x »- nota minha)

Clemente Quaglio, professor de Psicologia Científica da Escola Normal de São Paulo.

 

Trabalho único no gênero indispensável para todos os professores e diretores de estabelecimentos de ensino.

A venda na Casa Espindola & Cia – Rua Direita – Cada exemplar 5$000

 

 

06 09/02/1914(OESP)

 

 De ordem do sr. dr Oscar Thompson, diretor da Escola Normal da Capital, faço público, para o conhecimento dos interessados, que o concurso para o preenchimento da vaga de professor de Pedagogia e Educação  Cívica da Escola Normal de Casabranca iniciar-se-á no dia 9(dificuldade para ler a data) do corrente, às 11 horas no Salão do Jardim de Infância anexo à Escola Normal.

São candidatos inscritos os senhores Cassio Bittencourt, César Prieto Martinez, Pedro Deodato de Moraes, Ludgero Prestes, Raul Cardoso de Almeida, dr. Augusto Deocleciano Lamaneres.

São Paulo, 5 de fevereiro de 1914.

Francisco Eugenio de Toledo

 

 

07/03/1914(OESP)

                                        doc Ugo Pizzolli

Artigo de Adalgiso Pereira sobre Ugo Pizzoli(Resumo)

 

Para o filósofo, a Educação seria o remédio para os males sociais,  tanto para a regeneração individual e coletiva, como para que o homem consiga viver entre todos os progresssos práticos que as ciências lhe oferece e  que, assim, alcance a felicidade.

 

O artigo relata o convite de Altino Arantes à Ugo Pizzoli para inaugurar um Curso de Pedagogia e Psicologia experimental na Escola Normal da Capital.

 

E eu fico a pensar que estouraria a Primeira Guerra Mundial poucos meses depois…

 

 

09/02/1914(OESP)

 

                                                            1914 Ascendino Reis prof Geografia

Ao deixar o cargo de lente da Escola Normal da Capital afim de assumir o cargo de lente catedrático da Faculdade de Medicina e Cirurgia, para que acaba de ser nomeado o sr.doutor Ascendino Angelo dos Reis, recebeu um ofício do diretor daquele estabelecimento, nestes termos :

 

« Exmo SR. Dr. Ascendino Angelo dos Reis, lente catedrático de Farmacologia e Matéria Médica da Faculdade de Medicina de São Paulo,  – ao deixartes de vez a Escola Normal Secundária da Capital, onde , por espaço de quase sete anos exerceste o cargo de lente catedrático de Geografia Geral, Corografia do Brasil e Cosmografia ao qual foste elevado em prova pública pelo vosso saber e integridade moral, impoe-se-me o dever de,  com muito e respeitoso afeto, vos testemunhar os meus sinceros agradecimentos pelo valiosíssimo auxílio que me prestastes para que não me pesasse a tarefa de dirigir este estabelecimento de ensino. Em vós, eu, vossos colegas e vossos alunos não nos habituamos a ver somente o amigo  dedicado, senão também a conhecer no trato diário  o mestre incansável, operoso, erudito, cuja passagem, posto que breve, nesta escola, que sobremaneira honrou, deixa um “traço ” luminoso de bondade e de inestimáveis serviços à causa do ensino.

E ainda bem que continuais a concorrer com as vossas luzes, num campo mais vasto de ação, numa esfera mais alta, para que se mantenham num mesmo pé de destaque  as honrosas tradições do Estado de São Paulo em matéria de Instrução Pública.

Reitero-vos os meus agradecimentos e felicito a (…) Faculdade de Medicina pela excelente aquisição que fez.

Cordiais saudações –

Oscar Thompson. »

 

10/02/1914(OESP)

doc 1914 

Por decreto de ontem, foi nomeado o professor auxiliar da escola Normal da Capital, o senhor João Carlos da Silva Borges, para exercer o cargo de lente da 9a. Cadeira(Geografia, Corografia do Brasil e Cosmografia) do mesmo estabelecimento.

doc 1914 b

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s