14/04/1914(OESP)
Resumo:
O Inquérito sobre a Educação Pública em São Paulo, provocou muita reação entre os leitores, inclusive de pessoas bem avisadas.
Antes do seu encerramento, o jornal OESP publicou quarto grande colunas onde reproduz uma entre inúmeras cartas que a redação recebeu. Trata-se da correspondência do professor doutor Martin Finker, à pedido do jornal. O professor veio da Universidade de Berlim e encontrava-se trabalhando no Instituto Bacteriológico do Estado.
Suas críticas são severas, porém pertinentes e no final ele, que não havia sido convidado ao parecer oficial, aconselha pertinentemente as autoridades responsáveis da InstruçãoPública em São Paulo.
15/04/1914(OESP)
Nomeados o bacharel Nelson Baptista e o dr. Alvaro Ribeiro de Barros para os cargos de professor da Escola Normal e da Escola Modelo desta capital, ocupando este a cadeira de ciências Naturais e Higiene, e o primeiro a de Corografia e Geografia do Brasil.
23/04/1914(OESP)
Manifestações em Campinas
Ontem à noite, os alunos do Ginásio local, fizeram uma manifestação ao seu professor, senhor Américo de Moura, lente daquele estabelecimento de ensino , e que foi nomeado para a cadeira de Português da Escola Normal Secundária da Capital.
Os ginasianos, em grande número, dirigiram-se à residencia daquele professor, que foi saudado pelo quintanista sr. Homero de Souza Camargo.
O sr. Homero, agradeceu em discurso repassado de tristeza e de saudade, e cheio de ensinamentos para a mocidade. Suas palavras foram acolhidas com vibrantes salvas de palmas.
Falou ainda, o sr Hamilcar Nunes, em nome da Escola de Comércio.
O ilustre professor e sua família, cumularam de gentilezas os moços estudantes.