Escola Normal da Capital; Instituto de Educação Caetano de Campos – A partir dos anos 40, uniforme foi roupa de uso diário e até 1920 os integrantes do Batalhão Militar usavam fardas e não fantasias.

Uniforme, de verdade,  somente foi usado na nossa escola  em meados dos anos 40; salvo para o Batalhão militar; basta verificar as fotos:

1900-1910: ainda não havia uniforme escolar para as alunas da Escola Modelo Caetano de Campos da Escola Normal da Capital…

1900 historia_uniforme_f_008(1900)

… nem para os meninos, senão para os membros do “Batalhão Cesário Motta”, na minha opinião SEMPRE FARDADOS, mesmo em classe; assim, a farda deveria ter longa vida útil, portanto confeccionada com tecidos de qualidade, do mesmo padrão que os miliatares dos quarteis vestiam. Por ser cara, os alunos do primeiro dos regimentos tiveram a sua farda oferecida por um pai rico…(ver no blog)

1900- IECC Militares
(1905)
1900 seesp 5967574569_f04eb2c74b_z(1905)
Estilo: "Color tone - neutral"(1908)

 

 

As normalistas também não portavam uniforme, mesmo tendo aulas de costura e de bordado… Pela imagem notamos que todas as roupas das alunas são diferentes. Na extremidade à direita da imagem, vemos a professora de Trabalhos Manuais que dirigiu o bordado da bandeira brasileira oferta à Marinha do Brasil(consultar artigo no blog)

 

1909 idem(1909; normalistas)

 

1910 historia_uniforme_f_010(1915 ; normalistas)

Em 1915, parece que existe um vaga ideia de uniforme no Curso Normal, igualando as alunas apenas no quesito saia(colorido indeterminado, mas vendo as nuances de cinza e preto na imagem, podemos imputar qualquer cor a elas)+blusa branca(mangas 3/4 e/ou longas, com ou sem gravata, golas e decotes ao gosto da freguesa.)

 

1915 Blog do Iba Mendes - Fotos de escolas antigas - VIX-3(anos 20; o branco ; iba mendes)

O “parece ser uniforme” se constata unicamente pela cor branca das roupas, com golas de marinheiro de inspiração variada, paletós ou não, meninos com calças curtas ou não, meias curtas e ou 3/4 e sapatos de diversos coloridos. Sendo a foto de uma festa escolar, talvez tenham cantado juntos.

 

1910 na escola 1915 verificar Blog do Iba Mendes - Fotos de escolas antigas -( iba mendes)

Idém para as fotos acima: roupa de passeio provavelmente para uma festa escolar no Jardim de Infância  e pseudo-uniforme para as mocinhas(saia escura+blusa branca, modelitos individualizados, principalmente nos adereços Nenhuma gola, decote ou manga é igual).

 

Nos anos 20, como vemos abaixo, também ainda não existe uniforme nenhum  para o Curso Primário Feminino.

 1920  iecc(1920)

… salvo para as manifestações cívicas(envolvendo apenas alguns alunos) e a ginástica, como vemos na primeira foto abaixo.

1920 estandarte iecc(1920- CRE M. Covas)

Abaixo, normalistas com diferentes modelos de saia, – justa, prega macho e preguiada no 1° plano); gravatas ou não, ao bel-prazer, nem todas de blusas brancas…

Nos anos 30 as meias eram de seda(não havia meias de nylon ainda!!!- como andei lendo), que eram onerosíssimas na época.

1920 talvez- Escola Normal_s.d.

 

Abaixo: alunas da escola ou comitiva de visitantes?

Parece que a foto foi feita para a recepção do rei da Bélgica, por isso não posso afirmar que se tratasse do uniforme feminino de toda a escola.

1920 visita do rei alberto i da belgica ao brasil - blog do iba mendes - 10

 

(1924)1924- Alunas do Jardim da Infância_1924Jardim de Infância – Ainda não existe uniformidade na roupa, apenas uniformidade de classe-social. Irmã eram normalmente  vestidas em “par-de-vaso”.

Todos se encontram corretamente vestidos.

Enquanto isso, começa uma pequena mistura social no Curso Primário Masculino, na época do dr. Fernando Penteado Cardoso, que acabou secretário da Agricultura(ESP) nos anos 60.

 

1925 -AO c- -EMCC-3o.Ano Prim-1925-foto_3(1925)

1926 -familia Manzano 1926(1926)

… mas parece que para as meninas do Curso Primário, a época teria sido o ponto de partida para uma quase igualdade vestimentar, considerando que elas usavam um avental sobre as suas roupas;  as  meias não seguiam uma especificidade de cor ou de estilo!

Os calçados parecem do mesmo modelo, talvez pelo fato de serem pouco diferenciados na indústria da época. Eram caros.

1926 -EMCC-4o.ano prim-1926-foto_4

No tempo do dr. Fernando Penteado Cardoso, sua classe, que vemos em foto acima, era composta por meninos de várias idades, todos bem vestidos, geralmente os mais velhos portando gravata; mas uniforme, mesmo… Nada!

1928(1928)

Mesmo comentário para a imagem de dois anos mais tarde.

(abaixo: 1930) Jardim de Infância)

Ainda não se vê uniformidade no trajar, apesar de dois dos meninos usarem “roupa de marinheiro”; outros parecem portar  avental, usado em classe.

1930  Crianças do Jardim da Infância em atividades_década de 1930

Anos 30:

1935 primario(caetanistas 78)

Excursão ao MUSEU DO IPYRANGA: Meninas, SIM: gola à marinheiro, mas de modelos diferentes; meninos, Não, embora as calças masculinas pareçam igualar-se no corte e no tecido usado, cada um tem sua roupa com a cor que escolheu!

 

 

1945 malu

APENAS nos anos 40/50 parece que a coisa realmente muda: no Jardim de Infância o avental das meninas deixa de ser branco. Idém para as camisas dos meninos.

(1945)

1952 Igor Dembitsky profa. ANNA

No Curso Primário, quando o Igor Dembitzky estudava na classe da dona Zilda(meados dos anos 40), os uniformes eram os mesmos que os que seriam vestidos nos anos 50 e 60,  o bolso bordado assinalando o ano de escolaridade do ciclo. Os meninos de suspensórios não precisavam usar camisas com os botões que seguravam calças caseadas no cós.

1940 anos  40(caetanistas 78)

Nos anos 40/50, as ginasianas usavam um distintivo losangular bordado sobre o bolso(provavelmente vendido na loja “Ao Esporte Tupã”) ao lado esquerdo da blusa; talvez representem “Instituto de Educação Caetano de Campos”, os dois “C” separados pelo “I” sobreposto ao “E” para equilibrar o desenho.

Usavam cintos e saia pregueada. Depois optou-se pela gravata; teria sido diariamente ou usada apenas em ocasiões festivas?

Luva branca era para as porta-bandeiras e porta-estandartes; não teria essa foto sido tirada depois de um desfile do 7 de Setembro?

1950 images

ANOS 50/60:

Quando entramos mais na época em que estudamos no Instituto de Educação Caetano de Campos, o uso do uniforme é rigorosamente observado.

1952 Jd. Infancia 3-01 b[1]

Comecinho dos anos 50:

O que as meninas usam no Jardim de infância ainda é um avental branco; para os meninos segue a mesmice de antes. Coletes como os que aparecem na foto não eram normalmente tolerados; deveriam ser azul-marinho.

?????????????????????(Lu Camargo)

No Curso Primário, até os anos 60, não existe mudança do uniforme; pela imagem não distinguimos os bolsinhos bordados com o ano de escolaridade, mas eles existiam.

No ginasial, nos anos 50 e começo dos anos 60, as saias dos nossos uniformes eram de prega batida, abaixo dos joelhos.

1954 -eloise 13

 

 

NO MEU TEMPO…

Aqui abaixo é a minha classe do Jardim de Infância(1957); o avental era de fustão branco( com as linhas verticais do tecido em relevo, como se fosse algodão “cotelê)) e  podia ser usado em cima da roupa ou sobre a combinação). Chegava-se de casa com os aventais no corpo.

1957 jardim doris

As meia-mangas(tipo ombreiras) eram feitas com acabamento de sianinha(Sinhá Aninha= foto)

Tudo era feito pelas costureiras ou pelas mães prendadas porque não havia o prêt-à-porter e como por dez anos não houve mudança, os meninos podiam até usar as mesmas roupas que teriam ficado pequenas para os seus irmãos mais velhos.

Quatro anos depois(1961), não poderia se vestir saia(sarja ou casemira azul-marinho)com quatro casas sem que ela estivesse presa aos quatro botões da blusa.

1961. Foi o 1° ano que vi os meninos usarem calças compridas no uniforme.

1961 Foto 1961s(1961 com Deolinda)

 

Quanto às normalistas e os rapazes do ginasial…

????????????????????(LU Camargo)

Distintivo aplicado no bolso e cintos de couro vermelho para elas.

1965 -CAETANO 4ªE - 64 biral(1965, com Biral)

Viva o porte da gravata em material sucedâneo de couro. Quem trabalhasse à tarde, podia vestir o terno completo para ir às aulas.

O blusão da loja do Largo do Arouche era vendido em dois modelos: aberto com ziper e fechado com decote redondo.

 

Nos anos 60 os ginasianos vestiam-se como se vê abaixo, com o uniforme que a maioria de nós usou. Parece que a saia das meninas era de prega batida. Todas as camisas eram do mesmo modelo, brancas, ainda de algodão ou de popeline.

(O Takeshi não se encontra uniformizado!)

1965  a Foto

 

1968 - normal 3 patetas

1966; Aninha, Conceição e Cleusa resolveram mudar o uniforme de Curso Normal, optando pela mini-saia, com apenas uma prega funda embutida ao centro, cintos de couro vermelho, sem passantes, e preferencialmente dos largos, e o distintivo do normal, escrito em vermelho, sobre o bolso da camisa, agora também de tergal.

O tênis(Conga) que Conceição calça, é sinal de desleixo; talvez a primeira aula devesse ser de Educação Física… ou ela estivesse pronta para “cabular” e precisasse correr firme!

Depois dos anos 60… creio não ter visto nada mas sei que houve modificações quando vejo fotografias dos(das) caçulas!

 

 

Esse post foi publicado em Escola "Caetano de Campos" : escola paulista, Fotos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Escola Normal da Capital; Instituto de Educação Caetano de Campos – A partir dos anos 40, uniforme foi roupa de uso diário e até 1920 os integrantes do Batalhão Militar usavam fardas e não fantasias.

  1. Sueli Sakumoto disse:

    Querida!
    Ao ver os uniformes de 1966, fiz uma viagem no tempo!
    Como me sentia linda e importante, andando pelo centro de S.P., rumo à minha amada escola, uniformizada!
    Tenho lindas fotos das normalistas, formandas de 1970.
    Qualquer dia, crio coragem e envio.
    Saudades!
    Tempo de aprendizagem e felicidade!
    Abraços!

  2. Pingback: Um pouco de história da docência no Brasil - a Escola Normal

  3. Marcelo disse:

    De 2000 pra cá, as meninas usam camiseta baby look e calça legging (da pra ver a marquinha da calcinha) e tênis de marca.
    Os meninos usam camiseta poliéster, calça de agasalho e tênis skatista.
    E todos usam mochila de marcas caras. Smartphone é acessório obrigatório. Quanta diferença

  4. Marcelo; o uniforme diluia um pouco das diferenças sociais… Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s