iecc-memórias – CCLXXXIII – Bagatelas sobre a ENC publicadas pelo jornal OESP em março e abril de 1915.

 

Março

28/03/1945(OESP)
Exonerados a pedido dos cargos de substitutos efetivos da Escola Anexa à ENC, os professores Severo Christofaro e dona Mercedes Rodrigues dos Santos e nomeados para esses lugares as professoras dona Adalgisa Dulce de Oliveira Escorel e dona Sarah Galvão Vasques, normalistas secundárias.

NOTA MINHA: em 1927, o mesmo Severo Christofaro vai co-fundar dirigir o Colégio Rio Branco com ajuda de outros mestres caetanistas!

25/03/1915(OESP)
Licença de 6 meses concedida ao lente da ENC, sr. Joaquim José de Azevedo Soares.

 

Abril
02/04/1915
Aniversário da senhora Glória Bourroul viúva do sr. Estevam Bourroul e da quartanista da ENC, Olga Ourique de Alembert.
04/04/1915

                                 ((mercado livre)

A Sociedade de Cultura Artística vai publicar amanhã o programa do evento a ser feito no Theatro Municipal de São Paulo, quando o escritor sr.dr. Affonso Arinos palestrará sobre “As igrejas brasileiras”.

Em seguida, apresentar-se-a o coral da ENC regido pelo maestro João Gomes Jr.
As entradas devem ser retiradas na Casa Beethoven, rua São Bento e estão limitadas ao número de três por sócio.
06/04/1915(OESP)
Artes e Artistas
Nota sobre o 25° sarau cultural da Sociedade de Cultura Artística, onde o escritor Affonso Arinos apresentou o 4° tema do seu trabalho sobre « lendas e tradições brasileiras » no qual conferenciou sobre as nossas igrejas.
O maestro João Gomes JR dirigiu o coral da ENC, composto de 150 alunas.

                                          (mercado livre)

 

E, em biblio.com:

Afonso Arinos(ortografia atualizada; nota minha) de Melo Franco nasceu em Paracatu (Minas Gerais), a 1º de maio de 1868. Era filho de Virgílio de Melo Franco e de Ana Leopoldina de Melo Franco. Faleceu em Barcelona, a 19 de fevereiro de 1916.

Membro da Academia Brasileira de Letras em 31 de dezembro de 1901, foi empossado em 18 de setembro de 1903.

Afrânio Peixoto assim resumiu a atuação literária de Afonso Arinos: “jornalista monarquista, depois contista de coisas do sertão”.

Os primeiros estudos de Afonso Arinos foram feitos em Goiás, para onde fora transferido seu pai. Os preparatórios tiveram lugar em São João del-Rei no estabelecimento de ensino dirigido pelo cônego Antônio José da Costa Machado, e no Ateneu Fluminense, do Rio de Janeiro.

Em 1885, iniciou o curso de Direito em São Paulo, concluído quatro anos mais tarde. Desde o tempo de estudante manifestou Afonso Arinos forte inclinação para as letras escrevendo alguns contos.

Depois de formado mudou-se com a família para Ouro Preto, então capital do Estado de Minas Gerais. Concorreu a uma vaga de professor de História do Brasil, em cuja disputa por concurso obteve o 1º lugar.

Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Minas Gerais onde lecionou Direito Criminal.

Durante a Revolta da Armada (1893/1894), abrigou em sua casa alguns escritores radicados no Rio de Janeiro que, suspeitos de participação naquele movimento, haviam buscado refúgio no interior de Minas.

Afonso Arinos teve vários trabalhos publicados, na década de 1890, na “Revista Brasileira” e na “Revista do Brasil”. Convidado por Eduardo Prado assumiu, em 1897, a direção do “Comércio de São Paulo”.

Em fevereiro de 1901 foi eleito sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. No mesmo ano candidatara-se à vaga de Eduardo Prado na Academia Brasileira de Letras.

Distinguiu-se Afonso Arinos em nossa literatura como um contista de feição regionalista, fato comprovado pelos seus livros “Pelo sertão” e “Os jagunços”. Escreveu, também, o drama “O contratador de Diamantes” e “O mestre de campo”. Depois de sua morte foram publicados – “Lendas e Tradições Brasileiras”(1917) e “Histórias e paisagens”(1921).

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s