iecc-memórias – CCLXXXIX-Dom Manoel Gomes também visitou a nossa escola(ENC, futuro IE Caetano de Campos)

29/07/1915(OESP)
Acompanhado do seus secretários o sr. dr. dom Manoel Gomes, bispo do Ceará, esteve ontem à tarde em visita à Escola Normal da Praça da República.
O nosso ilustre hóspede, que foi recebido pelos diretores do estabelecimento, percorreu todas as dependências do edifício, visitando também o Jardim da Infância.
Como a sua exma. se encontrava desejoso de assitir a uma aula de música pelo método analítico, o professor Gomes Cardim convidou-o a visitar o 4° ano da Escola Normal Primária, onde o maestro João Gomes Jr. estava dando aula na ocasião.
Ali então, pode sua exma. verificar a veracidade do que disse ter lido nos jornais sobre as vantagens do novo método de ensino da música, empregado no estabelecimento que visitava.
Terminada a aula, Dom Manuel Gomes pronunciou algumas palavras externando a ótima impressão que lhe ficara de tudo o quanto pôde observar na rápida visita que acabava de fazer.
Dirigindo-se às alunas, sua exma. felicitou-as calorosamente pelo aproveitamento que demonstravam e aconselhou-as a não desmorecerem nos seus estudos.

 

in: » Arquidiocese » História » Bispos Anteriores » 3º Bispo: Dom Manoel da Silva Gomes

Bispo Dom Manoel da Silva Gomes

 Dom Manoel da Silva Gomesdom-Manuel-da-Silva-Gomes3º Bispo do Ceará e 1º Arcebispo de FortalezaNasceu na cidade de Salvador-Bahia, aos 14 de março de 1874.Preconizado Bispo Auxiliar do Ceará, por Pio X, a 11 de abril de 1911, foi sagrado a 29 de outubro de mesmo ano.Chegou ao Ceará a 09 de fevereiro de 1912. A 08 de dezembro de 1912, assumiu a Diocese como Bispo Residencial. Em 10 de novembro de 1915 é nomeado primeiro Arcebispo Metropolitano de Fortaleza.Por interferência de Dom Manoel junto à Santa Sé foram criadas as Dioceses de Crato, Sobral e Limoeiro do Norte.Suas Realizações
* Fundou o Círculo de Operários Católicos a 29 de junho de 1912.
* Chamou os Irmãos Maristas para dirigirem o primeiro grande colégio particular do Ceará – Colégio Cearense.
* Trouxe para o Ceará os seguintes Institutos Religiosos: jesuítas, Franciscanos, Salesianos, Sacramentinos, Irmãs do Bom Pastor, Dorotéias, Salesianos, Carmelitas, Terceiras Capuchinhas, Filhas de Santana, irmãs do Amparo, Ursulinas, Missionárias de Jesus Crucificado.
* Fundou o jornal “O Nordeste” e auxiliou a criação do Banco Popular de Fortaleza.
* Iniciou a construção da Nova Catedral.Por motivo de saúde, renunciou em 1941 e voltou para sua terra natal, retornando em 1943 a fim de residir em Fortaleza, na Avenida do Imperador.Em 1945, cruel enfermidade o prostrou ao leito durante cinco anos, falecendo em Fortaleza a 14 de março de 1950, justamente no dia em que completava 76 anos de idade. Com grande pompa fúnebre foi sepultado na Catedral de Fortaleza.
Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s