iecc-memórias -CCXCIII – A Escola Normal da Capital em agosto de 1915.

10/08/1915(OESP)

Nota social:
Aniversaria o professor João Carlos da Silva Borges, da ENC.
11/08/1915(OESP)
Ministro do Interior visita São Paulo.
(resumo)

(jornal lince- R. Alves)
(07/07/1848 - 16/01/1919)

O sr.  Conselheiro Rodrigues Alves, presidente do Estado recebeu o ministro do Interior e da Justiça , sr. dr. Carlos Maximiliano e sua pequena delegação para um almoço no Palácio dos Campos Elíseos.
Primeiramente o ministro foi acolhido na Estação da Luz pelo conselheiro Rodrigues Alves e praticamente todas altas autoridades do Estado e da Capital.

(Direito na Távola -Carlos Maximiliano)

Depois do almoço, acompanhado do secretário do Interior, o ministro seguiu para a Escola Normal da Capital e para a Escola Anexa da Escola Normal (no Largo do Arouche) onde lhe foi servido um chá.
12/08/1915(OESP)

Continuando sua visita a São Paulo, o Ministro do Interior e da Justiça, sr.dr. Carlos Maximiliano, seguiu ao Hospital de Isolamento e ao Instituto Serumterápico, desta vez em companhia de outro grupo de notáveis, onde se encontrava o sr. dr. Oscar Thompson, diretor da Escola Normal.
12 e 13/08/1915(OESP)
Outra “bagatela”: A Sociedade de Cultura Artística convida para um sarau e avisa com antecedência que em setembro haverá outro evento de monta com orquestra e o coral de 400 vozes constituído pelos alunos e alunas da Escola Normal da Capital.

28/08/1915(OESP)
Visitaram a ENC, ontem, às 14 horas, os doutores Antonio Lobo, presidente da Câmara dos Deputados e os srs. Deputados, João Sampaio, Freitas Valle, Luiz Vergueiro, Salles Jr., Roberto Penteado,  Virgílio de Carvalho e Leônidas Barreto, sendo recebidos à entrada do edifício pelo dr. Oscar Thompson, diretor e, pelos lentes do estabelecimento.
Após ligeira palestra no gabinete do diretor, foram os visitantes conduzidos ao gabinete de Psicologia Experimental, cujos aperfeiçoados aparelhos examinaram demoradamente. Dirigiram-se a seguir ao Jardim da Infância, onde tiveram a ocasião de assistir a diversos brinquedos que têm o principal escopo de desenvolver, nas crianças, a educação dos sentidos.
Continuando a visita, os senhores deputados estiveram no Salão de Ginástica onde examinaram com muito interesse todos os aparelhos modernos de ginástica sueca.
Encaminharam-se depois para uma das Escolas Normais Primária , afim de assistirem a uma aila de música pelo método analítico(…)
(… e assistiram) na Escola Modelo Anexa as primeiras lições. No 4° ano, as crianças solmisaram(solfejaram – nota minha) a plateia com perfeita exatidão as melodias dadas à primeira vista e responderam com desembaraço a todas as perguntas que lhes foram dirigidas.

Aqui resumindo, percorreram outras salas de aula e estiveram no anfiteatro para uma sessão literária e musical que lhes estava prevista; a aluna Maria Jacy Porto recebeu os convidados com uma saudação e depois todos seguiram para o curso de Artes Culinárias(no anexo do Largo do Arouche, nota minha) para degustarem um chávena de chá, cerimônia regida pela professora  Maria de Abreu Costa; ali os deputados e o diretor da escola aproveitaram para fazer novos discursos…

url
26/08/1915(OESP)

Nota social:
Aniversário do lente da ENC José Eduardo de Macedo Soares.

(myheritage)
Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s