A Inauguração da ENC (Escola Normal da Capital) e de suas escolas anexas(Escola Modelo Caetano de Campos, Jardim da Infância, primeiro na rua do Ypiranga e depois na parte traseiras da Escola) deu-se em agosto de 1894.
Para quem desejar reler o que foi publicado no jornal O estado de São Paulo, basta clicar no link abaixo:
iecc- memórias – XIV- 02/08/1894 – Inauguração da Escola Normal e da Escola Modelo.
Para ilustrar a galeria de homens e mulheres que compuseram o quadro de diretivo e docente na Escola Normal da Capital, sugiro o período entre agosto de 1894 até o ano 1920, visto ter sido aquele um momento de grande importância na da sua história.
Como vimos anteriormente, Gabriel Prestes elaborou em 1893 o Relatório que leva o seu nome; substitindo Caetano de Campos na direção da Escola, devido à morte precoce e inesperada do nosso patrono ele colocou suas diretrizes em prática no ano seguinte, quando o prédio da Praça da República foi inaugurado.
Gabriel Prestes, com professores, quando lecionava na ENC- rua da Boa Morte, e mais envelhecido, com alunas normalistas na ENC , doravante na Praça da República.(CRE M. Covas)
Sabemos que o braço direito de Gabriel Prestes foi Miss Browne, professora da Escola Americana(atual Mackenzie) emprestada durante alguns anos à nossa Escola por Horace Lane.
Pois bem; pouco a pouco a quantidade de colaboradoras cresceu com as exigências pedagógicas que as escolas (ENC e anexas) exigiam. Nem todas colaboradoras fram normalistas, mas eram mulheres com cultura e capacidade peneiradas na aristocracia cafeeira ou entre os melhores elementos da sociedade da época.
Sob adireção de Gabriel Prestes, colaboraram as seguintes outras senhoras no Jardim de Infância: Ana Barros e Joaninha Grassi Fagundes, essa última responsável pelo Jardim da infância depois da saída da poetiza Zelina Rolim Xavier de Toledo.
Até 1900 a Jardim estava anexado à ENC, funcionando num anexo da rua do Ypiranga:
Depois, o prédio anexo, no sítio da Praça da República, recebeu as crianças que estavam nas instalações da rua do Ypiranga:
(pavilhão do Jardim da Infância)
Miss Marcia Priscilla Browne,que ladeou Caetano de Campos e, depois Gabriel Prestes ainda na rua da Boa Morte, ocupou-se do setor masculino da Escola Primária anexa, que foi nomeada Escola Caetano de Campos.
(CRE.M.Covas)
Depois de Gabriel Prestes tivemos os seguintes diretores: