VI e V- Galeria de retratos dos professores do Jardim e do Primário; anos 50/60, IECC.

 1955 - 60 João Carlos G. Cardim(imagens do CRE M. Covas)

Nos anos 50 e 60, o diretor superintendente do Instituto de Educação Caetano de Campos foi o doutor Cardim.

Os alunos sempre o conheceram como ele  se encontra representado na foto acima, de terno elegante e gravata-borboleta e, raras vezes, com gravata longa.

Ele reinava num gineceu muito estimulante: além das diretoras do Jardim de Infância, dona Lavignia Rezende, secundada pela professora Wilma Bozzo e dona Irene Vilhegas Maiuri, ele contava com algumas senhoras da administração cujo peso era em ouro: Maria Medeiros, a diretora administrativa , Paula de P. Santos e  Elza Mattos Cunha Lima.

(Abaixo: Maria Medeiros, Corintha Accioly – a completar)

1960--Coryntha Medeiros Celia

1960 À esq, escondida D. Iracema, Prof Cardim, D. Corintha, D. Paula Cecília Dias Camargo, orientadora pedagógica e irmã de D. Iracema, D. Noemi Silveira Rudolfer

(Dona Iracema, da Biblioteca Infantil Caetano de Campos, dr. Cardim, Corintha Accioly, (a identificar) e dona Paula Cecilia Dias Camargo, orientadora do Normal com Aurora Verissimo du Plessis. )

 

Abaixo, professoras do Jardim nos anos 50: identifico Wilma Bozzo(2), Doris de Oliveira(5)  e Genny(7) diante dos trabalhos expostos.

1956 professores

No Jardim de Infância, muitas professoras trabalhavam fora das classes tanto para traduzir os livros da biblioteca, como para elaborar material, ensaiar as crianças para os festejos, palestrar ou aplicar-lhes os testes de psicologia, muito em voga na época.

1956-bibliotecarias

Nos anos 60, sob a direção de dona IreneVilhegas Maiuri, encontramos algumas colaboradoras mais antigas na fileira do meio, como a dona Genny(em branco) e a dona Terezinha Simões(de braços cruzados), por sinal mãe das nossas colegas Suzana e Eliana. A  2* da esquerda é Ezer Bevilaqua; Neide é a 5* da esquerda, Lourdes ao lado da Genny e atrás dela Henny.

1960 2- D. Ezer, 5 D. Neide, 9 D. Geny, todas do Jardim da inf(à direita do dr. Cardim, dona Irene)

Além delas, o doutor Cardim contava com a saudosa diretora do Curso Primário, dona Corintha Acciloy, sua mais fiel servidora que, desde que foi empossada no cargo, deu continuidade ao trabalho de divulgação da nossa escola em todos os tipos de mídia da capital.

  (Abaixo: dr. Cardim, Corintha Accioly e a professora Elza Mattos Cunha Lima)1960 coryntha-cardim-elza matos cunha lima

Não contei quantas eram! As professoras do primário eram conhecidas nominalmente pelos alunos e gozavam de prestigio sem igual; no final da minha pesquisa hei de lhes fornecer a lista de todos os nomes que possuo.

Abaixo, imagens dos anos 50 e 60, as quais dou fé.

1950 talvez

1960 ca

 

1955 Professoras anos 50 a

 

1960- Primario com circulos

A-azul claro: Deolinda Loureiro; negro: Cardim; vermelho: Corintha; amarelo (?) e na extrema direita, Carminha.
B-verde: Zilda; lilas:   ; marrom: Elza Mattos Cunha Lima
C- azul acinzentado: Berta; (aguardo os nomes restantes)

 

Abaixo:Carminha, Berta, ? , Corintha, ?, ?, ?, ?, dr. Cardim e Adelina Laporta.

1962 a professoras com bolo Elga Nogueira, berta Luxemburgo, Lucia Biondo

Se alguns de vocês têm tempo e boa memória, aguardo a identificação das professoras.

E para aqueles que não leram o relato feito pela dona Corintha, aqui vai! Basta clicar no link violeta.

A galeria continua na página seguinte. Até amanhã.

Relato de Corintha Accioly aos 07/05/1998.(clicar)

 

V- Galeria de retratos do IECC anos 30/40. Documentos.

Carlota Carlota Pereira de Queiroz, caetanista e deputadahttp://jchistorybrasil.webnode.com.br)

As mulheres paulistas e paulistanas aos poucos tentaram colonizar o terreno masculino da realização profissional e da independência financeira.

Fora Mimi Varella e Miss Browne que foram o braço direito de Gabriel Prestes, Dona Rita de Macedo Soares, que igualmente o foi para Oscar Thompson, poucas haviam atingido o topo de uma carreira promissora, embora a caetanista Carlota Pereira de Queiroz, médica formada e primeira deputada eleita, conseguiu a aceitação da participação feminina durante os pleitos eleitorais.

Naqueles anos 30-40, a participação das mulheres à sociedade ia tomando impulso e o mesmo foi ssentido na direção da ENC.

(CRE M. Covas – Carolina Ribeiro ladeada de M. de Andrade e Lourenço Rodrigues)

1940Mario_de_Andrade_Carolina_Ribeiro boa

A professora Carolina Ribeiro, diplomada pela  Escola Normal de Itapetininga em 1907, depois de três décadas como adjunta em grupos escolares , professora de Português na Escola Normal do Brás em 1920 e Organizadora e Diretora do Grupo Escolar católico ‘’São José” foi diretora do Grupo Escolar “Erasmo Braga”em 1932 e do Grupo Escolar ”São Paulo “em 1933.

Em 1935 ela ocupou o cargo de  auxiliar da Escola-Modelo “Caetano de Campos. Quatro anos depois  recebeu a nomeação de Diretora da Escola- Modelo da Capital ” Caetano de Campos”( 1939).

Sob responsabilidade de normalistas, criou o Lanche Escolar; o Centro de Puericultura, fundado por Almeida Jr em 1933 foi igualmente reorganizado assim que a biblioteca do curso Primário onde, pelas mãos de Iracema da Silveira, que  durante 30 anos ali labutou, foi instituido o jornalismo escolar através de”O Nosso Esforço”.

O atual anfiteatro do térreo não existia; foi ela quem o construiu; nem as classes para deficientes  visuais e auditivos, tampouco haviam e  ela as criou.

Carolina Ribeiro também organizou as  reuniões de estudos com e entre professores primários para atualizá-los nas artes pedagógicas, sendo pioneira da formação profissional em continuidade.

Na sua gestão, o Laboratório de Psicologia contou com testes objetivos, mais modernos  que os outrora aplicados; as classes da Escola Modelo tornaram-se elitistas.

 

Em 1948, dona Carolina Ribeiro foi nomeada  Secretária da Educação e o professor Francisco Cimino, carreirista vindo do interior do Estado, foi o Diretor Superintendente do recém- criado no I.E. “Caetano de Campos” pela Lei 861 de 27/11/50.

Removido para Escola Normal e Ginásio Estadual “Anhanguera”na capital em 9/02/50, Mário Marques o substituiu na direção da Escola de 1951 a 1953 .

 

 

Em 1954 Carolina Ribeiro voltou à Praça como Diretora- Superintendente do então Instituro de Educacão “Caetano de Campos”, mas em 1955 abandonou a superintendência do IECC voltando a ocupar o cargo  Secretária da Educação  durante o Governo Jânio Quadros.

 

Nossa matriarca recebeu a medalha de ”Servidor Emérito”aos 29 de outubro de de 1955.

Fotos de alguns professores daquelas gestões:

1940 professoras

1930 professoras

1944 professores

Esse post foi publicado em Escola "Caetano de Campos" : escola paulista, Fotos. Bookmark o link permanente.

5 respostas para VI e V- Galeria de retratos dos professores do Jardim e do Primário; anos 50/60, IECC.

  1. Maria Lúcia de França Camargo disse:

    Wilma
    Na foto dos anos 60, a 2* da esquerda é Ezer Bevilaqua. tenho certeza que se essa foto for mostrada a ela, conseguirá lhe dizer o nome de todas as professoras.
    Reconheço a Neide, a 5* da esquerda, Lourdes ao lado da Genny e atrás dela Henny, se não me falha a memória, reconheço outras mas não me lembro dos nomes.
    Um abraço
    LU CAMARGO

  2. Maria Lúcia de França Camargo disse:

    Wilma
    Uma correção na 3* foto:
    a senhora com vestido estampado, a 2* depois de D. Corintha, é D. Paula Cecilia Dias Camargo, ela era uma das Orientadoras do Normal , no ano de 1960 , junto com D. Aurora Verissimo Du Plesis.
    Era D. Paula quem nos orientava, mantinha a disciplina e quando algum professor faltava, entrava em sala.
    Beijos cooperativos.

  3. NIVEA COSTA DOS SANTOS disse:

    A professora a cima da do circulo verde, do nosso lado esquerdo, tenho quase certeza que é a minha saudosa mãe. Maria Aparecida Alves Costa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s