Luiza Soares escreveu…

Carta a um filho

Luiza Soares Luiza Soares iecc projeto

Em Sexta-feira, 19 de Junho de 2015 19:01

Oi Luiz !

Tudo bem, filho ?

E na Saraiva como estão reagindo ?
É meio triste , não é mesmo, ver uma tradição como ela , ir findando… Sou romântica, não gosto de ver coisas antigas se acabando, e só ficarem na lembrança …Lojas como o Mappin, a Mesbla, a Sears, a Isnard, a Casa Sloper , o chá da Fasano … A primeira fábrica de chocolates do Brasil , a Sonksen, que ficava na r. Vergueiro, a Melhoramentos, editora e livraria também , a Racy, que meu pai comprava nosso material escolar, o cine Rex das tardes de domingo, a minha Caetano…

Ai meu Deus , quanta coisa boa acabou… Por que? Não sei !

Penso que nem precisava esse aniquilamento de tantas coisas tão boas …. Prá quê ?

O que foi colocado no lugar disso tudo ? NADA !!!! Tudo que parecia tão sólido, tão confiável , acabou como fumaça, desapareceu …
Vamos ficando sem referências a cada ano que passa. Cadê tudo, gente ? Onde vamos parar ? Que país é este que deixa nossos valores simplesmente morrerem sem oportunidade, sem esperança, sem ajuda ? O que deixaremos aos nossos filhos , netos , à todos os jovens enfim,se nos estão tirando tudo ?
A nossa juventude, há muito se foi ! Resta o orgulho de uma vida exemplar , dos bons valores que ensinamos , da cidadania leal que exercemos, sim…. Porém a visão de que este país se afunda em escândalos vergonhosos que se renovam em notícias todos os dias, me deixam tão decepcionada , desesperançada , e, sobretudo assustada com o nosso Brasil ! Eu, que sempre amei meu país profundamente, hoje, se pudesse levar toda minha família comigo, o deixaria sem olhar para trás, tal a vergonha que seus irresponsáveis mandatários nos fazem passar….
Uma árvore caiu ontem inexplicavelmente, na Praça da República. Disse um botânico que a espécie a qual ela pertencia, não costuma cair daquela forma : em pé , com a raiz arrancada do chão , sem cupins, sem doença aparente , sem motivo nenhum …
Era uma seringueira de sessenta anos , que viu o Brasil decair e apodrecer… Quem sabe não aguentou tanta tristeza e ….fim.

                                                                                    Mamãe

Esse post foi publicado em Expressão livre: textos dos leitores. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Luiza Soares escreveu…

  1. Pingback: A seringueira | Brasil de Longe

  2. ernani disse:

    Realmente Luiza Soares, sou da mesma opinião que a sua, estamos vendo tudo aquilo que era bom desaparecer.
    No inicio a senhora menciona certas lojas tão maravilhosas como o Mappin, a Mesbla, Sears e outras que aos poucos foram se acabando. As lojas finas que existiam na Barão de Itapetininga, Rua São Bento, Direita, hoje vendem um monte de bugigangas e a maior parte dessas ruas perderam o brilho.
    E o que dizer da Liga das Senhoras Católicas nos baixos do Viaduto do Chá, onde muitas comerciárias almoçavam. Esta também se acabou!
    A detonação começou com a retirada dos bondes. Achavam que atrapalhava o transito e eram veículos ultrapassados. Deveriam ter deixado alguns desses veículos ao menos para servirem de turismo, Mas cometeram um crime! Destruíram todos! A madeira servia para esquentar a marmita dos operários da CMTC. as ferragens transformadas em sucata.
    A avenida Paulista, derrubaram os enormes e ricos casarões para dar lugar a enormes prédios lado a lado. A avenida tornou-se uma selva de pedra e um corredor cheio de fumaça venenosa que é o gás carbônico.
    O centro da cidade de São Paulo que outrora era como uma cidade da Europa, hoje está um horror! Pedintes e moradores de rua dormindo em pleno dia, pelas calçadas e praças. Prédios que serviam de escritórios de advocacia, consultórios médicos e outros fins comerciais, agora viraram verdadeiros cortiços com ocupação dos que se dizem: “Sem Teto”. Outros estão em ruínas.
    Acho que será difícil reerguer a nossa cidade, o nosso Brasil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s