iecc-memórias – CCCV- Anúncio para os cursos de suficiência ao exame de entrada na ENC – Edital da ENC e resultado 1916

1916; a primeira guerra mundial destroi a Europa e, em São Paulo se estabelece a guerra dos “cursinhos”, na época denominados “cursos de suficiência” preparando a entrada dos candidatos à Escola Normal da Capital…
04/de janeiro de 1916 (OESP)
Externato Mme Ivanck
Largo da Liberdade , 21
Telefone – 3956
Acha-se aberta a matrícula para uma aula especial a iniciar-se em 12 de janeiro próximo futuro, e destinada às moças que queiram fazer os preparatórios para admissão à Escola Normal Primária, no fim do ano.
(…)
Durante as férias Mme Ivanck e os professores do Externato estão à disposição das senhoritas normalistas que queiram aulas particulares de francês, inglês ou qualquer outra matéria.
24  e 25/01/1916(OESP)
Aulas de suficiência para entrada à ENC.

na rua Rego Freitas, 86.

24/01/1916(OESP)

Collegios Sant’Anna e Santa Maria também promovem seus cursinhos de preparação à entrada na ENC.

06 de Janeiro de 1916(OESP)

Edital

Escola Normal da Capital de S. Paulo

De ordem do cidadão dr. diretor da ENC de São Paulo, faço público para o conhecimento dos interessados que de 15 a 25 de janeiro estarão abertas nesta Secretaria as matrículas para o Curso Normal Secundário.

(…)

As matrículas para a EN Primária estarão abertas de acordo com o regulamento vigente, de 25 a 30 de janeiro. Os interessados devem, dentro daquele prazo, requerer ao diretor a sua matrícula, fazendo acompanhar sua petição de uma certidão que prove ter sido aprovado ou frequentado no ano anterior e certificado de pagamento da taxa de matrícula.

Outrossim, previne-se aos interessados que as inscrições para os exames de admissão à matrícula no 1° ano da Escola Normal Primária onde há 38 vagas na seção feminina e 29 na masculina, acham-se abertas nesta Secretaria de 5 a 10 de janeiro p.f. , das 11 às 15 horas. Conforme determina o regulamento, os exames começarão no dia 11 de janeiro e os candidatos à matrícula devem instruir sua petição ao diretor com os documentos que provam o seguinte :

a) Idade legal de 14 anos para qualquer dos sexos(Registro civil) Para os que nasceram antes de 1888 é mister a exibição da certidão paroquial ;
b) Moralidade;
c) Ter sido vacinado e não sofrer de moléstia contagiosa ou repugnante, nem defeito físico que o incompatize com o magistério;
d) Licença do pai ou tutor sendo menor.

Seguem as datas para os exames de segunda época; os alunos da Escola Modelo “Caetano de Campos” também deverão apresentar seus boletins de promoção correndo o risco de perder a vaga sem a apresentação dos mesmos.

(…) instrução para a entrada ao Jardim de Infância)

As aulas do Curso Secundário e das escolas anexas serão abertas dia 1° de fevereiro.

São Paulo, 31 de dezembro de 1915.
O secretário,
FRANCISCO EUGENIO DE TOLEDO

(USP- Sala de Imprensa)

28/1/1916(OESP)

Terminaram hoje os exames de suficiência na EN, segundo a seção feminina. A seção masculina deve terminar seus exames dia 02 de fevereiro próximo.

29/01/1916(OESP)
Informação sobre a Associação de Cultura Artística e a apresentação do último sarau de 1915 com a participação do coral da ENC composto por 300 alunas e dirigido pelo maestro João Gomes Jr.

Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s