iecc-memórias – CCCVI – “Hoje tem marmelada?” – “Tem, sim senhor! “

06/02/1916(OESP)

(Fatto – Multiclique)

Resumo:

Quando um cadidato à entrada na ENC bem notado fica na lista dos excedentes por falta de vaga na Escola da Praça, deve ser inscrito na Escola Normal do Brás, conforme o número de vagas ali disponíveis.
Aportou aos 05/02/1916 na redação do jornal OESP, uma carta de um pai de aluna, pretendendo que segundo a classificãçao publicada na véspera no D.O. sobre os resultados ao concurso de entrada na ENC , sua filha que obteve nota 10(dez) fora preterida em lugar de outra com o resultado 9,0(nove).
Finda a explanação do senhor pedindo o aumento do n° de classes para que o problema fosse resolvido, uma mãe também dirigiu carta a Rodrigues Alves pela mesma razão e sugerindo que os aunos altamente notados que não obtivessem lugar no ano do concurso, fossem inscritos prioritariamente no ano seguinte.

(Newsrondonia)

 

10/02/1916(OESP)
Queixas e Reclamações
Resumo :
O sr. Raphael Letieri pai das irmãs Vicentina Paulina e Emilia Letieri, que obtiveram aprovação com distinção(notas 10,0 e 10,2 sobre 11) nos recentes exames de seleção à entrada à Escola Normal Primária, verificou que a ENC não as recebeu considerando que não haviam vagas suficientes, embora outras candidatas menos bem notadas que as suas filhas tivessem tido o direito de se matricular.
O sr. Letieri foi reclamar tanto na ENC como na EN do Brás, que também não aceitou o pedido de inscrição das moças por « falta de vaga » e pelo fato da data da reclamação ter sido feita fora do prazo indicado por edital.
Questão MINHA : foi marmelada ou goiabada ?

 

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO É INAUGURADO NA GALERIA OLIDO

Notícia da Secretaria Municipal de Cultura in: SPU

image
Antiga tradição circense do Largo do Paissandu é recuperada por meio da inauguração do espaço com foco na pesquisa e reverência ao circo como expressão artística

Em julho do ano passado, a Galeria Olido abrigou a exposição Largo do Paissandu – onde o circo se encontra que trazia painéis, vídeos com depoimentos de artistas circenses e mais de 120 fotografias que recuperavam a memória do Largo do Paissandu como ponto de encontro de artistas da categoria na década de 1920.Na ocasião, a mostra foi considerada uma espécie de contagem regressiva para a abertura do Centro de Memória do Circo, que acontece no dia 16 deste mês. O local deve funcionar como um espaço permanente de reverência e pesquisa sobre a arte circense com acervo fotográfico e multimídia. Seu acervo inicial é proveniente de companhias e famílias circenses, com destaque para os arquivos do Circo Nerino (1913-1964) e do Circo Garcia (1928-2003).

A vocação da região foi acentuada no início do século seguinte, quando o Café dos Artistas, encontro entre artistas e empresários circenses, para lá se transferiu. Mas, foi nos anos 1920 que o circo marcaria definitivamente a história do lugar com as temporadas ali realizadas pelos Irmãos Queirolo, Alcebíades e Seyssel, que tinham como atração principal o palhaço Piolin (Abelardo Pinto-1897/1973), que conquistou a cidade, inclusive os artistas e intelectuais modernistas, entre eles Mário de Andrade, que passaram a escrever constantemente sobre ele, assim colaborando para perpetuar a sua fama.

(…)

Além do Centro de Memória, a Secretaria de Cultura tem projeto de inaugurar o Circo Escola Piolin, também na região do Largo do Paissandu, com projeto do arquiteto Marcos Cartum. Dia 18, às 15h, o tema será discutido numa mesa com a presença de Cartum e Zézo de Oliveira, diretor da Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, instituição criada em 1982 e mantida pelo Ministério da Cultura. Assim como o projeto carioca, implantado na Praça da Bandeira, a escola paulistana também será instalada num antigo reduto de arte circense.

Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s