iecc-memórias – CCCXXIII -Reconstruindo a história do “Instituto de Educação Caetano de Campos” através do Acervo virtual do jornal “O Estado de São Paulo”.

wilma schiesari-legris

Reconstruindo a história do “Instituto de Educação Caetano de Campos”

através do Acervo virtual do jornal “O Estado de São Paulo”.

O Instituto de Educação Caetano de Campos ressurge à memória social e urbana de São Paulo através do relato da pesquisa realizada principalmente ao Acervo virtual do jornal “O Estado de São Paulo”.
O objetivo da pesquisa é de “Fazer renascer a memória da escola” sob diferentes ângulos ; primeiramente alimentando o blog http://www.ieccmemorias.wordpress.com, criado em 2009, com as vozes e os documentos da comunidade virtual de alunos, mestres e instituções capacitadas para tal.

O fato de encontrar largo espectro de informações primeiramente dirigidas ao público do blog, fez nascer em mim o desejo de ampliar os conhecimentos trazidos à tona com a leitura de todos os documentos possíveis e de criar uma obra literária compatível com a proposta inicial de irradiar conhecimentos.

Nasceram dois livros ; o primeiro Caetano de Campos : memórias de uma aluna bem – e mal comportada, relata um período da nossa História e da nossa sociedade, onde o ufanismo governamental derrubou as expectativas democráticas. Tudo se passa entre 1957 e 1968, tendo como pano de fundo o Instituto de Educação Caetano de Campos.

O manuseio virtual das informações em diferentes sites serviu para embasar as citações espontâneas e os fatos ali narrados e angariou novo público leitor, tanto para o blog como para o livro, formado por jovens universitários, que utilizando nosso material para publicação de trabalhos e teses, reafirma a vocação primordial da pesquisa, que é a irradiação do conhecimento .

Depois de informar, instruir e comunicar ao público leitor todos os documentos oficiais obtidos na imprensa ou fora dela, com a finalidade de restaurar a memória daquela instituição republicana que foi o IECC, a curiosidade não apenas serviu para enriquecer ainda mais o blog, como também me possibilitou a escrita de um pequeno romance : Crime e Castigo na Escola Caetano de Campos.

A intrusão da História na Literatura, serviu tanto para ampliar os meus conhecimentos sobre a Escola Caetano de Campos num determinado período(de fins do século XIX até 1912/13), como para elaborar um trabalho de criação, mais em correspondência com a minha maneira de ser : levo o conhecimento que colho nos diversos sites transformados em linguagem romanesca e este vai ser reelaborado por outras cabeças e chegar a outras sentenças.

Pelo fato de viver fora do Brasil, foi de crucial importância para a elaboração do trabalho, poder consultar grande parte do material disponível, colhido principalmente no Acervo do jornal O Estado de São Paulo.

Obrigada ;
wilma schiesari-legris

27/08/15 42°  ENCONTRO NACIONAL- CERU- USP – CIDADE UNIVERSITÁRIA.

Esse post foi publicado em Atualidades, Escola "Caetano de Campos" : escola paulista. Bookmark o link permanente.

2 respostas para iecc-memórias – CCCXXIII -Reconstruindo a história do “Instituto de Educação Caetano de Campos” através do Acervo virtual do jornal “O Estado de São Paulo”.

  1. Rubens disse:

    Oi, bonjour!

    O nome do blog saiu errado no post: Saiu http://www.ieccmemorias.*woedpres*.com Em lugar de http://www.ieccmemorias.wordpress.com

    Abraços revisados,

    Rubens Ricardo Gianesella

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s