Quem é Vera Lombard-Platet, que nos contemplou com tantos documentos sobre o jornal Nosso esforço?

Queridos leitores;

Vera Lombard-Platet enviou-nos uma boa quantidade de material, todo publicado em posts anteriores.

Vocês sabem que gosto muito de xeretear, fuçar, vasculhar sobre as personagens que se escondem  por tras da pessoa de meus leitores; assim sendo, xereteei, fucei, vasculhei e achei,  entre muitas outras citações encontradas na rede, além da menininha apontada por uma flecha na primeira fileira da foto abaixo, um curriculum vitae de deixar qualquer um perplexo.

Podemos dizer que tudo tenha começado no Instituto de Educação Caetano de Campos, dois anos antes de 1962, quando Vera, a pequerrucha da foto, era aluna de dona Dulce Santos Siqueira.

Tamanho não é documento. Teria sido ela precoce?

Quem tiver tempo ou estiver buscando uma sumidade em Psicologia, que se deleite percorrendo o CV da nossa colega!

Abraços boquiabertos,

wilma.

24/10/15.

PS:

Por onde será que andam essas meninas? 

Íride, Sílvia Rosana Segre, Sonia Steuer… que fizeram o ginasial no I.E. Caetano de Campos nos anos 70, estão convidadas a contactar a Vera Lúcia.

 

Affichage de IECC 1962 001.jpg en cours...

 

Vera Lúcia Varanda Lombard-Platet

 Affichage de Meu instantâneo 1.png en cours...
(in: O Escavador)
Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professora titular nível IV do Centro Universitário FMU. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, behaviorismo, formação de conceito, educação e análise experimental.

Informações coletadas do Lattes em 21/05/2015

Acadêmico

Formação acadêmica

Formação complementar:

  • Francês. , Aliança Francesa de São Paulo.
  • Inglês. , Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa.

 

  • Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
  • Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Análise Experimental do Comportamento.
  • Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
  • Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ética.
  • Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.

Participação em eventos

  • 11o. Congresso Nacional de Iniciação Científica. Algumas considerações sobre a homofobia no Brasil: a falta de estatísticas, implicações nas escolas e políticas públicas. 2011. (Congresso).
  • Workshop em Psicologia Positiva. 2011. (Encontro).
  • 8o. Simpósio Internacional de Dislexia. 2008. (Simpósio).
  • I Simpósio de Terapias Cognitivo-Comportamentais / I Encontro da ATC-SP. 2006. (Simpósio).
  • Semana com Paul M. Salkovskis – Terapia cognitiva e transtornos de ansiedade. 2005. (Congresso).
  • 5o. Congresso nacional de Iniciação Científica. 5o. Congresso nacional de Iniciação científica. 2005. (Congresso).
  • Palestras sobre núcleos do curso de psicologia a alunos do 1o. ano.Palestras sobre núcleos do curso de psicologia a alunos do 1o. ano. 2004. (Seminário).
  • X Simpósio multidisciplinar da USJT. 2004. (Simpósio).
  • IX Simpósio Multidisciplinar da USJT.Projeto de atendimento psicopedagógico ao aluno universitário. 2003. (Simpósio).
  • Ciclo de estudos sobre o Estatuto da criança e do adolescente. 2003. (Encontro).
  • VIII Simpósio multidisciplinar da USJT: ciência e educação.O ensino de um projeto de pesquisa com seres humanos na disciplina de Psicologia Experimental. 2002. (Simpósio).
  • VII Simpósio multidisciplinar da USJT: o que é ciência afinal?.Projeto de pesquisa sobre formação de conceito em análise experimental do comportamento. 2001. (Simpósio).
  • Encontros pedagógicos – 5a. semana de estudos: construindo o projeto pedagógico. 2001. (Encontro).
  • Encontros pedagógicos – 4a. semana de estudos: construindo o projeto pedagógico. 2001. (Encontro).
  • VI simpósio multidisciplinar da USJT: educação à distância.VI simpósio multidisciplinar da USJT. 2000. (Simpósio).
  • Encontros pedagógicos – 2a. semana de estudos – projeto USJT prepara para o futuro milênio. 2000. (Encontro).
  • USJT no terceiro milênio: uma universidade para a paz. 2000. (Encontro).
  • V Simpósio multidisciplinar da USJT: a legislação da educação superior. 1999. (Simpósio).
  • Encontros pedagópgicos – projeto USJT prepara para o futuro milênio. 1999. (Encontro).
  • V Encontro Estadual de Clínicas-escola. 1997. (Encontro).
  • VI Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 1997. (Encontro).
  • V Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 1996. (Encontro).
  • Primeira Jornada de Terapia Cognitiva. 1994. (Encontro).
  • Pesquisa básica e aplicada no desenvolvimento de uma tecnologia comportamental. 1975. (Encontro).
  • Pesquisa em modificação de comportamento: problemas e procedimentos. 1974. (Encontro).

Participação em bancas; orientação de alunos em masters.

Produções bibliográficas sozinha ou com outros autores:

A Ética na formação e atuação do psicólogo. Psikhê (São Paulo) , v. 10, p. 27-33, 2005.

Assertividade: uma forma de evitar problemas na comunicação. Psikhê (São Paulo) , v. 9, p. 44-48, 2004.

Um levantamento dos hábitos de estudo dos alunos do curso de Psicologia. Psikhê (São Paulo) , São Paulo, v. 6, n.2, p. 61-71, 2001.

Conceitos básicos de Análise Experimental do Comportamento. Www Behaviorism Org, Internet, 2001.

O comportamento assertivo. Integração (São Paulo) , São Paulo, v. 17, p. 95-96, 1999.

Relação mãe e filho: considerações sobre o apego. Integração (São Paulo) , São Paulo, v. 7, p. 270-274, 1996.

Resenha bibliográfica do livro Descrição, definição e registro de comportamento. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 23, n.81, p. 134-134, 1981.

Psicologia experimental: manual teórico e prático de análise do comportamento. 5. ed. São Paulo: EDICON, 2003. v. 1. 271p .

O novo código de ética profissional do psicólogo. Informe psicológico, São Paulo, p. 01 – 02, 03 out. 2005.

Como é e o que se faz no laboratório de Psicologia Experimental. Boletim de psicologia do curso de Psicologia do UNIFMU, São Paulo, , v. 13, 01 mar. 2001.

A Observação como um instrumento de trabalho para o psicólogo. Boletim de Psicologia do curso de Psicologia do UNIFMU, São Paulo, , v. 4, 03 ago. 1998.

VII Mostra de projetos de formação de conceito em análise experimental do comportamento. In: X Simpósio Multudusciplinar da USJT, 2004, São Paulo. X Simposio multidisciplinar da USJT – 2004. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu, 2004.

Projeto de atendimento psicopedagógico ao aluno universitário. In: IX Simpósio multidisciplinar da USJT, 2003, São Paulo. Anais do … Simpósio Multidisciplinar da USJT (Impresso), 2003. p. 163-163.

Projeto de pesquisa sobre formação de conceito em análise experimental do comportamento. In: VII Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu, 2001, São Paulo. Anais do VII Simpósio Multidisciplinar da USJT- O que é ciência, afinal?, 2001. p. 50-50.

V Mostra de projetos de formação de conceito em análise experimental do comportamento. In: VII Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu, 2001, São Paulo. Anais do VII Simpósio Multidisciplinar da USJT – O que é ciência, afinal?, 2001. p. 163-163.

VII Mostra de projetos de formação de conceito em Análise experimental do Comportamento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

VI Mostra de Projetos de Formação de Conceito em análise experimental do comportamento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Mostra de projetos de formação de conceito em Análise Experimental do Comportamento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

O ensino de um projeto de pesquisas com seres humanos na disciplina de Psicologia Experimental. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projeto de pesquisa sobre formação de conceito. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

V Mostra de projetos de formação de conceito em Análise Experimental do Comportamento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

A assertividade como forma de evitar distúrbios na comunicação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Uma comparação entre os atributos de parceiro amoroso ideal e atual e de filho ideal e real. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

IV Mostra de Formação de conceito em Análise Experimental do Comportamento. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

III Mostra de projetos de formação de conceito em Análise Experimental do Comportamento. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

A assertividade como uma forma de evitar problemas na comunicação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Alguns dados sobre o comportamento da criança na introdução à escola. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

Parecer sobre a obra “Ciência e pesquisa em psicologia”. 1984.

 III Mostra de projetos de Formação de Conceito. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Psicologia como ciência. 2011. (Apostila).

Psicologia como profissão. 2011. (Apostila).

Técnicas de observação de coportamento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Técnicas de observação de comportamento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Curso de aprimoramento em psicoterapias comportamentais e cognitivas. 2005.

Comunicação e assertividade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Técnicas de observação de comportamento. de 1996 até 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2005 – 2006

    Avaliação do índice e nível de depressão em estudantes recém-ingressos na universidade, Descrição: Avaliação do nível e índice de depressão em estudantes recém=ingressantes na universidade, aplicando o BDI (Inventário de depressão de Beck) e um questionário de contexto de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vera Lúcia Varanda Lombard-Platet – Integrante / LEILA CASSETARI – Coordenador / VIVIANE G C DI DOMENICO – Integrante.

  • Atividades como docente

    • 08/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial do Informe Psicológico, Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Orientaçào Psicopedagógica e Psicossocial – POPP, Núcleo das Ciências Biológicas e da Saúde.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente e atendimento aos alunos.

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Atividades Acadêmicas Culturais, Núcle das Ciências Biológicas e da Saúde.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação Institucional e Pedagógica, Núcleo das Ciências Biológicas e da Saúde.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Laboratório de Psicologia Experimental, Cargo ou função, Chefe de laboratório de Psicologia experimental

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Experimental do Comportamento, Análise experimental do comportamento humano, Estágio básico: Orientações para análise e produção de textos técnico-científicos, Metodologia científica, Psicologia: ciência e profissão, Psicologia Educacional I, Psicologia Educacional II.

      Estágios , Curso de Psicologia, Núcleo das Ciências Biológicas e da Saúde.,Estágio realizado, Estágio básico: Orientações aos alunos para análise e produção de textos técnico-científicos.

      Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Psicologia, Núcleo das Ciências Biológicas e da Saúde,Linhas de pesquisa

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial do Boletim Informativo do Curso de Psicologia Maio Junho, Núcleo das Ciências Biológicas e da Saúde.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

    • Universidade Sao Judas Tadeu

      Outras informações:

      Disciplinas já ministradas: Análise Experimental do Comportamento, Análise Experimental do Comportamento Humano, Estágio básico: Orientações para análise e produção de textos técnico-científicos, Psicologia Educacional, Psicologia: ciência e profissão, Metodologia científica, Psicologia dos processos cognitivos e Ética profissional. Atualmente professora das disciplinas: Análise Experimental do Comportamento; Psicologia: ciência e profissão.

  • Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2003 – 12/2004

      Extensão universitária , Projetos da Pró Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Apoio psicopedagógico ao aluno universitário.

    • 02/2003 – 12/2004

      Extensão universitária , Projetos da Pró Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Apoio psicológico ao aluno universitário.

    • 02/2003 – 12/2004

      Extensão universitária , Projetos da Pró Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Apoio ao programa de mapeamento e suporte aos casos de tentativa de suicídio da prefeitura Municipal de São Paulo.

    • 02/1997 – 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Organizadora de Semana de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

    • 02/1996 – 12/2004

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia experimental, Ética profissional, Seminários de pesquisa e práticas interdisciplinares

  • 1976 – 1983

    Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarulhos

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

    Atividades

    • 02/1986 – 08/1987

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Experimental

    • 08/1976 – 02/1983

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia experimental I, II, III e IV

  • 1981 – 1986

    Universidade Camilo Castelo Branco

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 8

    Atividades

    • 04/1981 – 01/1986

      Ensino, Pegagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral, Psicologia da Educação

  • 1982 – 1984

    Universidade do ABC

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/1982 – 01/1984

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Experimental

  • 1996 – 1997

    Universidade Ibirapuera

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/1996 – 06/1997

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Experimental

  • 1975 – 1975

    Universidade Paulista

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 4

    Atividades

    • 08/1975 – 11/1975

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia geral e experimental I

Esse post foi publicado em Atualidades, Fotos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Quem é Vera Lombard-Platet, que nos contemplou com tantos documentos sobre o jornal Nosso esforço?

  1. Vera Lombard-Platet disse:

    Wilma, como já disse acho que vc exagerou e me deixou sem graça!!!! Sempre dei aulas de psicologia e no momento estou afastada… mas é só! Foi um grande prazer mandar essas fotos para vc!!!! Gde bjo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s