iecc-memórias CCCXLVIII – MONSENHOR PASSALACQUA aposentado da ENC.

Julho:
19/07/1918(OESP)
Por decreto de ontem foi aposentado monsenhor Camillo Passalacqua do cargo de professor da Escola Normal da Capital.

“Notona” Social:
21/07/1918(OESP)
CASAS DE ENSINO
ESCOLA NORMAL – APOSENTADORIA DE MONSENHOR PASSALACQUA HOMENAGEM DA CONGREGAÇÃO

Convocados pelo senhor Carlos Alberto Gomes Cardim, diretor da Escola Normal, reuniram-se ontem às 12 horas, em sessão de congregação, os lentes daquele estabelecimento, para apresentarem suas despedidas ao seu colega , doutor Monsenhor Camillo Passalacqua, recentemente aposentado.
O professor Cardim, ao abrir a sessão pronunciou um discurso enaltecendo os méritos de monsenhor Passalacqua, que há 40 anos vem prestando serviços à isntrução paulista, quer na cadeira de pedagogia na antiga Escola Normal da rua da Boa Morte, quer na de português, literatura e latim, na atual.
(…)
Gomes Cardim deu a palavra à Lourenço Rodrigues.(segue o discurso do mesmo no artigo do jornal OESP ; Passalacqua responde ao discurso com outro discurso, igualmente ali publicado. – nota minha)

 
O senhor diretor encerrou a sessão e, seguido por todos os lentes, conduziu monsenhor à porta de saída.
Nos corredores e nas escados de acesso ao estabelecimento, até os portões da escola, em alas duplas, os alunos esperavam o velho lente para dizerem à s.revma., mais um adeus. Entre palmas, passou monsenhor Passalacqua, coberto de pétalas de flores, recebendo os votos de felicidade que lhe faziam seus alunos.

02/08/1918(0ESP)
Qual foi o montante da aposentadoria do monsenhor Passalacqua como lente da Escola Normal da Capital?
Resposta na pg 02 da edição daquele dia: 5.000$000!

Pas mal! Dali en diante Passa al vigno!

 

Monsenhor Dr. Camillo Passalacqua

 

Exerceu seu Ministério em Campinas segundo provisão de 26 de setembro de 1890 e termo de 28 desse mês e ano. Monsenhor Camillo Passalacqua nasceu no dia 07 de maio de 1858, em Scaléa, Província de Nápoles, Itália. Foram seus Pais João Passalacqua e Dona Raphaela Bello Passalacqua. Em tenra idade iniciou seus estudos em Marselha, vindo depois para São Paulo, matriculado no Seminário em 02 de março de 1878. No dia 16 de junho de 1881 recebeu as Ordens do Presbiterato. Foi lente catedrático e Reitor do Seminário, professor da Escola Normal, tendo composto obras valiosas de pedagogia e metodologia. De volta de uma viagem à Europa, por motivo de saúde, veio paroquiar em Campinas, realizando trabalhos de valor em sua gestão. Em 1900 foi nomeado Protonotário Apostólico ad Instar. Monsenhor Passalacqua foi sem dúvida um dos ornamentos do alto clero paulista e foi autor de várias publicações importantes de temas de piedade, religião e história.(in: Memória e História)

 

“Notinhas” Sociais anteriores:

06/06/1918(OESP)
Licença para tratamento de Saúde de Ruth Bulcão Ribas, professora da Escola Isolada Anexa da ENC.

27/07/1918(OESP)
A normalista secundária, dona Laura de Almeida Sampaio, foi nomeada, sob ato de ontem como professora substituta efetiva da Escola Modelo”Caetano de Campos” anexa à Escola Normal da Capital.

Teria ela sido filha ou parente de Laura de Almeida Sampaio, amante do pintor  Almeida Jr. ?

(Dona Maria Laura, a musa – bar&lanches/Taboão)
Anúncios
Esse post foi publicado em Publicações do jornal 0ESP desde 1894 sobre o IE Caetano de Campos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s