iecc- memórias – 1 – Janeiro de 1920 na Escola Normal da Capital.

1920

JANEIRO NA ESCOLA NORMAL DA CAPITAL

Como vimos até agora, o jornal O Estado de São Paulo publicou muitos artigos sobre a Escola Normal da Capital entre 1894 e 1920.

minha primeira impressão é que esses anos passados foram os mais prestigiosos para a nossa escola, com uma grande massa de informações.

Talvez pelo fato do jovem diretor da ENC( Azevedo Antunes), antigo aluno do estabelecimento e introduzido na direção da escola através da pressão exercida por Oscar Thompson ter personalidade pouco marcante, começa a decair a quantidade de publicações no jornal OESP.

1915 talvez Ruy de Paula Souza 1909(Azevedo Antunes – ieccmemorias)

Somente a partir dos anos 50 , reflorece o prestígio da Escola Normal da Capital, então denominada Instituto de Educação Caetano de Campos, para começar seu declínio total no final dos anos 60.
21/01/1920(OESP)
Foi entregue ontem à senhorita Edith Monteiro, recentemente diplomada pela Escola Normal Primária, o prêmio “Prudente de Moraes” no valor de 360$000 e que é destinado ao aluno que conquistar a maior média no quatriênio escolar.

Afficher l'image d'origine(Anexo da escola onde foi feita a cerimônia)
Na mesma ocasião foram conferidos os prêmios “Pereira Barreto” no valor de 300$000 e destinado aos alunos que conquistaram a maior nota nos trabalhos de Física e Química e o prêmio “Rio Branco” no valor de 420$000 que compete aos alunos que obtiveram nota máxima em História do Brasil.
Conquistaram o prêmio “Pereira Barreto” as alunas Sheba Genaro, Joana de Oliveira Cunha, Maria Antonietta Borba, Beatriz de Barros Pires, Maria Ernestina Sette, Cyrene de Carvalho Rodrigues e o aluno Joaquim Sylas Cintra.
Fizeram jus ao prêmio “Rio Branco” as seguintes alunas: Dulce Rodrigues dos Santos, Ismenia Ferreira, Maria Ignes de Camargo Barros, Marina de Moraes Alves, Odette de Souza Carvalho, Eponina Jordão e Noemia de Magalhães Gomes.
Os concorrentes aos prêmios “Pereira Barreto “e “Rio Branco”, num gesto de filantropia e de sentimento patriótico desistiram dos direitos que tinham em favor às vítimas da seca do Ceará.
PS: dois terrenos na Vila Olympia, vendido no mes seguinte, eram anunciados por 150$000 e 500$000

Afficher l'image d'origine(Escola WEB)

     Pereira Barreto(ieccmemorias)

Afficher l'image d'origine(Barão do Rio Branco – (UOL Educação)
24/01/1929(OESP)
Inauguração do Grupo Escolar Católico, anexo à igreja Santo Antonio do Pari, no bairro do mesmo novo, cujo ensino deve ser equiparável ao oficial.
A alma do projeto cabe ao senhor professor Lourenço Rodrigues, lente da ENC e ex-diretor geral da instrução Pública de São Paulo.
                                pari

 

 

 

 

 

(Franciscanos)

31/01/1920(OESP)

ESCOLA NORMAL DA CAPITAL
CURSO COMPLEMENTAR
O “Diário Oficial” está publicando o edital chamando candidatos à matrícula no 1° ano feminino suplementar do Curso Complementar.
Tem direito à matrícula no referido ano todas as candidatas aprovadas nos últimos exmes de admissão, e as alunas da Escola Modelo que concluíram o curso e obtiveram até a média 8,1.
Ao 1° ano do masculino tem direito os alunos diplomados e que alcançaram a média 9,0.
Queixas e reclamações:
Recebemos de um estudante residente nesta Capital uma carta em que o mesmo reclama contra uma determinação do secretário do Interior, em virtude da qual foi mudado o horário das aulas da seção masculina da Escola Normal da Capital. Alega o reclamante que, sendo a maioria dos alunos dessa escola empregados do comércio, que só das horas da noite dispõem para o estudo, ficam agora impossibilitados de continuar o curso começado, bem como os que o prendem iniciar, de o fazer, representando esse fato um grande inconveniente, senão uma iniquidade para com a sua laboriosa classe.

Anúncios
Esse post foi publicado em Parte II- Caetano de Campos - O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL A PARTIR DE 1920. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s