IBA MENDES tem um blog maravilhoso!

(wilma schiesari-legris)

Queridos leitores :
Qualquer pessoa que, sem sair de casa, queira conhecer a história de São Paulo através de documentos fotográficos deve, imperativamente, consultar “sites” especializados.

Ir pessoalmente é melhor; no meu caso, teria de tomar um avião e voar por doze horas para poder chegar em São Paulo e procurar tudo o que nos interessa para alimentar o blog; sem contar que os arquivos oficiais se encontram longe dos aeroportos, as pessoas que a gente gosta e que gostam da gente e querem sempre nos ajudar tem outras coisas para fazer, a cidade é grande demais para uma locomoção rápida, e por aí vai; ou iria!

O blog do Iba Mendes é um porto seguro: fotos de época, para o começo do século XX de grandes mestres( Militão Augusto de Azevedo, Guilherme Gaensly, Aurélio Becherini ) além da reprodução parcial de clichês de jornais e revistas que as pessoas não lembram mais.

Como a pesquisa sobre a Escola Normal da Praça, o nosso Caetano de Campos, não pode ser descontextualizada da vida paulistana e da História do Brasil, vire-e-mexe procuro os arquivos do Iba Mendes; e se por vezes a pesquisa segue em câmara lenta, a razão é que fico navegando horas e horas naquele espaço de sonhos e projeções.

Então aparece um grande “problema”: é impossível, pelo menos para mim, contentar-me da página que acompanhará o texto do meu post!

“Navegar é preciso” e, assim sobre aquelas águas calmas, passo horas e horas, que não conto no relógio do meu tempo, horas maravilhosas e cheias de récitas visuais, poses, enquadramentos, contraste e memória.

Para completar a sensação visual, faltariam apenas a tátil e a odorante, do papel liso, satinado ou não, cheirando à revelação de placas antigas por contacto, ou aos banhos que trataram e fixaram imagens na penumbra misteriosa de um laboratório fotográfico.

E volto no tempo, sem esperar que seja meia-noite em Paris…

Abraços argênticos,

wilma.

09/02/2016.

Encontrado no blog do IBA MENDES…

O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM 1922
As comemorações dos paulistanos referentes ao dia 7 de Setembro de 1922, quando se completou 100 anos da Independência do Brasil, em imagens publicadas pela prestigiada revista “A Cigarra”…
As comemorações do Centenário da Independência do Brasil na famosa Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 7 de Setembro de 1922

 

 A multidão assistindo a uma missa campal na Praça de Sé por ocasião das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, no doa 7 de Setembro de 1922
  Missa campal realizada no Largo da Sé no dia 7 de Setembro de 1922
 A Tribuna Oficial participando das comemorações do Centenário na “Colina do Ipiranga”, em 1922
 O deputado Roberto Moreira discursando na antiga Colina do Ipiranga, em 1922
A Força Pública de São Paulo em passeata na Avenida Paulista, quando se comemora os 100 anos da Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro de 1922

 

Fonte:
Revista “A Cigarra”, edição de 1922, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Anúncios
Esse post foi publicado em Fotos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s