Capa para proteger as provas no Instituto de Educação Caetano de Campos.

Heloisa Casagrande nos mandou algo interessante:

 

Durante o meu  curso primário, em tempos de provas escritas usávamos folhas volantes retiradas de um caderno cuja capa era feita de papel mata-borrão, ilustrada com a fachada da escola, tudo em cor azul real;  bastava destacar as folhas e com elas éramos testados.
No Ginasial e demais cursos, entrou o papel almaço(ao maço) para substituir as folhas volantes do caderno destinado às provas.
Tudo era adquirido na Papelaria São Francisco, da Praça da República onde dona Lina, seus filhos e, seu Francisco, avô dos meninos, garantiam o bom uso do material escolar exigido dos alunos no IECC.(Instituto de Educação Caetano de Campos)
Entretanto, a capa de cartolina que vemos representada na foto é material mais antigo, porque provavelmente individualizava e protegia cada documento. Seria uma capa por matéria ou se colocava todas as provas numa capa só?
Pelo nome e endereço da papelaria (Palmares) distribuidora de material personalizado, chego à conclusão que se tratou de um comércio que precedeu a papelaria São Francisco, no mesmo local, na época em que no lugar do cine República havia uma bela sala de patinação reservada à boa sociedade paulistana…

                                               index

Anúncios
Esse post foi publicado em material didático usado no iecc. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s