Em 1925 o professor Manoel Bergströn Lourenço Filho assumiu a Cátedra de Psicologia e Pedagogia na Escola Normal de São Paulo ( posteriormente denominada “Escola Normal Caetano de Campos”.

Professor Manoel Bergströn Lourenço Filho

Pioneiro na renovação do ensino no Brasil

 

Yolanda Cintrão Forghieri

RESUMO :

O texto tem por objetivo descrever a significativa atuação de Lourenço Filho na área da Educação , com destaque no ensino e na aprendizagem ; revelando-o como um importante intelectual dedicado à renovação do ensino brasileiro , da qual é pioneiro ; assim como da disseminação dos conhecimentos de Psicologia e das relações entre estes e os currículos da escola primária e da então Escola Normal , organizando-a como específica para a formação de professores . Levantou consideravelmente o nível da Educação no território nacional e implantou os primeiros laboratórios de pesquisa nessa área.

                                       (wikipédia pt)

Palavras Chave :  Lourenço Filho ; campo educacional brasileiro ; Psicologia

 

É com prazer que costumo escrever e participar da publicação a respeito de eminentes pesquisadores que tem contribuído para o desenvolvimento da ciência em nosso País,  pois considero  ser um modo de contribuir para a Memória , principalmente na área de Educação e de Psicologia , às quais tenho me dedicado no decorrer de mais de meio século de atividades no ensino superior . Assim aconteceu com as biografias que elaborei sobre a psicóloga social Aniela Ginsberg , que no século passado foi docente e pesquisadora cultural da PUC / SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  ,  ( Forghieri , 2011 ) e o físico teórico Mario Schenberg , que além da sua grande contribuição nessa área , revelou ser excelente professor , na instituição do governo , a Universidade de São Paulo , (Forghieri , 2009 ). Além de apresentar as suas contribuições para a Ciência , sempre que possível procuro relatar aspectos da sua vida pessoal , pois tenho observado o quanto ambos encontram-se relacionados.

Manoel Bergströn Lourenço Filho , mais conhecido apenas como Lourenço Filho , brasileiro , paulista , que no século passado , revelou-se como eminente educador e corajoso renovador do ensino aqui no Brasil . A partir de 1925 adentrando em 1940 havia uma enorme valorização do então curso primário , tendo sido criado um curso destinado ao esmerado preparo de seus professores : a Escola Normal . Tal valorização atingia também o aspecto financeiro , pois tais profissionais recebiam remuneração igual ao dos Juízes daquela época . Consequentemente , a Escola Normal era muito procurada pelos homens , que durante vários anos passaram a ser , exclusivamente , seus professores e diretores . Provavelmente por esses motivos , o jovem Lourenço Filho interessou-se por tal profissão , indo cursar a Escola Normal em Santa Rita do Passa Quatro – SP , cidade próxima da Vila Porto Ferreira , onde ele residia com sua família.

E um fato interessante dessa ocasião é que minha mãe residia com seus pais naquela cidade , onde seu pai era um comerciante bastante conhecido . Como Lourenço Filho era ainda muito moço , seus progenitores solicitaram aos meus avós a gentileza de hospedá-lo . E  foi assim que minha jovem mãe Donária e o jovem Lourenço Filho se conheceram e foram namorados durante o período em que êle lá permaneceu , sempre às vistas dos adultos da casa , como era o costume da época.

Conheci pessoalmente o Professor Doutor Lourenço Filho em conferências que proferiu aqui em São Paulo , assim como pessoas a ele relacionadas . Além disso nessa ocasião apliquei com ótimos resultados princípios da Escola Nova pois seu livro era adotado na Faculdade “Sedes Sapientiae” , onde estudei . Todos esses fatos propiciaram-me elementos para escrever este texto , motivo pelo qual apresento poucas referencias bibliográficas.

Lourenço Filho acabou terminando a Escola Normal em São Paulo , para onde veio residir com sua família .

Inteligente , estudioso , culto e com múltiplas capacidades , resolveu prosseguir seus estudos em nível superior . E nessa época as famílias abastadas como a dele costumavam enviar seus filhos para a Europa a fim de estudar em suas antigas e renomadas Faculdades. Entretanto, como não queria sair de seu país natal e aqui já existiam duas  faculdades , êle ingressou na Faculdade de Medicina  com a intenção de se especializar em Psiquiatria para prestar atendimento às pessoas de baixa renda com desequilíbrio mental ou psicológico . Porém cursou apenas até o segundo ano  pois percebeu por não ser essa a sua vocação . Então matriculou-se na outra Faculdade existente na época , a Faculdade de Direito e se formou como Bacharel em  Ciências Jurídicas e Sociais com a pretensão de defender os direitos de pessoas sem recursos financeiros ; mas ainda não foi aí que encontrou sua verdadeira vocação . Resolveu dedicar-se ao magistério do ensino primário , idéia que havia lhe ocorrido quando completou a Escola Normal . Começou a lecionar em uma instituição particular cujos administradores eram norte americanos . Estes possuíam farta biblioteca com livros a respeito de um movimento na Europa e nos Estados Unidos da América, de grande renovação do ensino : a Escola Nova . Ficou entusiasmado com as idéias e formulações dos proponentes do referido movimento , tais como o suíço Claparede e o norte americano Dewey . Passou a estudá-las com afinco e aos poucos foi encontrando sua verdadeira vocação ; a de educador, professor , pesquisador e renovador do ensino em seu país natal.

 Em 1925 assumiu a Cátedra de Psicologia e Pedagogia na Escola Normal de São Paulo (  posteriormente denominada “Escola Normal Caetano de Campos”.

Passou a ser um intelectual dedicado ao campo da educação , do ensino , da aprendizagem e da psicologia , cujo interesse já havia surgido desde quando cursou a Escola Normal .

Em 1930 publicou o seu primeiro livro sobre “Introdução ao Estudo da Escola Nova “ no qual , além das idéias de seus proponentes , as esclareceu e as ampliou com seus próprios conhecimentos de Psicologia e sua experiência como professor . Tal livro foi o primeiro aqui editado à  respeito , em língua portuguesa . Esse livro foi revisto e teve várias  edições, sendo até hoje considerado importante referência para o  estudo da renovação do ensino no Brasil . Nele as renovações do ensino encontram-se relacionadas ao progresso da  Psicologia , que passou a revelar as peculiaridades da infância , diferentes das do adulto , que devem ser consideradas na elaboração de programas , currículos e atividades do ensino na escola primária.

Em sua carreira foi progredindo de professor primário a docente da Escola Normal da Praça  e desta ao magistério de ensino superior na Universidade de São Paulo e posteriormente na Universidade do Rio de Janeiro , onde se encontrava a capital do Brasil.

Seu modo de ser decidido , inteligente , corajoso , ativo , culto e competente , com o ideal de prestar sua contribuição ao progresso e renovação da educação em nosso país , conseguiu prestá-la , com suas atividades como professor , pesquisador , com a publicação de numerosos livros e artigos amplamente divulgados chegando e exercer importantes cargos nessa área , tais como : Diretor da Instrução Pública do Ceará , onde organizou e renovou o sistema de ensino e criou o primeiro laboratório de Psicologia ; foi presidente do Instituto Brasileiro de Educação , Ciência e Cultura no Rio de Janeiro ; foi presidente da Associação Brasileira de Educação ; criou o Serviço de Psicologia Aplicada de São Paulo; organizou o Instituo Nacional de Estudos Pedagógicos ; esteve à frente do Instituto de Educação do Distrito Federal ; fundou a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ; reformulou a estrutura curricular do curso primário e do Curso Normal ; divulgou e conseguiu introduzir em várias cidades renovações da Escola Nova ; foi protagonista da Educação de Adultos ; organizou e dirigiu o Seminário Inter Americano de Educação a Alfabetização de Adultos , sob os auspícios da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação , a Ciência e a Cultura (UNESCO) , nessa ocasião recebeu o Título de “ Maestro de Las Américas “; foi um dos  pioneiros no estabelecimento de relações entre   Educação e Psicologia .

Como pesquisador fundou vários Laboratórios de Pesquisa , criou o teste ABC destinado a avaliar a maturidade da criança para a aprendizagem da leitura , amplamente utilizado ; criou um Questionário para avaliar as aptidões para determinadas profissões e também um Questionário para verificar a adequação entre as atividades profissionais e suas próprias aptidões , bastante utilizados naquela ocasião.

Lourenço Filho veio ao mundo na Vila de Porto Ferreira – São Paulo em 1897 e faleceu no Rio de Janeiro em 1970 , aos 73 anos de idade , dedicou a maior parte de sua vida a realização de seu ideal , tendo conseguido naquela ocasião , elevar o nível de importância da educação em nosso país .

 

Foi um dos mais eminentes educadores brasileiros do início do século XX ;   

          participou efetivamente da constituição do campo educacional , bem como do

          movimento de instituição da Psicologia como campo científico no país .

         ( Scanderia e Carvalho , 2008 )

 

Porém durante longo tempo sua enorme contribuição não foi devidamente reconhecida por ter desenvolvido suas idéias renovadoras e suas atividades durante a ditadura ( 1930-1945) de Getúlio Vargas. Embora tal contribuição tenha acontecido no sentido de estimular a responsabilidade e a liberdade dos educadores , dos professores , dos alunos e dos cidadãos em geral .

Referências Bibliográficas :

– Lourenço Filho , M. B. ( 1934) Testes ABC , São Paulo , Melhoramentos ;

– Lourenço Filho , M. B. (1930) Introdução ao estudo da Escola Nova , São Paulo , Melhoramentos ;

– Sganderia , Ana Paola e Carvalho , Diana (2008 ) Revista Psicologia da Educação nº 26 , São Paulo

( Yolanda Cintrão Forghieri, autora do texto;  REBRA)Afficher l'image d'origine
Anúncios
Esse post foi publicado em Expressão livre: textos dos leitores. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s