1925 – 05/12/1925(OESP) – José Escobar publica a estrutura didática dos planos de aula; tudo “mastigado” para qualquer disciplina!

05/12/1925(OESP)
O lente da ENC, professor José Escobar, assina o plano de estudos da cadeira de Didática para o 3° ano do Curso Normal:

           (olx)3ºLivro de Leituras Infantis-Francisco Furtado Mendes Vianna-33ªEdição/1925-Raridade

ENSINO DA LEITURA
1- iniciação oral; didática livro de leitura; jornal da classe no quadro negro, bibliotecas infantis; planos mentais;
2- Bibliografia;
3- Exame do materia( Museu histórico: cartilhas, silabação ,palavração e sentencização; Livros de Leitura : para 1°, 2° e 3° anos , mais leitura suplementar para os alunos do 4° ano);
4- Os Quatro Métodos de leitura para analfabetos;
5- A leitura analítica: bases psicológicas variantes;
6- três planos de aula sobre leitura analítica;
Sentenças destacando a palavra, palavra destacando as sílabas e as sílabas destacando as letras;
7- Plano de aula de leitura silenciosa para o 2° ano;
_- Plano de leitura com explicação prévia para o 2° ano;
9- Plano de leitura com sinopse para o 3° ano;
10- Plano de aula de leitura expressiva para o 4° ano;
1- Plano de leitura de cenas e descrições ; análise literária;
2- 12- Plano de aula de leitura suplementar;
3- Crítica dos livros adotados, das aulas observadas, dos horários e dos programas. Conclusões gerais.
ENSINO DA LINGUAGEM

1- Orientação Geral(linguagem oral e escrita: Bolleau, Albalat, Gourmont, Payot.(…)
2- Bibliografia
3- Exame material do Museu Didático(…)
4- Plano de aula sobre a palavra; aumento de vocabulário.
5- Plano de aula sobre a sentença; observação do real
6- Plano de aula sobre a sentença de observação da gravura e de modelos(animais, flora, frutos)

Afficher l'image d'origine(manuels anciens)

7- Plano de aula sobre a sentença(…)
8- sentenças de imaginação
9- Plano de aula sobre a completação de sentença com modificação sintática do objeto presente na frase
10- Idém para objetos ausentes
11- Plano de aula para descrição de cenas*
12- Plano de aula de descrição individual
13- Plano de aula de composição
14- Plano de aula de composição de histórias à base de gravuras com colaboração da classe
15- Plano de aula de composição de contos(liberdade para as alunas)
16- Três Planos de aula de composição: reprodução socrática , produção livre, transposição de poesia em prosa
17- Três planos de aula sobre redação de cartas, requerimentos e ofícios e documentos comerciais
18- Ensino da ortografia ditada(…)
19- Plano de aula sobre cópias
20- Três planos de aula sobre ortografia: (processo viso-motor, viso-ando-motor e viso-ando-motor-gnóstico)
21- Dois palnos de aula de declamação
22- Os mecanismis de linguagem e a sua análise(todos os temas
citado no texto)
23- TRINTA planos de aula sobre o mecanismo da língua*Crítica dos cadernos e livros adotados, dos horários e dos programas.
ENSINO DE FRANCÊS

Afficher l'image d'origine
1- Orientação geral. Ensino direto e suas variedades. Processos mentais.
2- Bibliografia
3- Exame do material do Museu Didático(mapas, livros de tradução e conversação, cadernos)
4- Plano de aula sobre tradução de uma história escrita em português.
5- Plano de aula sobre palestra.
6- Plano de aula sobre reprodução oral.
7- Plano de aula sobre a leitura de um texto em francês.
8- Plano de aula sobre comunicação
9- (ilisível)
ENSINO DE DESENHO

Palu 3   Afficher l'image d'origine(penta3)

1- Orientação geral(seguem os nomes de autores, mas ilisíveis)
2- Bibliografia.
3- Exame do material do Museu Didático(tudo que esteja exposto ou arquivado)
4- Quatro planos de aula de desenho de imaginação; desenho livre; decalque e ornatos figuras (ilisível)
5- Quatro planos para aulas de desenho de observação; objetos naturais e manufaturados – com o papel e nas coordenadas; cópias de modelos geométricos- e com o traguardo; desenho de paisagens- com o bastidor; desenho de silhuetas;
6- Plano de aula sobre exercícios preparatórios e suplementares(linhas e ângulos)
7- Três planos de aula sobre: desenho industrial, simétrico e pedagógico.
8- Feitura, pela classe , de um programa gráfico de desenho.
9- Crítica dos cadernos: modelos, aulas observadas, horário e programas. Conclusões gerais.
ENSINO DA CALIGRAFIA

Afficher l'image d'origine(educalunos)

1-Orientação geral; confronto entre letra vertical e inclinada. A ambidestria. Posição. Modelos individuais e coletivos.
Exercício dos dedos. Número de linhas. A correção de cada linha. O emprego do lápis e da tinta. Letras à fantasia.Tipo individual de letra. Processos mentais.
2-Bibliografia.
3- Exame do material do Museu Didático.
4-Plano de aula de caligrafia do 1° ano, pela simples cópia de sentenças.
5-Plano de aula de caligrafia sistemática.
6-Crítica.
ENSINO DE MÚSICA

Afficher l'image d'origine
16 Orientação geral. A influência educativa do canto. O folclore musical. A manosolfa. O ensino analítico da música. O Orfeão de Piracicaba. Processos mentais.
26 Bibliografia
3-Exame do material do Museu Didático
4- Plano de aula sobre “respiração”.
5-Idém sobre “vocalização”.
6-Idém sobre o ensino de uma “canção”.
7- Idém sobre altura e duração dos sons e sua escrita.
8-Idém sobre análise de um trecho musical.
9-Idem sobre “ditado de um trecho”
10- SEIS planos de aula sobre vários pontos do programa.
11- Crítica.
ENSINO DE GINÁSTICA

Afficher l'image d'origine
(i-radio)Afficher l'image d'origine

Aula de esgrima na escola estadual Caetano de Campos

1- Orientação geral. Conceitos(anatômico, psicológico, e físico) Fim higiênico:emulatórios, prazer, ar livre, horário, fadiga, treino, atletismo, jogos. Fim econômico e estético. A dança, a ronda, os exercícios calistênicos. Fim psíquico: Sistemas: francês, inglês, sueco, argentino. Os movimentos; divisão dos movimentos; processos menntais.
2- Bibliografia.
3- Exame do material no Museu Didático.
4- Plano de aula argentino e seus momentos.
5- Plano de aula sueco para crianças principiantes.
6- SEIS planos de aula sobre danças rítmicas e sobre jogos.
7- Crítica.
ENSINO DE TRABALHOS MANUAIS

Afficher l'image d'origine(ric mais)

1-Orientação Geral. O fim educativo e o utilitário. Os modelos da série educativa. A cartonagem, a modelagem, a marcenaria, os trabalhos de arame e cera, costura, bordados e outros trabalhos de agulha, os tecidos de palha, os serviços domésticos, a jardinagem, etc..
2-Bibliografia.
3- Exame do material do Museu didático.(trabalhos de toda natureza)
4- Plano de aula de cartonagem.
5-Idém de “bordado”.
6- DOIS planos de aula de costura e de chapéu.
7-Plano de aula de modelagem.
8-Plano de aula de sloyde em madeira.

Afficher l'image d'origine(wikipedia fr; sloyd)

9-Feitura de um álbum-programa para o curso primário.
10-Crítica
12- Revisão dos principais assuntos tratados no 2° ano.
ASSINA: JOSÉ ESCOBAR*.

 

(*professor da Escola Normal da Capital e colaborador do jornal OESP)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s