iecc-memórias – Parte II Agosto de 1926 na Escola Normal da Capital e no Estado de São Paulo.

1°/07/1926(OESP)
Inquérito sobre a Instrução pública
Conforme o artigo publicado ontem, 30/06/1926(OESP -Ensino Primário e Norma XII –Ainda as conclusões do nosso inquérito) ficou acabada a primeira parte, referente ao ensino primário e normal do inquérito organizado pelo jornal O Estado de São Paulo.

(Sampaio Doria; dec.UFCG)Afficher l'image d'origine

Embora nem o dr. Sampaio Doria, nem o doutor Oscar Thompson pudessem dele ter participado, o jornal concorda que algumas críticas levantadas a algumas orientações e assinala que as mesmas não visavam atingir a pessoa de ninguém, mas àquelas orientações, e se responsabiliza pelos artigos não assinado como sendo opinião daquela casa de imprensa.

 
Encerrada essa primeira parte do artigo, que teve grande repercussão dentro e fora do Estado, o jornal anuncia que vai expôr o problema da educação técnica-profissional, seguida de larga investigação da crítica sobre o ensino secundário e superior, sem abandonar a abordagem do esnsino primário e Normal.

 
05 , 07 , 13 e 23/07/1926(OESP)
Anúncio(ver na página anterior referente à Parte II)para os cursos do Jardim da infância e aulas de preparação a entrada à ENC do Collegio Villalva.

12/07/1926(OESP)

(pro memória   de campinas)                          

 

João Lourenço Rodrigues , ex-diretor da Instrução Pública de São Paulo, relata a sua amizade com o professor da ENC José Feliciano e, no discurso que pronunciou em Campinas para homenageá-lo nos conta a seguinte história:

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A reforma de Cesario Motta criou na ENC a cadeira de Astronomia e Mecânica para cuja regência foi nomeado aquele seu amigo e mestre, o professor José Feliciano, que recebera como material didático uma esfera armilar, um globo celeste e uma luneta para as suas aulas, sem jamais poder  utilizar essa última pelo fato da escola não possuir um verdadeiro observatório no seu terraço.

 
José Feliciano não pestanejou em mandar construir um observatório lado da sua vivenda que se erguia na avenida Paulista destinado àqueles que quisessem ir à sua casa conhecer os segredos da Astronomia, embora agora lhe faltasse a luneta.

 
Coincidência, José L. Rodrigues possuindo uma, ofereceu-a ao amigo; mas naquele ínterim, o Congresso do Estado suprimiu a sua disciplina e fê-lo nomear como professor de Geometria na ENC…

Entre 1916 e 1957, o Belvedere Trianon mostrando ao fundo o Observatório.Neste local será construido o MASP.
Tudo isso foi contado ao jornal OESP porque, graças ao Centro de Ciências e Letras, acabava-se de ser criado um curso de Astronomia Popular em Campinas, cujo encargo das aulas foi dado ao ex-diretor geral da Instrução Pública, que tendo admirado muito seu mestre na ENC, quis render-lhe a devida homenagem.

 
17/07/1926(OESP)
Foi concedido ao professor Tancredo Aymberé Gonçalves, auxiliar das aulas de modelagem da ENC, mais a quarta parte do seu ordenado por contar mais de 30 anos de efetivo exercício.
23/07/1926(OESP)
A MEDIDA DO NÍVEL MENTAL E DA INTELIGÊNCIA-(6a conferência) Conferência do professor Henri Piéron na ENC.

O professor Piéron vem realizando na ENC um interessante curso de Psicotécnica e a de ontem foi a sexta da série e a 3a dos processos psicotécnicos que desenvolveu sobre o tema do uso dos “tests”.

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(Société Binet-Simon; prof. Piéron)

 
Retomando o conteúdo da conferência anterior onde fora abordada a aprecisção das avaliações do nível mental levando em consideração a escala de Binet, o professor preveniu o seu público da necessidade de reserva no uso das suas palavras, pois deve-se separar a noção de nível mental e de inteligência; a ideia original de Binet seria a de separar crianças com desenvolvimento mental normal da crianças retardadas e das excepcionalmente brilhantes, sem necessariamente medir a inteligênvcia como fez mais tarde com a noção de QI.

 
E designou nível mental como aquele composto de certas características de cada indivíduo somadas à ação educativa, aos processos de ensino, a ação social e o sistema de lógica por ele desenvolvido.

 
O professor falou sobre a “lógica”, como um sistema de encadeamento de conceitos.

 
O POSTULADO PARA A APLICAÇÃO DO “TEST”
Com o uso da técnica de testes psicoténicos é possível se chegar às condições médias e constantes de avaliação, medindo as capacidades de indivíduos diferentes em meios homogênios; e atentou para as observações que Claparède fez sobre o assunto, com as quais ele discorda.
A vantagem desse tipo de “test” seria o aparecimento das aptidões individuais de cada criança e,  caberia à escola, orientar cada uma delas para a sua futura profissão.
30/07/1926(OESP)
LEITURAS E CONFERÊNCIAS
A oitava conferência do professor Piéron
Determinação das atitudes individuais
O professor da Sorbonne, Henri Piéron, deu ontem no anfiteatro da ENC, a 8ª conferência sobre o curso de psicotécnica, que serve para pôr em relevo as atitudes individuais sobre o aprendizado dado aos alunos; concluiu fazendo uma diferenciação entre os “tests” dos desenvolvimentos mentais e aquele da determinação das aptidões.
Disse o mestre que essa predisposição infantil pode vir da hereditariedade, ou como consequência do meio social da criança.
Depois, para concluir, desenvolveu a questão de “ como analisar e determinar aptidões” e preconiza para tal os meios científicos.
Constatou que entre os 14 e os 20 anos de idade, mais de 15% dos jovem experimentam várias profissões; entre os 20 e 30 anos, 50% deles ainda mudam de mister duas ou tres vezes. E ainda citou os exemplos da Cia Parisiense de Transportes que modificou a maneira de empregar seus assalariados graças ao uso dos “tests”; também foi citada a elevação da produção industrial em Londres para as empresas que fizeram uso do laboratório psicotécnico.

Afficher l'image d'origine(histoires de la  psychologie)
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