iecc-memórias Parte II -A Escola Normal da Capital em agosto e setembro de 1926.

(wilma schiesari-legris)

CAETANO DE CAMPOS

Desde os inquéritos que o jornal O Estado de São Paulo fez nos anos 10 e nos anos 20(ver na pg inicial na  “casa Categorias“) verificamos que a educação no Estado de São Paulo ainda esteve deficiente.

Claro que nas escolas normais do Estado, os resultados eram excelentes com alunos perfeitamente adaptados àquele tipo de ensino que vigorou antes do advento da Escola Nova: jovens sem nenhuma carência, pais alfabetizados, situação financeira doméstica folgada, não poderiam cair no fracasso…

E teriam sido aquelas escolas um motor de mudança ao Brasil?

Vejam o resultado do trabalho do professor Lourenço Filho, depois de partir ao Nordeste  para servir aos interesses da E.N. do Ceará!

Interessante também constatar que em 1926,  no anfiteatro da EN Capital, na Praça, as conferências dos professores da Sorbonne(portanto, em francês) eram muito concorridas e prestigiadas pela boa sociedade local; professores, alunos, familiares e personalidades locais concorriam à vaga para sentarem-se nas cadeiras do anfiteatro do Jardim da Infância(aquele mesmo que Prestes Maia destruiu mais tarde) para assistirem àquelas conferências, as mesmas cobertas pelos jornalistas do  OESP …

Segue abaixo tudo que encontrei naquele jornal entre agosto e setembro de 1926:

(foto do fim do século XIX do interior do anfiteatro,única que possuo )Afficher l'image d'origine

AGOSTO de  1926
18/08/1926(OESP)
Foi contratado para exercer o cargo de professor de trabalhos manuais da ENC, o sr. Benedito Candido Moraes.

13/08/1926(OESP)
Concedida uma licença de seis meses ao professor de trabalhos manuais da ENC, , Bruno Zwarg.

15/08/1926(OESP)

Afficher l'image d'origine(Educadores brasileiros)

 

A instrução no Ceará(resumo)
A reforma do professor Lourenço Filho(“Nos domínios da instrução pública”), foi julgada depois de quatro anos:
Trata-se de uma entrevista do jornal OESP feita ao diretor do Ensino Público do Ceará, Salles Campos, na qual ele explica os sucessos e insucessos da reforma desde que o professor Lourenço deixou  aquele Estado há dois anos.
Lendo as questões e respostas ficamos sabendo que apesar de mais de 33000 alunos matriculados no Ceará, a reforma não encontrou sua completude, não preparou corretamente todos os professores, que necessariamente preferem trabalhar nos Correios ou outros orgãos federais e estaduais onde ganham mais, que não há suficiente número de prédios escolares e nem o material mais moderno se encontra em todos os estabelecimentos de ensino, inclusive na Escola Normal de Fortaleza, dirigida pelo professor João Hippolito.
E
15/08/1926(OESP)
Concedidos 15 dias de prorrogação de licença ao lente da ENC, dr. Fernando Azevedo.

18/08/1926(OESP)
Concedida ula licença de 30 dias à professora adjunta à Escola Modelo Caetano de Campos, anexa à ENC, dona Isabel Alvares Lobo.

20/08/1926(OESP)
“Tivemos o prazer de receber ontem a noite(na redação do jornal OESP-nota minha), a visita dos eminentes professores franceses, Henri Piéron, G. Küss, , H. Laugier e Alexandre Mauduit, que se acham nesta capital realizando os cursos inaugurais do Instituto Franco- Paulista.

  Afficher l'image d'origine(Skynet)Afficher l'image d'origine Laugier (Geneastar)Afficher l'image d'origine
                                                                                                                                                                                         Piéron; je suis mort.com)
 
 

Os ilustres cientistas manifesstaram a esta redação, os agradecimentos pelos seus interesses que nossa folha tem manifestado pelos cursos da novel instituição científica, destinada, aliás, à mais proveitosa ação de cultura no Brasil.
O professor Hensri Piéron, que realizou ontem a sua última conferência, agradeceu-nos em particular, a exatidão dos resumos que temos publicado de suas lições na Escola Normal.”

SETEMBRO de 1926
04/09/1926(OESP)
Faleceu o sr. Bruno Zwarg, antigo professor da ENC ; foi sepultado anteontem.
O féretro saiu da rua Bento Pereira, 33(?) para o cemitério de Sant’Anna; foi acompanhado pelas seguintes pessoas: Pedro Voss, Diretor Geral da Instrução Pública, Carlos Cardim, diretor da Escola Normal, professores e alunos da Escola Normal e da escola Modelo Caetano de Campos. (Segue uma longa lista de nomes dos parentes, amigos e conhecidos.)

07/09/1926(OESP)
FUTEBOL

(imagens: Hist. do Futebol)Afficher l'image d'origine

 
Com o campeonato de futebol, intitulado “Os jogos do Internacional”, ficamos sabendo que um dos mais importantes jogadores, Joaquim Thomas de Aquino, ex-aluno da Escola Normal da Capital participou ao evento.
07/09/1926(OESP)

 

 
O 7 DE SETEMBRO
NA ESCOLA NORMAL
No jardim da Praça da República, a Escola Normal e as escolas anexas realizarão às 8 horas , uma festa esportiva cujo programa é o seguinte:
– Hino nacional e oração alusiva à data pelo aluno Olegário Camargo Olyntho;
– Hino da Independência pelos alunos da Escola Modelo;
– Corrida com arcos(alunas do 2° ano da Escola Modelo);
– Partida de peteca(Normal  X  Complementar);
– Luta à bola;
– Corrida de laranjas;
– Corrida de revesamento;
– Barra-bola(Escola Modelo X Complementar);
– Bola ao cesto( A: Vera Sylvia Silveira; Benvinda Costa ;Maria Amélia Godoy, Jandyra Silva Pinto, Clymene Castro , Maria C. Cesar, Maria Ubaldina de Barros   x    B: Maria Fleury Oliveira, Zoé Soares, Alice Cerqueira Leite, Almerinda Petrochi, Cecilia Siqueira Lilha, Maria C. Barbosa e Helena Gama Duarte).
15/09/1926(OESP) Concedida licença e 2 meses à dona Philomena de Lacerda Ortiz, , adjunta da Escola Modelo, anexa à ENC.

E

Um mês ao professor da Escola Complementar anexa à ENC, sr. Fausto de Souza;

17/09/1926(OESP)
Concedida licença de 3 meses à dona Amélia Dias Cardoso, adjunta da Escola Modelo, anexa à ENC.

Anúncios
Esse post foi publicado em Parte II- Caetano de Campos - O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL A PARTIR DE 1920. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s