Painel 8 – Leituras de professores – 1890/1930

Painel 8 – Leituras de professores – 1890/1930(CRE M. Covas)

Em 1865 surge a primeira tradução do “Compêndio Prático de Pedagogia”, o manual de Daligault. Em 1878, Carlos Brasil publica a primeira obra nacional no gênero: o “Compêndio de Pedagogia”. Em 1884, com a edição de “Lições de Coisas”, de Calkins, traduzido por Rui Barbosa, difundem-se no Brasil idéias de Pestalozzi, Froebel e Herbart. Em 1887, o Prof. Camilo Passalacqua, da Escola Normal de São Paulo lança a “Pedagogia e Metodologia” e, em 1888, Felisberto Carvalho publica o “Tratado de Metodologia Coordenada”. No início da República são poucas as publicações sobre educação. Até o final de 1920, somente a Livraria Francisco Alves mantinha uma seção especial sobre educação, e, apenas, de natureza didática. Em 1927, Lourenço Filho organiza, através da recém-fundada Cia. Melhoramentos de São Paulo, a “Biblioteca de Educação”, a primeira coleção especializada no gênero do País, publicando autores nacionais e traduções de Claparède, Piéron, Durkheim, Binet-Simon e Leon Walter.

Afficher l'image d'origine(Babel Leilões)
(Alberto Lopes)Afficher l'image d'origine
Clique abaixo para ver o vídeo, por favor.
https://youtu.be/k38wJE7y2DkIEB – Instituto de Estudos Brasileiros/

USP (in TV Escola)

Apesar de serem “copiados e colados” aqui no blog, os Painéis Temáticos, encontrados no site do CRE M.Covas podem sontetizar informações interessantes.

Quanto ao vídeo assinalado acima, podemos ali encontrar algumas palavras de Carlos Monarcha que contribui à biografia de Lourenço Filho, depondo no Salão A. Guião, do antigo Instituto de Educaçéao Caetano de Campos;

Anúncios
Esse post foi publicado em videos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s