Significante e significado de TOLERÂNCIA.

Afficher l'image d'origine

Nosso colega Octaviano du Pin Galvão Neto, nos enviou um texto curto em signos e longo em significado.

Obrigado, diria Rolan Barthes! – apelando para o bom senso das pessoas em busca da razão; afinal, sei pertinentemente que a “instituição” à qual nosso colega pertence, tem por objetivo a”busca do racional”, ou se preferirem,  da razão.

Boa leitura,

abraços racionais,

wilma.

22/03/2016.

“Em recente reunião de uma instituição a que pertenço, fui solicitado a me manifestar, de improviso, sobre o tema “Tolerância”, escolhido por nosso Presidente por sua evidente oportunidade e pertinência no atual momento de conflito político que vivemos em nosso país e,  certamente, porque, eu e ele, divergimos diametralmente em algumas posições políticas, a despeito de nossa grande amizade e respeito mútuos.

Reproduzo tão fielmente quanto possível as minhas palavras daquele dia, esperando ter a indulgência dos que me leem, pois, como disse, o fiz de improviso, não sendo este o meu forte.

Não é possível falarmos de Tolerância, sem antes tratarmos do vício que se opõe a esta virtude, ou seja, o da Intolerância.  Filha odiosa da Ignorância e da Iniquidade, a Intolerância é, por sua vez, a mãe maldita do Preconceito, responsável, por todo o mal que germina nos corações humanos, impedindo a nossa evolução espiritual e material.

 

Por seu lado, a Tolerância nasce da Ética, do Respeito e da Compaixão, pedras angulares da relação humana.
Da ética que surge quando a percepção e o reconhecimento ‘do outro’ florescem dentro de nós, e do Respeito e da Compaixão que o acolhe em sua diferença, sem julgá-lo, nem rotulá-lo.

 

Tolerar não é suportarmos, não é sermos coniventes, complacentes ou cúmplices. Tolerar é nos colocarmos no lugar do outro, é nos esforçarmos sinceramente para vermos as coisas com os olhos dele, sob o seu ponto de vista, tentando verdadeiramente compreendê-lo em sua diferença, mesmo continuando na discordância.  É valorizá-lo, pelo que ele é, respeitando-o e acolhendo-o pelo que ele significa como ser humano no exercício de seu livre arbítrio e seu direito à opinião.

 Afficher l'image d'origine(Educa Y crece)-“cresce” sem “s”, em espanhol.

 

Tolerar não é sermos lenientes, é sermos inteligentemente complacentes, com vistas à Harmonia Social, à busca pelo Equilíbrio, à Convergência, numa convivência norteada pela Razão, Respeito e Senso Comum, entendendo que nunca teremos a primazia integral da Verdade.

 

Tolerar é entendermos a dualidade da vida e a beleza da convivência dos opostos.  Da luz com a  escuridão, do branco com o preto, do Bem com o Mal, e até da Verdade com a Mentira.  Sim, tolerar também é compreender que nem sempre nos é possível termos a estrutura psicológica e espiritual necessárias para suportarmos a Verdade, nua e crua, pois nosso ego pode não estar preparado para resistir à Verdade e sucumbir, numa disruptura mental patológica.

 

Tolerar, por fim, é uma das formas mais sublimes de amor. É amarmos o próximo como ele é, em sua essência, aceitando-o e respeitando-o, incondicionalmente.”

Afficher l'image d'origine

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Significante e significado de TOLERÂNCIA.

  1. Octaviano Galvão Neto disse:

    Adorei a imagem e a ‘tirinha’. Emolduraram à perfeição o meu esforço!

  2. vanda m m castro disse:

    Octaviano, parabéns! É por aí mesmo, não nos esquecendo que para amar, respeitar e tolerar é preciso que tudo passe pelo cérebro que comanda todas as nossas. Pensemos pois! Com o controle da nossa mente praticamos todos os nossos atos e somos responsáveis por eles.
    Abraço.

    • seu comentario(mesmo sem acento) vai partir imediatamente ao Octaviano! Abraços saudosos, wilma.

    • Octaviano Galvão Neto disse:

      De fato Vanda, é necessário construirmos “uma ponte” entre Razão e Emoção, comandada pela Inteligência, para entendermos qual deve ser a nossa RETRIBUIÇÃO pela oportunidade da vida.
      Não é uma tarefa fácil, mas nela devemos perseverar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s