PARTE II – SETEMBRO DE 1927 na Escola Normal da Capital(OESP)

SETEMBRO DE 1927

 

02/09/1927(OESP)

Realiza-se hoje, às 2à horas e trinta minutos, no anfiteatro da Escola Normal da Capital, a 8ª conferência do professor Paul Faconnet, que continuará sua dissertação da tese “a Educação intelectual na escola primária” tratando especialmente do ensino da geografia e da história.

E

Georges Dumas assina duas colunas sobre o tema “A psicologia de Cristovão Colombo”, escritas especialmente para o jornal O Estado de São Paulo.

E

02 e 21/09/1927 Moura Santos, lente da ENC, não se cansa de publicar reclames sobre seu gabinete particular onde exerce a cura de estomatite e de piorréia.

 

03/09/1927(OESP)

Paul Faconnet

Ensino da Geografia e da História

O professor Faconnet começou sua conferência criticando o aspecto unicamente utilitário da escrita na concepção do ensino primário e insistiu que nas democracias modernas, outras disciplinas têm lugar no aprendizado pois forjam a inteligência das crianças adaptando o seu pensamento ao pensamento da sua cultura e da sua época.

Quanto ao que se tem feito no ensino da Geografia, condena o mestre, absolutamente o amontoado de nomenclaturas que são dadas aos alunos, que deveria ser substituida com a 1ª das noçãoes, a do “habitat” ou “meio”, indiscutível para a formação do espírito.

Para falar do ensino da História , frisou que esse estudo tem vários pontos de contacto com a geografia, nos seus objetivos de formação cultural e, tendo como fito o estudo do “homem”, sua função moral é profunda.

E finda seu “exposé” dizendo que os hábitos mecânicos de decorar nomes deve ser substituído pelo “hábito de pensar”.

Afficher l'image d'origine(Blog do professor Zezinho)

(“E pensar” – SER OU NÃO SER… –  que no 1° ano do curso primário a gente devia saber de cor todos eles!)

 

07/09/1927(OESP)

Conferência do professor Paulo Faconnet

As modernas correntes na educação

Vista como a primeira de uma série de lições sobre as modernas correntes da educação, coma evocação das novas tentativas, de sistemas, de tendências, vistos nesses  últimos anos como novas técnicas de ensinar, apoiadas num novo espírito de reação social e nos princípios da psicologia da criança, bem diferentes daqueles primeiros, traçados há 40 anos atrás.

 A ESCOLA NOVA E AS MODERNAS CORRENTES

(resumo)

Os pontos de vista inglês e francês são levados em conta desde o fim da guerra e em decorrência dos males que ela causou., com uma nova educação social, renovada em seus objetivos, de “escola única”(extensa e intensa) pensando a na seleção das capacidades de cada aluno.

A “Escola Nova” requer pensar na renovação “dos meios” de educação , e não dos fins.

Afficher l'image d'origine(Calameo-Kerachensteiner )
Afficher l'image d'origine(IN: Slade Share)
(Grandes personajes en la historia de la Educacion)
Afficher l'image d'origine(Grandes personajes en la historia de la Educacion)

O pofessor falou então sobre a ORIGEM DO MOVIMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO, baseada nos pensamentos de Rousseau, que considerava a criança como tal. E citou os nomes de outros inspiradores da “escola nova” como, Kerachensteiner(A “Escola do Trabalho”, na Alemanha), Decroly(Bélgica), Claparède ( Suiça) e Montessori(Itália). Seguiu falando da CLASSIFICAÇÃO DAS NOVAS IDEIAS e dividiu-as em quatro grupos:

Afficher l'image d'origine(Montessori – Superock-Montreal)

1-) estudo científico da criança(pdv: psicológico, biológico patológico e social;

2-) estudo especializado da criança, através  dos recursos de leboratórios;

3-) estudo das crianças deficientes;

4-)Emprego dos testes para diagnósticos específicos;

5-) ensaios baseados na psicologia experimental.

Continuou o mestre falando das numerosas escolas experimentais  da Alemanha e dos EEUU, explicando suas diretivas:

  1. Escola ativa
  2. Sistema de liberdade absoluta
  3. Abolição de classes como no “Dalton Plan
  4. Individualização do ensino, a escola sob-medida prescrita por Claparède, levando o aluno a orientaçéao profissional
  5. Escola-comunidade

 

13/09/1927

CARNET

Aniversaria s professora dona Irene Paes de Barros, adjunta da Escola Modelo Caetano de Campos, anexa à ENC.

 

24/09/1927(OESP)

Falecimento de dona Maria Isabel Gomide Furtado, viúva do sr.dr. Godofredo Furtado, antigo professor da ENC.

O féretro sai da rua Antonia de Queiroz, 27 para o cemitério da Consolação.

E, outra informação:

Professor Paul Fauconnet

O tema de ontem foi sobre a “Educação Moral”, mas não tratada através de seus meios práticos utilizados pelos pais e mestres, mas o mestre frisou as duas vias para o tratamento da questão:

1-) encarando a finalidade moral como observação sociológica

2-) pelos meios e processos

Optou o mestre pelo aspecto sociológico e colocou o problema fixando a noção de moralidade, que é fato sociológico por excelência, o que complica a sua aplicação pelo fato de que cada grupo ou país possuir códigos morais que lhe são próprios.

O professor citou a obra de seu mestre,  Durkheim –“Educação Moral”, insistindo sobre a sua introdução sobre a moral leiga.  E dos pricípios da moral: disciplina, abnegação e autonomia da vontade, fixando conceito do “espírito de disciplina”

                                        Afficher l'image d'origine

26/09/1927(OESP)

Última conferência do professor Paul Faconnet na Escola Normal da Capital

EDUCAÇÃO MORAL

Pricípios da moral: disciplina, abnegação e autonomia da vontade(visto em conferência precedente) ; o mestre falou sobre a concepção do segundo dos aspectos, sobre a abnegação.

APEGO AOS GRUPOS SOCIAIS(família, corporação profissional, pátria, humanidade;

Sobre a AUTONOMIA DA VONTADE, discorreu o professor como etmologicamente definiu Kant, sobre a “lei ou regra imposta a si mesmo”, pois esse itém seria o causador de alguns problemas pedagógicos…

 

 

30/09/1927

Anúncio para o Pensionato Acadêmico, sito à rua 7  de Abril, 120, frisando ser ele dirigido pelo professor adido da ENC, José de Souza.

Anúncios
Esse post foi publicado em Parte II- Caetano de Campos - O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL A PARTIR DE 1920. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s