PARTE II – Caetano de Campos – A ENC em setembro de 1929(OESP)

SETEMBRO DE 1929

1°/09/1929(OESP)

II Conferência Nacional de Educação

Os representantes de S Paulo (vão) ao importante certame – As teses oficiais

 

(resumo)

“(…) A associação Brasileira de Educação promove o seu Segundo Congresso Nacional, a 15 de outubro próximo, em Belo Horizonte e, para ele ele tem se interessado os governos de todos os Estados brasileiros, associações educativas e professores públicos e particulares.

(…) O governo do Estado (SP)designou para representá-lo (…) uma delegação composta dos sres. Veiga Miranda, diretor do Ginásio da Capital, professor Renato Jardim, ministro do Tribunal de Contas e ex-diretor da EN e o professor Lomene(Lourenço?) Filho, lente de pedagogia da Escola Normal da Praça da República.

Esses educadores estiveram, há dias, em conferência com o dr. Amadeu Mendes, diretor geral da Instrução Pública, para assentas várias medidas  tendentes ao maior brilho possível na representação de São Paulo.

Dado o empenho que a ABE agita a questão da reforma do ensino secundário, tese obrigatória da conferência deste ano, é possível que de S. Paulo parta  qualquer iniciativa tendente a avivar o momentoso problema e cooperar para a sua solução.

(…)

Dentre as tese oficiais da Conferência, destacam-se as seguintes:

  • Educação sanitária
  • Educação agrícola
  • Educação Econômica e profissional
  • Educação doméstica
  • Educação política.
  • As pessoas que quiserem enviar qualquer trabalho ao importante certame, poderão fazê-lo por intermédio da Diretoria da Instrução através da Benefeciência Portuguesa N. 1.”
(Correio da Manhã)

07/09/1929(OESP)

Estudante universitários japoneses, originários de Keio e provenientes  de uma excursão de estudos no interior do Estado, visitaram ontem a Faculdade de Direito e a Escola Normal.

Resumo: tendo chegado ao Brasil no dia 17 de agosto, os alunos japoneses, em copanhia do professor Ipei Kato, da Universidade de Keio e do vice-cônsul do Japão, dr. Tetsuo Umimoto, foram recebidos no Museu Paulista, no Palácio do Governo , pelo presidente da Província, e pelos secretários da Agricultura e Viação.

Às 13 horas visitaram a Escola Normal da praça da República, junto aos seus acompanhantes e foram recebidos pelo diretor, sr. Dr. Honorato Faustino.

Conheceram a Biblioteca, a Sala de Trabalhos Manuais, as salas de aula, a Escola Modelo e diversas outras secções do edifício.

Em seguida visitaram escolas japonesas da Capital.

(segue, no artigo do jornal, o resto da programaçãodentro da cidade e em Santos, em partida para o Rio de Janeiro)

https://i1.wp.com/museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/fotografias/MI_ICO_AMP_001_002_003_001.jpg(Santos – Museu da Imigração)

 

11/09/1929(OESP)

Leituras e Conferências

“Os valores exportáveis “, pelo sr. Pandiá Calógeras, marcada para as 20 horas e 45 minutos, no anfiteatro do Jardim da Infância anexop à Escola Normal.

Afficher l'image d'origine(Mercado livre)

12/09/1929(OESP)

Leituras e Conferências

“Os valores exportáveis “, pelo sr. Pandiá Calógeras, marcada para as 20 horas e 45 minutos, no anfiteatro do Jardim da Infância anexo à Escola Normal.

Resumo:

Deveria ter ocorrido ontem, mas não foi o caso.

A conferência será transferida para amanhã no mesmo horário, na Sede do Centro das Indústrias, à rua São Bento, 47.

19/09/1929(OESP)

Carlos Gomes

Realizou-se ontem, às 29 horas, no salão do Jardim da Infância da Escola Normal da praça da República, uma festa comemorativa do trigésimo aniversário da morte de Carlos Gomes, promovida pelos corpos docente e discente do Instituto Musical de São Paulo, situado à rua das Flores, 65.

Resumindo, o programa abriu-se com uma palestra do maestro João Gomes Jr. sobre a personalidade de Carlos Gomes, revelando passagens inéditas da vida do compositor.

Depois de relatar toda uma certa de peripécias do grande compositor, nosso maestro lembrou ao público presente da necessidade  do governo colocar como cláusula de contrato aos artistas estrangeiros que se apresentam no Brasil, a obrigação de incluir obras nacionais durante suas apresentações.

Findo o discurso, a segunda parte do programa consistiu na apresentação de nove números de piano e  canto, executados pelos alunos e alunas  do Instituto Musical de São Paulo, com a apresentação de algumas obras inéditas de Carlos Gomes.

 

30/09/1929 (OESP) (resumo)

A festa das árvores realizada ontem – os nossos parques se encheram ontem com as festivas comemorações.

 

Dia ensolarado, relato poético nas primeiras linhas.

“(…) ainda mais que todas, a Festa das Árvores, que é uma festa de carinho, uma aula de dedicação, uma lição de amor aos seres vegetais que nos protegem, uma prova da compreensão que vamos adquirindo, felizmente, da necessidade de defender as matas contra o vandalismo dos seus inimigos, que são todos os homens brutais, selvagens e ignorantes.

A Instrução Pública havia determinado que a festa “constava de plantio de uma árvore pelas crianças e de uma preleção  por um dos professores. Depois, os reccreativos, os jogos ginásticos: um pouco de atenção para a inteligência, um pouco para o coração e um pouco para o físico (…)

O sr. Dr. Fábio Barreto, secretário do Interior, acompanhado de seu auxiliar de gabinete, sr. Haroldo Ribeiro, e do diretor geral da Instrução Pública, assistiu a diversas festas, compareceu a Parque Paulista, à Escola Normal da Capital, à Praça da República e ao Jardim da Aclimação.

(…)

A Escola-Modelo Caetano de Campos, realizou sua festa no jardim(gramado) da Escola Normal da capital, tendo sido a entrada franqueada ao público pelos portões laterais.”

O artigo fala de todas as escolas que participaram das festividades e os locais escolhidos tanto para o plantio da árvore como dos torneios esportivos.

Fotos da São Paulo Antiga Homenagem ao aniversário da cidade!(Imagens: Jardim da Aclimação e ENC – fashionbubbles.com)

Fotos da São Paulo Antiga Homenagem ao aniversário da cidade!

Anúncios
Esse post foi publicado em Parte II- Caetano de Campos - O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL A PARTIR DE 1920. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s