Marco Antonio de Oliveira Lima (Quito)/Nelson Maeda/ João Carlos Falsetti

Queridos leitores;

 Marco Antonio Oliveira Lima apareceu no nosso blog, pela primeira vez, no dia 7 de junho deste ano. Não sei onde recuperar seu endereço eletrônico; espero que ele continue lendo o blog para nos escrever de novo.

Imediatamente houve a reação do Nelson Maeda, que transcrevo abaixo das palavras de Marco Antonio;  aproveito para reimprimir um texto de João Carlos Falsatti, o Joca, com as fotos por ele enviadas em 2011.

Aviso aos três e aos demais interessados que a formatura de 1964 rendeu aproximadamente 1.000 fotos; a Regina LERA nos enviou e elas foram  publicadas recentemente no blog; as imagens podem ser ampliadas quando abertas e se encontram numeradas abaixo de todas as pranchas de contato. Para vê-las diretamente, cliquem abaixo:

Todas as fotos de formatura da turma do ginasial do IE Caetano de Campos em 1964.

Vou enviar um e-mail coletivo para os colegas citados nos diferentes textos para que eles troquem muitas emoções.

Abraços celebrados,

wilma.

03/07/2016.


Marco Antonio de Oliveira Lima (Quito) disse:

Somente hoje (07/06/2016) tomei conhecimento do “site”. Fiquei surpreso e até comovido ao ver a foto. Estava procurando pelo Google sobre O Beretta e o Ivan e me deparei com essa preciosidade.!!! Tenho saudade de muitos e gostaria de manter contato para relembrarmos aqueles dias.
Marco Antonio (Quito).

Comentário do Nelson Maeda

maeda

Caro Marco Antônio (de Oliveira Lima – “Quito”; n° 25, da 1ª E / 1961);
O meu nome é Nelson Maeda (n° 28, da 1ª E / 1961), aprendiz seu no basquete do IECC por 4 anos (61/64). Com surpresa e satisfação, deparei-me com manifestação sua neste blog e, a bem da verdade, foi uma fortuita coincidência, vez que, ultimamente, pouco vinha acessando o presente meio.
Conquanto possa não mais de mim se lembrar (por tímido e franzino à época), recordo-me perfeitamente de você, morador na Av. Ipiranga (se não me trai a memória), militante/sócio do antigo C.R. Tietê, com ótimos fundamentos no esporte da cesta. A propósito, no período 65/67 cursei o Científico no Colégio de Aplicação (ao lado de vários caetanistas), onde fui colega de classe de Romeu Picchi, jogador de voleibol infanto-juvenil do C.R.Tietê (posteriormente transferido para o Palmeiras), contemporâneo do “Bolinha” no Tietê, os quais você pode ter conhecido naquele Clube. Com o Picchi, participei de algumas competições estudantis de voleibol, futebol de salão de basquete (por exemplo, Jogos da Primavera- pelo Colégio).
Como você, tentei, há 4 anos, encontrar notícias do André Luiz Morcelli Beretta (sobre quem nada constatei) e de dois dos colegas de classe com o prenome Ivan: a) Ivan Toledo de Albuquerque (nr 14, na 1ª E / 1961 e que residia próximo da Av. Ipiranga / Av. Senador Queirós), sobre o qual encontrei indícios de ter sido funcionário/prestador de serviços da Petrobras e b) Ivan Roberto Guimarães Varella (n° 13, na 1ª E / 1961, usava com frequência óculos com lentes escuras), com o qual obtive um único contacto (via e-mail), através do qual soube que residia há décadas em Paris e, cogitando aposentar-se na época, estava a procura de um recanto campestre nas cercanias da “Cidade Luz”.
Formando no ginásio em 1964 (4ª E), não me recordo se teria sido você uma das vítimas da Matemática (prof. Eneida), naquele fatídico ano (quase 50% de reprovação). A respeito, vários dos nossos colegas se manifestaram neste blog, mormente no período “fevereiro/2011 a maio/2011”, cujas intervenções poderá visualizar, localizando em “Arquivos” (coluna à direita do blog) o correspondente período, publicações dos quais sugiro os seguintes:

– Depoimento tocante de João Carlos Venegas Falsatti (Publicado em fevereiro 17, 2011): texto
– Cantigas sádicas e de sedução que cantávamos na escola (Publicado em março 3, 2011): comentários
– Edna Jardim e João Carlos Falsetti enviaram-nos suas fotos de caetanistas (Publicado em abril 8, 2011):
fotos e comentários
– Rubens Ricardo Gianesella: onde está você? (Publicado em abril 12, 2011): fotos, charge e comentários
– Carta do Maeda ao Joca. (Publicado em abril 13, 2011): texto e comentários
– M.A.E.D.A : M(emória) A(dmirável) de E(lefante); D(anado) e A(rguto)! (Publicado em abril 14, 2011): texto e foto
– Caetanos de Campos: carta do Joca e fotos da 1a, 2a e 4a séries E (de 1961 a 1964

-Confira se você faz parte do grupo. (Publicado em abril 20, 2011): fotos e comentários
– Full metal jacket versus A bela adormecida! (Publicado em abril 24, 2011): texto e comentários
– Joca se manisfesta! (Publicado em abril 25, 2011): texto
– A(ler à) saída do Templo(do bem e do saber!) (Publicado em abril 26, 2011): texto e comentários
– Imagens do nosso livro de francês. (Publicado em maio 3, 2011): comentários

Hoje, aos 67 anos (dos quais 36 casado com Solange), encontro-me aposentado há pouco mais de um ano, após 42 na última atividade (BC-Banco Central do Brasil), 45 de contribuição previdenciária e 51 de trabalho. Temos um casal de filhos: a mais velha, 32 anos, é Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e, o outro, 30 anos, analista no mercado financeiro.
Residi sempre em São Paulo/SP e, caso queira manter contacto comigo (seria extremamente prazeroso), coloco à disposição (sua e dos demais colegas), o endereço de e-mail maeda.nm@gmail.com.
Um grande e saudoso abraço!
Nelson Maeda

A cartinha do JOCA:

Oi, Wilma;

Boa tarde.

 Quero antes de mais nada me desculpar pelo meu “calote”, onde me comprometi a re-enviar a foto e caricatura da turma com a identificação de todos ali presentes. No entanto, entrei numa “roda viva” que me tomou todo o tempo disponível e fiquei umas 2 semanas sem abrir seu blog. Mas o que mais me deixou surpreso foi esta manhã ao abri-lo, deparar com a “enxurrada” de posts e comentários envolvendo a caricatura do Rubens Gianesella e a foto da nossa 4ª série E de 1964. E mais ainda com as referências tão carinhosas tuas e do Nelson Maeda pelo que fiquei muito sensibilizado e agradeço.

Nelson acabou fazendo o que eu tinha me proposto e “destrinchou” a identificação de todos da turma na foto.

 O Nelson se revelou um grande “arquivo vivo” ao trazer à tona tantos detalhes e particularidades, inclusive do nosso tempo “pós-caetano” no Colégio de Aplicação da USP.

Ele é um grande amigo e tenho muito orgulho disto. E como é bom curtir as grandes amizades de tão longo tempo.

Como é bom lembrar do nossa turma que jogou bola na calçada atrás da Caetano todos os sábados das 10:00h às 12:00h (esse dia tínhamos aula somente até as 10h).

Nosso grupo era composto pelo Norberto Rodrigues (Nô), Moysés Aron Pluciennik (Moche), Nelson Maeda, Rodolfo Rocha, Antônio Carlos Fonseca e eu; e nos arriscávamos às investidas do Geraldinho que tentava nos pegar para levar para a diretoria. Afinal, era pecado jogar bola na área da escola e isto podia dar em suspensão. Eram determinações do Cardim…

 Todas as tentativas do Geraldinho, para nossa sorte, resultavam sempre em fracasso. A única vez que ele tentou nos ferrar, ele “sequestrou” nossas cadernetas durante a aula na 2ª feira e quis nos levar na marra para o Cardim (ia dar em suspensão na certa!). Com tremenda presença de espírito o Norberto se recusou a ir alegando que as questões de disciplina do ginásio tinham de ser tratadas pelo Julião (diretor do ginásio). Ele acabou forçado a nos entregar para o Julião, que nessa época se transformara num amigão da gente.

O que aconteceu?

O Julião dispensou o Geraldinho e em seguida nos devolveu as cadernetas e sem nada dizer nos mandou de volta para a classe….e o Geraldinho nunca mais nos incomodou.

 Quanto aos “cabuladores” ausentes na foto da 4ª série, eles podem ser vistos na foto da 3ª série E de 1963 que eu estou enviando no arquivo anexo. Lá estão o Otaviano, o Lera, e o Paulo Sakamoto. Nesta foto também a Profa. Edith de História.

Complementarmente, estou encaminhando anexo os arquivos com as fotos tiradas na 1ª e 4ªséries (já publicada) para dar a “visão histórica da turma do ginásio de 61 a 64”. Só não disponho da foto da 2ª série E – 1962.

Na foto da 1ª série E – 1961, estão a inspetora da classe Dona Aparecida e a orientadora Dna. Dalva.

Por enquanto é isso. Deixo aqui meu agradecimento e um abração a você e todos amigos que estão compartilhando desta curtição das boas lembranças vividas no IECC.

JOCA

 

 

     

Anúncios
Esse post foi publicado em Expressão livre: textos dos leitores, Fotos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s