PARTE II – Caetano de Campos – Outubro de 1933 e a ENC. Palestras sobre a Sífilis

OUTUBRO 1933

06/10/1933(OESP)

Na Escola Normal Masculina

No anfiteatro do Jardim da infância, foi realizada a conferência dedicada à seção masculina da Escola Normal. O doutorando Luiz Baptista, interno-chefe da Liga de Combate à Sífilis, foi o orador escalado para aquele local, tendo discorrido amplamente sobre as moléstias venérias. (…)

 

24/10/1933(OESP) – resumo:

Todos nós sabemos que a doutora Carlota Pereira de Queiroz, foi aluna da ENC e supervisora do Jardim da Infância, anexo à ENC.

Também estamos cansados de saber que dona Carlota foi a primeira mulher eleita deputada no Estado de São Paulo, no ano de 1933.

A notícia que segue resumida na edição de 24 de outubro de 1933 do jornal OESP começa assim:

DOUTORA CARLOTA PEREIRA DE QUEIROZ

  (João Lourenço da Silva Netto)Afficher l'image d'origine

Transcorreu no meio de grande brilho o almoço que lhe foi oferecido pela sociedade paulistana.

Transcorreu no maior brilho o almoço que amigos e admiradores da exma. Sra. Doutora Carlota Pereira de Queiroz lhe ofereceram domingo último, por motivo de sua eleição para representante de São Paulo à próxima Assembléia Constituinte.

O almoço realizou-se no Automóvel Club, tendo a adesão das seguintes pessoas:

-Seguem praticamente duas colunas, com os nomes de seus acólitos, contando mais de 160 linhas onde aparecem familiares e “socialites”, além de alguns membros da Escola Normal da Capital, que conjugam as duas categorias como: Jorge Americano, Rosina Soares, Joaninha e Heloisa Grassi Fagundes, Pérola Bayngton, Godofredo da S. Telles, Guilherme de Almeida, Anita Malfatti e nomes de que nos ficaram conhecidos como de banqueiros (Roberto Simonsen), empreendedores e polícos (muitos dos Mesquita, dos Cardoso de Ameida , dos Withaker)

As grandes “socialites” do moribundo baronato do café também estiveram presentes, como Olívia Guedes Penteado, que encabeça a lista.

Depois da leitura dos telegramas de congratulação procedida pelo dr. Jorge Americano, usou da palavra o dr. José de Almeida Camargo. (…)

À  sobremesa, a pedido, o poeta Guilherme de Almeida declamou versos de sua lavra e Alcantara Machado dirigiu uma saudaçéao à dra. Carlota Pereira de Queiroz.

(…)

E

Menos glamour, lemos outras duas colunas: A cruzada contra a sífilis

A campanha do Centro “Oswaldo Cruz” prossegue meio a grande entusiasmo – Será cerca de 500 talheres o jantar de gala sexta-feira – Novas manifestações de solidariedade.

Quer dizer que o Salão Ramos de Azevedo vai receber gente chique para acabar com uma epidemia de sífilis? Não bastava uma epidemia de interventores no Estado?

Vale dizer que publico esta notícia lida no jornal OESP, porque entre os aderentes encontra-se a ENC!

(EBAH-Médicos e estudantes- Liga de Combate à Sífilis) 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Parte II- Caetano de Campos - O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL A PARTIR DE 1920. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s