Livros livres !

 

Ativismo Cultural

29/10/2014(artigo encontrado ao acaso, quase dois anos depois de sua publicação)

Literatura Espalhada distribui milhares de livros em São Paulo

Projeto da Fundação Escola de Sociologia e Política de SP (FESPSP) foi às ruas hoje pela 10ª vez em sete anos de trabalho

Integrantes do projeto Literatura Espalhada foram hoje às ruas de São Paulo com a missão de distribuir milhares de livros. Esta é a 10ª edição em sete anos de atividades ininterruptas do evento. No total, seis mil livros ganharam novos donos através das mãos de estudantes da Fundação Escola de Sociologia e Política de SP (FESPSP).

A atividade começou como manda a tradição: no campus da FESPSP, no bairro Vila Buarque. Em forma de passeata, o grupo de alunos distribuiu livros aleatoriamente nas ruas da região até a Praça da República. Durante o contato com a população, os estudantes aproveitam para conversar com as pessoas, reforçar a importância da literatura e incentivar o hábito da leitura.

Quem coordena o ativismo cultural é a Profª Drª Eliana Asche, docente de literatura da FESPSP. Ela explica os resultados que esta ação promove na sociedade e no meio acadêmico.

“Acredito que assim podemos levar literatura para quem não tem acesso, para quem tem medo de livros. E para os alunos, acredito que é de um aprendizado ainda maior, pois eles percebem que todo mundo pode ser leitor”, justifica Eliana Asche.

Dos seis mil exemplares distribuídos, quatro mil foram entregues apenas na manhã de hoje. Os outros dois mil foram compartilhados durante a semana passada, no seminário OS RUMOS ESTRATÉGICOS DO BRASIL, que aconteceu na FESPSP reunindo mais de dois mil pesquisadores e alunos de 20 até 23 de outubro.

O Literatura Espalhada acontece todos os anos nos dias 14 de março, quando é comemorado o Dia do Bibliotecário e também no dia 29 de outubro, Dia do Livro.

Virou notícia

(…) A ação ainda repercutiu na Rádio Trianon e no blog Siga Vale Mais, da jornalista Filomena Sayão. O projeto ainda foi procurado pela TV Brasil para cobertura da distribuição de livros programada para tarde. Mas, o esgotamento dos exemplares na parte da manhã impossibilitou a matéria.
– See more at: http://www.fespsp.org.br/noticia/literatura_espalhada_distribui_milhares_de_livros_em_sao_paulo#sthash.uN4r3Hq7.dpuf

 

Anúncios
Esse post foi publicado em outros documentos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Livros livres !

  1. Beleza de iniciativa, Eliane!!! Parabéns pelo projeto utilíssimo a alunos e aos que precisam de livros. Não sabia desse programa, agora vou participar, pois tenho muitos livros a doar. Adoraria também conversar com os alunos.

  2. Aqui uma associação similar deixa livros em bancos de praça, pontos de ônibus, locais comerciais, parapeito de janelas e quem o acha, além de poder ler algo interessante, deve deixar o exemplar em algum ponto estratégico para que alguém continue a aventura.
    Na derradeira pag. ha uma coluna para quem quiser, escrever o nome para grava-lo no sistema de migração literaria.(desculpe-me pela falta de certos acentos). Abraços, wilma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s