Amanhã seriam os 122 anos da Escola Normal na Praça da República, se ela ainda existisse…

Escola Normal; Escola Normal da Capital; Escola Normal Modelo; Instituto de Educação Caetano de Campos.

Enquanto  se dedicou à formação de professores através do ensino  “normal”, nossa escola teve endereços inusitados até que em 1893 fosse cimentada a pedra fundamental na antiga praça dos Curros, então da República.

Ali estiveram as mais altas autoridades da Província de São Paulo, na presença dos arquitetos Ramos de Azevedo e Paula Souza.

iecc – memórias III. 1 – Lançada a primeira pedra(a fundamental): festa na Praça ao porvir da Escola Modelo.

 

No ano seguinte, aos 02 de agosto de 1894, foi inaugurada a Escola Normal da Capital, com pompa e circunstância como era o estilo republicano de seus fundadores.

02 de agosto de 1894. Inauguração da Escola Normal e da Escola Modelo Caetano de Campos.

Na época em que foi lançada a pedra fundamental, nossa escola era localizada na rua da Boa Morte, como indica o documento abaixo, enviado ontempelo nosso colega José Horta Manzano:

1880 a  1880 ENAlmanach Paulista de 1881.

Antes, porém,  de fixar-se na rua da Boa Morte, a Escola Normal, que gozava de grande precariedade foi, em termos de endereço, apenas um apêndice da igreja-matriz e, depois,  uma sala cedida pela Faculdade de Direito…

Finda a época das vacas magras, a Escola Normal da Capital atingiu grande notoriedade internacional, até a chegada da revolução de 30 e, depois,  a de 32, findando a festa da alternância dos partidos “Café-com-leite” na presidência da república assim como as facilidades daquele tipo de poder exercidas no âmbito dos governos “estaduais” e “municipais”.

Ao auge seguiu-se a mediocridade; embora tendo sido escola de alto padrão, pouco a pouco foi invadida pela decadência, materializada pela influência do golpe militar de 64; ela eliminou o Ensino Normal e minou sua estrutura, esmagou o seu estatuto e mudou  seu endereço. Voltamos à boa morte!

Amanhã tem mais!

wilma.

Anúncios
Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Amanhã seriam os 122 anos da Escola Normal na Praça da República, se ela ainda existisse…

  1. Que maravilha!!! Isso merece uma celebração. Aliás, haverá algum ato lá na IECC? Se houver, estarei lá com certeza. Parabéns à Escola Normal e à Escola Modelo mais do que centenárias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s