Lágrimas do professor Hermes Verniano.

             Afficher l'image d'origine(osegrdodorosario)

Um dos meios mais sublimes de recordar o passado da pessoa que amou e continua amando, é vasculhar os arquivos de fotos e lembrar-se das ações realizadas pelo ente querido; contudo, nesta manhã, tomando rotineiramente meu chá, dirigi em seguida  à minha mesa de trabalho para meus afazeres rotineiros: ao abrir meu computador a tela de descanso resplandeceu com a foto de meu filho Ricardo. Ó, como foi sublime contemplá-lo em toda sua plenitude!  Tive a impressão que seus olhos castanhos aos meus dirigia seu olhar penetrante, parecia que queria balbuciar algumas palavras comigo; as duas rugas, levemente profundas de sua testa eram as marcas primeiras de seu meio século de vida; seu cabelo bem cortado que já perdera o preto de sua origem, cobre toda a lateral de sua cabeça deixando transparecer com evidencia considerável uma calvície que separa artisticamente as laterais com as madeixas cor de prata. Ele não está sorrindo na foto, seus lábios estão fechados, mas seu olhar é  contemplativo.

Foi muito doloroso para todos nós a partida inesperada do Ricardo com apenas 56 anos de idade, é o que chamamos de uma partida sem volta, apenas o que volta dele hoje são as nossas recordações, e no meu caso especialmente sua figura constante em meus sonhos. Todas as noites com raras exceções Ricardo é presença marcante nos meus emaranhados sonhos, principalmente no horário que assinalam o amanhecer. Parece que ele sabe que logo vou acordar e que ainda estou vivo gozando a plenitude da vida que ele não teve pela morte prematura. Ricardo em meus sonhos continua o mesmo  sorridente brincalhão, sarcástico como ninguém: nos meus sonhos com ele os panoramas têm sido os mais variados e está sempre a meu lado nos meus devaneios oníricos, parece que continua vigiando meus atos. Em situação embaraçosas, normais nos meus sonhos aparece ele sempre sorrindo como que dizendo: não se assuste é tudo brincadeira.

Ricardo continua presente no meu dia a dia através do seu requintado guarda- roupa  cuja a maioria das peças são hoje do meu uso pessoal. Não são poucas as indumentárias que hoje é medida certa para meu uso diário. Este fato para mim além de ter mudado por completo o meu vestir trago diariamente comigo o calor e a energia emanada das suas vestimentas. O mesmo acontece quando frequento a academia, seus tênis e chinelos ainda impecáveis deslizam nos meus pés; talvez a firmeza que hoje tenho no caminhar e na exercitação física seja reflexo da sua energia.

Ricardo foi o meu primeiro filho e acabou tendo, diferente dos irmãos, um carinho meu fora do comum. Teve uma infância que poucas crianças tiveram – pois os fins de semana eram sempre meus e dele, a mais linda e perfeita simbiose de um pai com um filho. Ricardo muito cedo na minha companhia conhecia como ninguém a vida na cidade como no campo. Nas nossas andadas semanais ia sentindo de perto a beleza e o resplendor da natureza. Seu aprendizado, antes mesmo da pré- escola,  acredito que tenha fortalecido o seu bem viver, futuro que tão cedo apagou. Ao conviver com os coleguinhas da pré- escola já levou consigo o saber e a importância que tem a vida e todos os seres vivos.

Afficher l'image d'origine(simplessoluçoes)

Ser independente é a vontade maior de todas as crianças só que sua maneira de viver a independência estava no seu olhar marcante e na observação atenta de tudo ao seu redor.

Aquele suas olhos de antes é o mesmo que vejo agora na tela de descanso do meu computador – ele continua penetrante.

Esse post foi publicado em nosssos filhos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Lágrimas do professor Hermes Verniano.

  1. Marisa disse:

    Linda crônica que perpassa pela dor e a saudade de alguém que partiu prematuramente antes de seus pais, contrariando a Lei da Vida. Sei da dor e da saudade, em pele. Mas acredito que não precisamos guardar a Energia de quem se foi, pois ela permanece como Fonte Emanadora em outro Plano.

Deixe um comentário

