NOTA àqueles que abrem esta página pela 1a vez:
“Caetano de Campos – Parte II
é o título provisório para a transcrição dos artigos do jornal OESP publicados depois de 1920, tratando da Escola Modelo Caetano de Campos.
Antes desse período, o leitor pode encontrar todos os artigos publicados no jornal OESP que se referem à Escola da Praça desde 1894 sob o título CAETANO DE CAMPOS PARTE I – de 1894 até 1920.
O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL DA CAPITAL NO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO ?
05/011/1939 (OESP) (resumo)
Sociedade de Sociologia
Realizar-se-á no dia 09 vindouro, às 20 horas no Salão Nobre da Escola Normal Modelo, uma reunião extraordinária da Sociedade de Sociologia em colaboração com o Grêmio Cultural Brasil- Nipônico de São Paulo.
O professor Noboyuki Suzuki, também escritor, pronunciará uma conferência sobre “O Budismo e a sua influência na cultura japonesa”.
Entrada facultativa.
(Debito.org)
12/011/1939 (OESP)
Missão Militar Chilena(OESP)
(resumo)
Os membros da Missão Militar chilena visitaram ontem a Escola Normal Modelo, recebidos pelo corpo docente e pelo corpo discente em grande solenidade.
(Panamerican World)
Dona Carolina Ribeiro pronunciou um discurso citando a escritora e educadora Gabriela Mistral, que também havia passado um mes em São Paulo, para informar as nossas professoras sobre a educação em seu país.
O maestro Fabiano Lozano regeu o orfeão da escola e a normalista Maria Isabel Pitombo declamou uma poesia( “Ibérica”)
(genealog- general Fuentes Rabé) 
Em seguida o chefe daquela missão, o general Fuentes Rabé, transmitiu uma mensagem dos estudantes chilelenos aos estudantes brasileiros., naquele momento delicado em que o mundo via evoluir a II Guerra Mundial.
Depois de visitar a Escola Normal Modelo, a Missão seguiu para o quartel do II Exército e para a Penitenciária do Estado.
(Quartel do II Exército; rua C. Crispiniano; in blog do Ralph Giesbrecht)
Á noite foram para o Rio onde participariam às comemorações oficiais do Cinquentenário da Proclamação da República.
Enquanto isso, na mesma página do jornal existe um artigo sobre a inauguração do retrato do professor italiano Ettore Onorato, da cadeira de mineralogia, no salão nobre do prédio da nossa escola, situado no 3° andar, onde funcionou a FFCLUSP.
(Grupo Figueira da Glete) 
16/09/1939 (OESP)
Aniversário de Formatura dos professores de 1889;
Os alunos que concluíram o curso no ano corrente pela Escola Modelo de S. Paulo vão prestar homenagem no dia 18 aos professores sobreviventes da turma de 1889, pela então Escola Normal da Capital, que agora festeja o seu jubileu de formatura.
Ás 9 horas, na capela do cemitério da Consolação será rezada uma missa por intenção dos professores já falecidos; às 15 horas, no salão nobre da Escola Normal Modelo, à Praça da República, realizar-se-á uma sessão solene, com a presença dos professores daquela turma e suas famílias, que residem nesta capital.