PARTE II – Caetano de Campos – SEMANA da PÁTRIA em SETEMBRO de 1940 .

NOTA àqueles que abrem esta página pela 1a vez:

“Caetano de Campos – Parte II

é o título provisório para a transcrição dos artigos do jornal OESP publicados depois de 1920, tratando da Escola Modelo Caetano de Campos.

Antes desse período, o leitor pode encontrar todos os artigos publicados no jornal OESP que se referem à Escola da Praça desde 1894 sob o título CAETANO DE CAMPOS PARTE I – de 1894 até 1920.

O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL DA CAPITAL NO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO ?

SETEMBRO de 1940:

(my screms)Afficher l'image d'origine

O cine Metro projetou em São Paulo “..E o Vento Levou”.

As publicidades misturam imagens da marmelada branca da marca  A Sul América – com os eletrodomésticos da Westinghouse Electric .

Os paulistas modestamente inauguram a Feira Nacional das Indústrias !

1°/09/1940 (OESP)

SEMANA da PÁTRIA

 

Comemorações que vão do 1° ao 07 de setembro de 1940 festejando os 118 anos da Independência do Brasil.

“Não somos hoje uma potência de força decisiva no mundo, nem pretendemos ser o Paraíso na Terra; mas a marcha de nosso progresso é tão segura e as esperanças de nosso futuro encontram apoio tão certo em nossa História e na História de todos os tempos, que não há nenhuma exaltação em prever para o Brail uma posição de vanguarda no concerto dos povos.”

( texto retirado do artigo)

 AS COMEMORAÇÕES EM SÃO PAULO

(resumo)

(Organizadas pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo comando da Segunda Região Militar; não podemos esquecer que estávamos sob intervenção federal; remarcar o uso das rádios pelo governo em questão!)

Hoje, às 21 horas, sessão de abertura da Semana da Pátria e no estúdio da Rádio Tupi:

  1. Hino Nacional – pela Orquestra Sinfônica do Departamento de Cultura da Municipalidade, regência do maestro Armando Belardi;
  2. Oração do dr. Cyrillo Jr. membro do Departamento Administrativo do Estado;
  3. Protofonia do Guarany, de Carlos Gomes;
  4. Oração do tenente Godofredo J. Santoro dirigida à juventude brasileira;
  5. “Contractada de Diamantes” (Minueto de F. Mignone;
  6. Protofonia da ópera “Salvador Ross”, de Carlos Gomes.

Amanhã, às 21 horas, alucação da educadora Carolina Ribeiro (diretora da Escola Normal Modelo – nota minha), dirigida à mocidade estudantil brasileira ao microfone da Rádio Cruzeiro do Sul. A parte musical estará a cargo da banda do 4° B.C.

                                                                       carolina Ribeiro(ieccmemorias)

Dia 03 – às 19 horas, alucução pelo dr. Casper Libero(ex-caetanista, nota minha), ao microfone da Rádio Cultura, dirigida aos intelectuais brasileiros. Números de música a cargo da banda da Guarda Civil.

  (C. Libero ) Afficher l'image d'origine

 

Dia 4 – às 8h30’- Grande concetração de estudantes na Praça da Sé (…) com os alunos de todas as escolas da capital, que percorrerão  a rua 15 de Novembro, o Largo do Paissandu até o palanque oficial das autoridades, ao som da Banda de Clarins do 2° R.C.D., do 2° C.A.DO e Força Policial. O pavilhão nacional deve ser conduzido pelas alunas do Escola Normal. (…)

21 horas – Hora cívica dedicada à juventude brasileira, ocupando o microne da Rádio Difusora os srs:

Dr. Mário Lins (Secretário de Educação do Estado) e coronel Heitor Bustamante, chefe do Estado Maior da 2ª Região Militar; parte musical: banda da Força Policial.

Dia 5 – às 21 horas – alocução pelo monsenhor Francisco Bastos ao microfone da Rádio Excelsior, com música pela orquestra da Estação.

Dia 6 – às 21 horas, palestra pelo dr. Abner Mourão, dirigida aos jornalistas e militantes da imprensa brasileira, pela Rádio Record.

Dia 7 – às 9 horas, desfile militar( Exército, Força Policial, Tiro de Guerra, Guarda Civil, Polícia Especial, Corpo de Bombeiros, Aviação Civil e Militar).

16 horas – no monumento do Ipiranga, comemoração cívica com discurso do dr. Cyrillo Junior, em presença das autoridades e do povo.

22 horas, encerramento solene da Semana da Pátria, no estúdio da Rádio Tupi. Orações de Adhemar de Barros, interventor federal, do bispo Dom José Gaspar e do general Maurício Cardoso, comandante da 2ª Região Miltar. Orquestra sinfônica.

Afficher l'image d'origine(Adhemar de Barros e Carolina Ribeiro-ieccmemorias)

Nota: Gustavo Capanema, Ministro da Educação visitou as autoridades paulistas no dia 31 de agosto de 1940. Por várias vezes confundi o ministro Capanema com Mário de Andrade e a cada publicação da foto abaixo, o erro persistiu.

Na foto abaixo podemos vê-lo escutando dona Carolina Ribeiro, diretora da Escola Normal e, à extrema direita da imagem, notamos a presença de Lourenço Rodrigues, todos na Sala A. Guião.

 

    Afficher l'image d'origine

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Parte II- Caetano de Campos - O QUE FOI PUBLICADO SOBRE A ESCOLA NORMAL A PARTIR DE 1920. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s